Trilhas Cosmopolenses

‘Campanha nacional de vacinação contra a influenza’ é estendida novamente
As vacinações contra a influenza foram prorrogadas até o dia 31 de julho. O público alvo são crianças maiores de 6 meses e adultos.
O objetivo da ampliação é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a gripe.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.
A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários.

SEBRAE Delas
O Sebrae está promovendo o Curso de Inteligência Emocional – “Como utilizar suas competências para atingir resultados”, no dia 26/07/2023, às 19h, na ACICO (Rua Baronesa Geraldo de Resende, 350 – Centro).
Conteúdo: O “novo cenário”; Gestão das emoções; Competências da inteligência emocional; Ferramentas para colocar em prática.
Inscrição pelo link: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/27294330
Dúvidas pelo telefone (19) 99876-5472 – SEBRAE Aqui Cosmópolis com Valdenice ou Cryslionara ou pelo WhatsApp (19) 99897-3345 – ACICO com Cristiana.

3ª Copa Rosamélia de Futebol Society Infantil’

A 3ª Copa Rosamélia de Futebol Society Infantil’ está com inscrições abertas em Cosmópolis. Times da categoria sub-12, para nascidos até 2011, poderão ser inscritos e os jogos começam a partir de 17 de julho.
Os jogos acontecerão de 17 à 22 de julho, a partir das 9h, no ‘Campo do Rosamélia’, localizado na rua Luiz Nicolau Nolandi, nº 1125, Pq. Res. Rosamélia, totalmente gratuito.
A ficha de inscrição pode ser preenchida na Secretaria de Esportes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h ou pelo WhatsApp (19) 99183-6806 (Fernando Costa).
Haverá premiações para os primeiros, segundos, terceiros e quartos colocados, goleiro menos vazado e o artilheiro da Copa. Cada equipe pode inscrever até 15 jogadores.

Festa Julina no Cosmopolitano

Dias 21 e 22 de julho (sexta e sábado), a partir das 19h. Haverá show de Thomas Henrique e Gustavo e Ginástica Olímpica do Colégio Objetivo na sexta; e Ramon e Rodolfo e Projeto Vila Musical no sábado.
E mais: brinquedos infláveis para a criançada; barracas de comidas e bebidas típicas;
pescaria, bate lata, games e sorteio de prêmios.
Sócios Free e não-sócios: $ 5,00 (por dia)

Campanha do agasalho 2023 disponibiliza itens de vestuário a quem precisa

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Fundo Social de Solidariedade, informam que os agasalhos arrecadados estão disponíveis para retirada.
São peças de roupas, meias, toucas, luvas, agasalhos e cobertores, entre outros itens de vestuário para o inverno, os quais serão entregues gratuitamente aos necessitados nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Pontos de retirada de agasalhos
CRAS Novo Cosmópolis – Rua José Morais, nº 904, Vila Kalil.
CRAS Andorinhas – Rua Benedito de Moraes Machado, nº 755, Residencial de Andorinhas.
CRAS JD. COSMOPOLITANO – Rua Newton Amável da Silva, nº 173, Jardim Santa Rosa.
CREAS
Rua Victor Leflock, nº 71, Rosamélia.

As arrecadações continuam
As arrecadações de peças de roupas, meias, toucas, luvas, agasalhos e cobertores, entre outros itens de vestuário para o inverno continuam.
Os pontos de coleta credenciados são: Enxuto, São Vicente, Berton, Mercado da Avenida, Marson Casa e Construção, Bio Fitness, Colégios Objetivo e Montessori, ACICO e Aaí da Barra.
Solidariedade aquece quem sente frio!

Cosmópolis participa de cerimônia do projeto ‘Recompondo Saberes’ (1)
Na terça-feira (11), o Secretário Municipal de Educação, Aristides Lange Filho, e a Diretora Pedagógica, Isabel Cristina da Silva, participaram da cerimônia de encerramento do projeto ‘Recompondo Saberes’, realizado pelo SESI (Serviço Social da Indústria).
A cerimônia foi realizada no teatro do SESI, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, reunindo autoridades, convidados e representantes de diversas cidades do Estado.

Cosmópolis participa de cerimônia do projeto ‘Recompondo Saberes’ (2)
Criado em função dos impactos nas aprendizagens decorrentes do ensino remoto na pandemia, o Recompondo Saberes atuou na formação dos professores e equipes gestoras das redes municipais.
Em Cosmópolis, o projeto foi desenvolvido no ano de 2022, através da Secretaria Municipal de Educação e gestores da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de auxiliar as equipes escolares nos desenvolvimentos das habilidades de língua portuguesa e matemática, que ficaram defasadas durante o período da pandemia.

Programas de inclusão de alunos com necessidades especiais são reforçados na Rede Municipal (1)
A Rede Municipal de Ensino realiza os atendimentos do segmento de educação especial para 697 estudantes, efetivados através de uma equipe de 120 professores e 19 cuidadores, oferecendo transporte escolar e salas exclusivas para determinados alunos. O cuidador acompanha os alunos com deficiência auxiliando em suas ABVD (Atividades Básicas de Vida Diária), locomoção, higienização, alimentação de acordo com a orientação do professor da sala.
As salas de Educação Especial Exclusiva (E.E.E.) são oferecidas nas Escolas de Educação Básica Municipal Cecília Meireles e Antônio Pegorari, atendendo no máximo 15 alunos por sala.

Programas de inclusão de alunos com necessidades especiais são reforçados na Rede Municipal (2)
O objetivo principal do E.E.E. é promover o acolhimento do estudante com deficiência, de modo que ele se sinta seguro e confortável para aprender. As salas contam com professores especializados, cuidadores e professores de música, inglês, dança e educação física, que acompanham cada aluno de forma individualizada.
Buscando desenvolver um processo de inclusão de forma personalizada, são disponibilizados diversos serviços específicos para atender cada aluno em sua individualidade, tais como: Educação Especial Exclusiva (EEE); Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Infantil, fundamental, Libras; Atendimento Educacional Especializado (PAC) – Professor Acompanhante (deficiente visual e Transtorno do Espectro Autista); professor intérprete para alunos com deficiência auditiva, cuidador infantil; professor itinerante ( P.I.) e atendimento domiciliar.

Programas de inclusão de alunos com necessidades especiais são reforçados na Rede Municipal (3)
Há também o projeto “Estou na Escola”, em parceria com a APAE, que tem ampliado significativamente seu quadro de atendimento.
O atendimento domiciliar é realizado por um professor especializado que atende e acompanha pedagogicamente crianças e adolescentes que, por orientação médica, não podem frequentar a escola.
Além dos serviços específicos de atendimento aos alunos, o segmento também atua na formação de professores e atividades direcionadas aos familiares dos estudantes com deficiência.
Entre alguns projetos destacam-se: Curso de libras, formação de introdução a análise comportamental (ABA), Projeto a inclusão entrou na roda, que mensalmente traz palestras com temas relacionados às deficiências para formação e informação dos familiares e profissionais da Rede Municipal.
Os alunos da Educação Especial, que possuem necessidades, fazem uso de apostilas adaptadas em braile ou ampliadas, mesas com inclinação ajustável e tecnologia assistiva. Os serviços atuam com o acompanhamento de uma assistente social e uma neuropsicóloga que auxiliam nos encaminhamentos e diagnósticos dos alunos em avaliação.