Trilhas Cosmopolenses

Costela Fogo de Chão na APAE
A APAE vai promover a 3ª COSTELA FOGO DE CHÃO no dia 20/11/22, domingo, a partir das 12h, com música ao vivo. O convite individual custa R$ 55,00. Acompanham arroz, feijão gordo, salada, mandioca e farofa. Crianças até 10 anos não pagam. Bebidas serão vendidas à parte.
Mais informações pelo telefone (19) 3872 6597 ou na APAE, na Rua Antonio de Souza Peres, 1175, no bairro Rosamélia.

Feira de troca de livros acontece no sábado (29)
No sábado (29), das 12h às 16h, a Estação SESI de Cultura Cosmópolis realiza a ‘Feira de Troca de Livros’. O evento é totalmente gratuito e livre. Anote na sua agenda!
A Estação SESI de Cultura Cosmópolis fica na Avenida da Saudade, 1107 – Parque Residencial Rosamélia.

Terço Peregrino
O Terço Peregrino acontecerá na próxima segunda-feira (31), às 20h, na Rua Antonio Tozeli, 145, no bairro Colibri, na casa da Ivani.

Missas de Finados
As missas no feriado de Finados (02/11) acontecerão na Capela do Cemitério Municipal de Cosmópolis nos seguintes horários: 7h; 10h; 14h; e 16h.
Na Igreja Matriz Santa Gertrudes, também haverá missa às 9h30.

Sessão da Câmara será no dia 03/11
Em virtude do feriado e pontos facultativos, a 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que aconteceria no dia 31 de outubro, foi transferida para o dia 03 de novembro, quinta-feira, às 18h30, de forma on-line.

Curso de Traçado de Caldeiraria (1)
A EMEP “Milton Frungillo” abriu inscrições para o ‘Curso Traçado de Caldeiraria’, criado em parceria com o “SENAI de Paulínia”.
O curso iniciou as aberturas de turmas no dia 10/10, com aulas no horário das 18h às 22h, sendo o término no dia 15 de dezembro. A carga horária do curso é 160 horas, com 24 alunos em aula.
Para realizar as inscrições, é necessário que o candidato compareça na EMEP munido com os seguintes documentos (xerox): RG, CPF e Comprovante de Residência.

Curso de Traçado de Caldeiraria (2)
As inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, das 13h às 17h e das 19h às 21h na ‘Milton Frungillo’, que fica localizada na Rua Otto Herbst, 35.
Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no telefone 3872-3631.

Campeonato Paulista de Bicicross
Os pilotos cosmopolenses da equipe de bicicross, BMX, participaram, no domingo (23), da ‘7ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross’, realizada em Jacareí (SP, onde notabilizaram-se pela capacidade técnica e as vitórias em várias categorias.
Confira as classificações dos nossos pilotos:
– Rafael Henrique Salles Sampaio – 2° colocado – Novatos 9/10 anos;
– Maurici Custódio – 2° colocado men – 40/49 anos;
– Fernando Ramos Proença – 3° colocado- men – 17/24 anos;
– Miguel Henrique Reis – 4° colocado – Novatos 7/8 anos;
– João Henrique Rodrigues Sabalo – 6° colocado- Novatos até 6 anos;
– Paulo Rabelo Pegoraro – cruizer 17/29 anos;
– João Lucas Tozelli do Amaral – 7° colocado- Boys 7/8 anos;

Torcida e treinos do Bicicross
Os treinos acontecem no ‘Ginásio Municipal de Esportes Antonio Damiano’, de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde.
Outras informações, agendas, matrículas, horários, através do e-mail bicicross@cosmopolis.sp.com.br

Prevenção e controle do Aedes Aegypti
A Unidade de Vigilância de Zoonoses, iniciou a nova ADL (Avaliação de Densidade Larvária), a quarta realizada neste ano.
O objetivo das avaliações, efetivadas periodicamente, é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade.
A ADL é realizada a cada três meses (janeiro, abril, julho e outubro), com objetivo de identificar os níveis de proliferação e infestação das larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, entre outros.

Dicas para o combate à Dengue (1)
Para combater o mosquito da Dengue, são necessárias mudanças simples de atitudes e hábitos o ano inteiro, porém, o cuidado deve ser redobrado nesta época do ano, período de proliferação da espécie, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade em geral para a importância de eliminar os focos do Aedes aegypti e, com isso, reduzir a dengue, zika e a chikungunya.

Dicas para o combate à Dengue (2)
Outras recomendações:
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente vasos de plantas;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.