Trilhas Cosmopolenses

Ciclofaixa ao lado da Praça do Amor
A faixa de ciclovia ao lado da pista de caminhada da Praça das Nações (Praça do Amor) tem início na esquina da Av. 9 de Julho com a Rua Francisco de Mário e vai até o final da Rua Raul Veronezi.
Com aproximadamente 1.500 metros de extensão, a ciclofaixa terá sinalização de mãos de direção, com espaço de circulação de 2,50 m para sentido duplo, contendo aproximadamente 1,25 m cada faixa, como determina a Resolução 236, de 11 de maio de 2007 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Frases e palavras ditas pelos vereadores na sessão ordinária de 29/06 a partir das 13 horas
“Hoje, estamos nesta Pandemia, que é mundial, e temos várias dificuldades agravadas por essa doença. Uma dessas questões é a violência doméstica. As mulheres passaram a ser ainda mais agredidas dentro de suas casas e, com esse confinamento, passaram a ficar muito mais tempo junto do agressor. O Conselho Nacional de Justiça lançou uma Campanha que é um sinal vermelho contra a violência. Esses desdobramentos já têm acontecido em muitas cidades. O sinal de resgate tem sido, principalmente, através das farmácias. A Polícia Civil orientaria os atendentes das farmácias e, quando as mulheres apresentarem um ‘X’ vermelho na palma da mão, que seja considerado um pedido de socorro a ser encaminhado para as autoridades para que sejam socorridas sem envolver os atendentes. Por isso, meu requerimento desta semana vem reforçar este apelo para que esse auxílio aconteça aqui também”, disse a vereadora Cristiane Paes.

“A imprensa que continue fazendo e faça valer sua voz porque a imprensa tem poder de direcionamento. A imprensa tem um papel fundamental e muito importante na eleição que acontece de quatro em quatro anos”, disse o vereador Edson Leite.

“Vergonha o Prefeito Municipal de Cosmópolis pedir o cancelamento de uma lei que permite o acesso dos vereadores a repartições públicas, buscando contratos e transparência. Vergonha! A Prefeitura sempre tem respostas vagas ‘copia e cola’(…). Muitas vezes, o Prefeito sequer responde as solicitações da imprensa de Cosmópolis que trabalha com responsabilidade. Os vereadores daqui estão sendo proibidos de fazer o trabalho fiscalizador e isso é uma vergonha. Parabéns aos jornalistas de Cosmópolis, a todos, sem exceção”, disse o vereador Renato da Farmácia.

“Tudo que pedimos aqui, a grande maioria não acontece. A desculpa é a falta de recursos financeiros. Neste fim de semana, houve uma chuva onde eu vi, nas redes sociais, a Avenida da Saudade alagada. Nos perguntamos, por que não fazem nada? E é porque não vai ser vista como outras obras ‘coloridas’ que ficam à vista. É um investimento no escoamento, redes pluviais, obras caras que não podem ser vistas a ‘olho nu’ e isso ‘não dá voto’. Mas, vocês sabiam que o Departamento de Água e Esgoto do nosso município teve um superávit (lucro) de R$ 1.345.147,31 (um milhão trezentos e quarenta e cinco mil cento e quarenta e sete reais e trinta e um centavos)? Esse foi o lucro do DAE de Cosmópolis e quantos pedidos nós já nos deparamos para desentupir um bueiro e não é feito. Há um no Cidade Alta há três anos e até hoje nada. O esgoto da nossa cidade jogado sem o mínimo de tratamento em nossos rios. (…) Se é transparente e não há nada de errado por que estão impedindo a gente de empenhar nosso papel fiscalizador?”, disse o vereador Humberto Hiroshi.

“Aposto e ganho que quem tinha que ser testado primeiro seriam todos os profissionais da saúde. Eu posso falar que isso não ocorreu. Tem profissional da saúde atendendo e que não fez o teste rápido ainda e se você quiser fazer uma cobertura maior isso deveria ser repetido a cada 14 dias. Aos pré-candidatos a prefeito Hiroshi, Junior, Pádua e Laerte, imagino que esses vão disputar para Prefeito. Pivatto nunca quis tomar um café, com muitas ideias a serem apresentadas. Eu canso de falar: dá para melhorar, dá para fazer diferente, mas acho que o próximo prefeito precisa escutar os vereadores. Nem que seja para não fazer, mas pelo menos receber, pelo menos ler e entender os posicionamentos. Para todos os assuntos. Falo isso por todos os vereadores. Não somos recebidos, não somos ouvidos. Hoje, me sinto triste por não terem me recebido, mas, feliz de ter tido muita ideia boa que, um dia, quem sabe mais para frente, alguém vai escutar”, disse o vereador Dr. Eugenio.

“Os médicos estão atendendo nas unidades, está se fazendo o teste SWAB e o teste rápido, obviamente dentro da orientação e prescrição médica. Todas as unidades emitem um relatório diário de seus atendimentos, que, aliás, só tem crescido na cidade. Só para deixar claro para a população que está havendo o teste rápido nas unidades”, disse a vereadora Eliane Lacerda.

Nota da Redação: Todas as ‘trilhas’ sobre os pronunciamentos dos vereadores na Câmara foram enviadas para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, dando o direito de defesa. Até o fechamento desta edição, não havíamos recebido nenhuma resposta. Fica espaço para aberto, caso queira se pronunciar futuramente.

Sessões Ordinárias em recesso no mês de julho
Nesta semana, aconteceu a útlima sessão ordinária da Câmara Municipal antes do recesso do mês de julho. A partir da próxima semana, os parlamentares terão um mês sem sessões no plenário.