Trilhas cosmopolenses

Todos os moradores e funcionários do Lar de Idosos Irmã Rosália testaram negativo para Covid-19
A Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município de Cosmópolis, acompanhou as equipes do Butantan para testarem os moradores e funcionários do Lar dos Idosos. Para a alegria de todas as famílias, dos moradores e funcionários da entidade, todos os testes deram negativo. A iniciativa da testagem em massa é da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo, em parceria com a Fundação Butantan, com o apoio da Secretaria de Saúde de Cosmópolis.

Let’s Dance Solidário neste sábado, a partir das 19 horas
Devido a Pandemia, a Let’s Dance, desta vez, será através de uma ‘live’, neste sábado, a partir das 19 horas.
Contando com os DJ’s de Cosmópolis Lemão e Veio e com apoio do Cosmopolitano Futebol Clube, a ‘live’ será solidária.
Os envolvidos pedem somente para que os internautas separem agasalhos em bom estado que não usam mais para aquecer o inverno de quem mais precisa.
O lema dos DJ’s é “Nossa Live vai te esquentar e aquecer muita gente”.

Palavras e frases proferidas pelos vereadores na sessão de segunda-feira, 21, em Cosmópolis
“Em relação à decisão do Tribunal sobre restringir o livre acesso dos vereadores nas repartições públicas, o prefeito conseguiu a liminar. Isso é ruim para todo mundo, porque quanto mais autonomia a gente tem, melhor! E o que a gente vê por aqui é que o Prefeito foi lá no Tribunal para pedir que essa lei não fosse aprovada. Então, ao invés da gente ir lá e conseguir que nos receba, a negativa sempre ganha. Mas a gente continua.
Eu fiz um ofício para o Prefeito para quem tem empréstimo consignado e é servidor público, que tenha suas parcelas transferidas para o fim do contrato neste momento da Pandemia. Quem tiver empréstimo consignado, para não pagar as parcelas e lançá-las somente no fim do contrato e sem juros. Isso já se tornou lei em algumas cidades. Porém, não adianta nada a gente fazer lei e não ser aprovada. Acho que é uma boa para os servidores públicos”, disse o vereador Dr. Eugenio.

“Acho que todos receberam muitos questionamentos sobre a Avenida da Indústria e Comércio. Então, para ter informações e responder a população, procurei falar pessoalmente e ter estas respostas por escrito”, disse a Vereadora Cristiane Paes.

“No meu requerimento, solicito informações em relação a pavimentação asfáltica dos bairros Laranjeiras I e II. Todos nós sabemos que é uma reivindicação antiga daqueles moradores onde, no começo, eram só chácaras, mas que hoje temos muitos moradores fixos lá. Sabemos que é uma promessa do atual prefeito e de muitos outros prefeitos que ali passaram e uma luta de todos os vereadores e de outros que já passaram por aqui. Já fizemos muitas reuniões, fizemos muitos requerimentos, tentamos viabilizar verbas com deputados … Recentemente, o prefeito se reuniu com moradores e fez uma promessa de realizar essa obra brevemente. Sabemos que foi aberto um processo licitatório para realizar parte do asfalto do Laranjeiras e criou-se uma expectativa muito grande. Sabemos também que esse processo foi contestado na Justiça e foi cancelado. Então, estou solicitando informações claras da situação, se ele foi reaberto ou será reaberto”, disse o vereador Renato Trevenzolli.

“Eu sugiro a abertura de uma CEI sobre a contaminação da água e esgoto de Cosmópolis. Preciso de quatro votos para abrir. Justifico que é para apurar responsabilidades de crime ambiental que vem ocorrendo de maneira póstuma em Cosmópolis em decorrência do descarte irregular de esgoto na cidade em vários cursos de água que compõem os rios Jaguari, Pirapitingui, Ribeirão Três Barras e a represa da Usina Ester, inclusive, a nascente da Vila Cosmos, oferecendo riscos para a população até mesmo de cidades circunvizinhas”, disse o vereador Edson Leite.

“Quero falar a respeito da reunião que nós tivemos da Comissão de Enfrentamento a Covid-19. Os testes rápidos estão sendo feitos no Hospital e nas Unidades. Mas, de que maneira? Pacientes com sintomas dentro do período de testagem e com orientação médica. Familiares de pacientes confirmados e funcionários.
Sobre os casos em monitoramento que vemos no Boletim: há uma equipe na Secretaria que liga para as pessoas em casa, cumprindo a quarentena, e está sendo muito comum a pessoa não estar em casa. Está comprovado que ela está com a COVID e ela não está em casa. Isso foi discutido na comissão e essas pessoas, que aliás assinam um termo de responsabilidade quando são testadas, serão responsabilizadas.
Sobre o comércio, há um apelo sobre o horário de funcionamento. Na Comissão, foi falado que o prefeito enviou um ofício ao Governador e foi sugerido que nós, vereadores, façamos o mesmo, pedindo a ele que dê autonomia ao município para que possa tomar as medidas necessárias de acordo com a realidade de cada município”, disse a vereadora Eliane Lacerda.

“É com profunda tristeza pelo compromisso que todos nós vereadores assumimos nesta Casa Legislativa que eu noticio isto. Ao chegar nesta sessão, eu recebi um despacho do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, onde os vereadores estão impedidos de adentrarem em repartições públicas para fiscalizar. Foi feito um pedido pelo prefeito municipal onde nós utilizávamos desse direito. Essa ação direta foi concedida pela Juíza através de uma liminar e estamos impedidos de exercer essa fiscalização direta até que seja julgada. Lamento porque foi através desse direito que conseguimos evidenciar irregularidades, como o descarte irresponsável do esgoto de Cosmópolis nos fundos do Setor de Zoonoses. Por conta desta lei, entramos no teatro público e evidenciamos muitas cestas básicas… O que há de tão grave em nossa cidade que tentam, até de meios legais, para impedir o acesso dos vereadores que possuem o papel de fiscalizar? O que há embaixo deste tapete e por trás desta cortina? Sabem que se eu pegar, eu filmo mesmo, mostro mesmo e ao vivo (…) É medo que a gente entre no auditório do Cecília Meireles e mostre que aquele teto está caindo aos pedaços, medo que mostre mais de 200 cadeiras perdidas ou mostre os entulhos da garagem?”, disse o vereador Humberto Hiroshi.

Nota da Redação: Todas as ‘trilhas’ sobre os pronunciamentos dos vereadores na Câmara foram enviadas para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, dando o direito de defesa. Até o fechamento desta edição, não havíamos recebido nenhuma resposta. Fica espaço aberto, caso queira se pronunciar futuramente.