Trilhas Cosmopolenses

“De Repente Rosa” recebe homenagem na Câmara Municipal
A homenagem da noite da 32ª Sessão foi para as mulheres do “De Repente Rosa”, grupo de apoio emocional às mulheres acometidas pelo câncer de mama. Com apenas 2 anos de existência, hoje, já são 46 participantes.
“De Repente Rosa” promove rodas de conversas, depoimentos e participações em eventos presenciais e online, e a comunicação visual com outdoor em pontos estratégicos da cidade, com a intenção de alertar o maior número de mulheres possíveis e também chamar atenção de toda a população para a importância do “Outubro Rosa”, conhecido mundialmente e marcado como um mês de ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama celebrado anualmente desde os anos 90.

Audiência Pública sobre receitas e despesas para 2023
A Câmara Municipal de Cosmópolis realizará Audiência Pública sobre o Projeto de Lei nº66/2022, que “Estima a Receita e Fixa a despesa do município para 2023”. A data foi alterada para o dia 19 (quarta-feira), às 19 horas, no Plenário João Capato.
Toda a população Cosmopolense e segmentos organizados da sociedade estão convidados para contribuir com sugestões.

Multa de 70 UFMC para queimadas (1)
A Lei Nº 4.314, que foi sancionada no último dia 20 de setembro, dá nova redação aos artigos 1º e 2º da Lei Municipal 3.401 de 10 de outubro de 2011.
A nova redação proíbe e aplica multa para as queimadas de todos os tipos de materiais resultantes de limpezas públicas ou em áreas particulares.

Multa de 70 UFMC para queimadas (2)
Veja os artigos 1º e 2º da Lei:
Artº 1. Ficam proibidas as queimadas parciais ou totais de materiais resultantes de limpezas de terrenos, varrição de passeios ou vias públicas, podas ou extrações, lixo, entulho, detritos diversos, ou quaisquer materiais, na zona urbana, do Município de Cosmópolis, mesmo que se trate de área particular.
Artº 2. Aos infratores que, do que dipõe o art. 1º desta Lei, será aplicada a multa de 70 (setenta) UFMC – Unidade Fiscal do Município de Cosmópolis.

Terço Peregrino
O Terço Peregrino acontecerá na próxima segunda-feira (17), às 20h, na Rua 30 de Novembro, 531, no bairro Bela Vista, na casa da Neide Carraro.

Segundo recesso do ano letivo da rede estadual
Na segunda-feira (10), os estudantes e professores da rede estadual de São Paulo iniciaram a segunda semana de recesso prevista no calendário letivo de 2022. A pausa vale para os cerca de 3,5 milhões das 5,3 mil escolas estaduais. As aulas retornam na segunda-feira (17).

Produtores recebem cursos de boas práticas no uso da água (1)
A SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), realizou, nos dias 04 e 05, a concretização do curso de boas práticas no uso da água na propriedade rural. Os cursos foram efetivados em parceria da SAMA com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Campinas, instruídos na propriedade rural da família Lange, localizada no bairro Nova Campinas.

Produtores recebem cursos de boas práticas no uso da água (2)
O curso ensina ações para melhorar a quantidade e qualidade da água, utilizada naturalmente nas propriedades rurais, disponíveis pelas fontes de abastecimento dos produtores.
As boas práticas, métodos ensinados pelos técnicos do SAMA e SENAR, estão relacionadas às ações que favorecem o ciclo hidrológico, possibilitando melhor armazenamento da água e reduzindo os riscos de contaminações.

SAMA oferece curso para programa de reflorestamento e preservação permanente do solo
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) efetivou um dos módulos do ‘Programa de Florestamento de APPs-Area Preservação Permanente’, com o objetivo de capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de mudas e recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
O programa aconteceu nos dias 26 e 27/09, efetuando o Módulo VII – Preparo do Solo, realizando os ensinos no Sítio Warga – Gleba B, localizado no bairro rural Campos Sales, totalizando 16 horas de cursos, dando ênfase na formação de agentes multiplicadores naturais.
Quando o produtor faz o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ele já fica sabendo se seu terreno tem uma APP e se é necessário fazer a recomposição vegetal com árvores nativas. Para que um produtor rural possa continuar cultivando em uma propriedade é obrigatória a adoção de boas práticas de conservação de solo e água, uma vez que ela possui diversas fragilidades ambientais e demandam manejos diferenciados.