Trilhas Cosmopolenses

Carreata da APAE
No domingo (25), acontece a Carreata da APAE Cosmópolis, com saída da Praça do Rodrigo, às 9h, em comemoração ao Setembro Verde, mês oficial da inclusão das pessoas com deficiência. Toda a população está convidada. Use roupas e/ou acessórios na cor verde para reforçar a ideia!

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado (17)
A Prefeitura de Cosmópolis vai realizar, neste sábado (17), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. No dia, a Secretaria de Saúde também estará realizando a atualização da caderneta em menores de 15 anos, aplicação da vacina contra COVID-19, Meningite e Influenza (gripe).
A ação ocorrerá das 8h às 15h30 na UBS CSII Centro e UBS Fáveri. Para receber a imunização, é necessário levar a caderneta de vacinação.

Maurici e Matheus se destacam no Campeonato Continental-Americano BMX Racing
Os pilotos cosmopolenses vêm apresentando grandes performances em competições regionais, estaduais e, agora, até mesmo internacionais.
Maurici Custódio e Matheus Alves Pinto, atletas do Clube Cosmopolense de Ciclismo, estiveram competindo, no sábado (10), no Campeonato Continental-Americano BMX Racing.
A competição, que reuniu participantes de diversos países, foi realizada em Santiago del Estero, na Argentina.
Maurici conquistou o 2º lugar no Latino Americano. Já Matheus garantiu a 4ª colocação no Pan-americano.

Mutirão de Castração castra 178 cachorros e 101 gatos (1)
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Saúde Animal, realizou nos dias 09, 10 e 11 de setembro o Mutirão de Castração. Nos três dias da ação, foram castrados 178 cachorros e 101 gatos, totalizando 279 animais esterilizados.
O objetivo é diminuir a lista de espera atual, que já atinge 1000 inscritos atualmente no cadastro. De acordo com a pasta, será dada a continuidade nas castrações, todas as quintas-feiras.

Mutirão de Castração castra 178 cachorros e 101 gatos (2)
Este serviço é realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura e todo procedimento cirúrgico e medicamentoso está incluso.
Nesta lista, os tutores dos animais são contatados via telefone pela equipe da Unidade de Saúde Animal e disponibilizado um horário na agenda.
A população pode fazer as inscrições pelo setor de Protocolo na Prefeitura e também nos eventos do ‘Prefeitura na Área’, divulgados nos canais oficiais da Prefeitura.

Escuta de crianças traz novo olhar para a primeira infância em Cosmópolis
Crianças de Cosmópolis participaram de uma etapa importante para o levantamento de informações sobre a situação da infância no município, por meio da escuta qualificada realizada pelo Projeto Primeira Infância Cidadã. Escutar ativamente, aprender e trazer a perspectiva das crianças sobre a cidade e o espaço em que estão inseridas são o foco das atividades que tiveram 37 participantes (um grupo com 18 crianças de 4 a 6 anos e outro com 19 crianças, com idade entre 7 e 11 anos), de diferentes bairros.
Este diagnóstico situacional deverá servir como guia orientador das prioridades a serem consideradas no processo de elaboração e implementação dos Planos Municipais da Primeira Infância, objetivo principal do PIC.
Utilizando uma metodologia participativa, em um ambiente lúdico e de livre expressão, a equipe do projeto fez a escuta qualificada sobre várias situações e contextos em relação à saúde, escola, família, espaços públicos, moradia e meio ambiente.