Trilhas cosmopolenses

Buraco na Rua Lourenço Trevenzolli tem quase 1 metro de profundidade
Um buraco no meio do asfalto da Rua Lourenço Trevenzolli, no bairro Jardim Cosmopolitano, chama a atenção de quem passa. De acordo com testemunhas, a região onde o solo cedeu alcança aproximadamente 1 metro de profundidade. Moradores colocaram um galho e fitas zebradas para sinalizar aos motoristas e pedestres que transitam pelo local. O risco de queda e de ocasionar um acidente neste momento é alto. Nota da redação: Na véspera de fechamento desta edição o buraco passou por manutenção.

Notas do Departamento de Água de Cosmópolis (1)
Nesta semana, a página oficial da Prefeitura de Cosmópolis emitiu duas notas oficiais em relação a situação da água no município. Veja, na íntegra, a primeira delas “O Departamento de Água e Esgoto de Cosmópolis (DAE) informa que ainda é grave a situação de falta de água na Represa do Rio Pirapitingui. Pela mesma situação, têm passado diversos municípios da Região Metropolitana de Campinas, em que pesem as recentes chuvas. Esse volume de chuvas, juntamente com as obras emergenciais levadas a cabo pela Prefeitura Municipal, impediram o esgotamento total da represa.
Foram três obras importantes que evitaram a paralisação da captação e tratamento de água na cidade, dentre elas a transposição de água do Rio Jaguari para a Represa do Pirapitingui.
No período mais crítico, o DAE passou a atender a populaçao dos bairros mais afastados com caminhões pipa. Durante todo este tempo, o DAE, jamais, deixou de captar, tratar e fornecer água. Isso porque a Prefeitura Municipal investiu na estrutura do Departamento de Água que, hoje, tem a capacidade de captar, tratar e distribuir água para 100% da nossa população.
Apesar da situação dramática, o DAE está mantendo o abastecimento da cidade. O DAE adverte, no entanto, que a situação exige que todos utilizem água somente para o essencial até que os níveis da represa possam normalizar-se, o que pode demorar, numa expectativa otimista, pelo menos três meses.
Use água apenas para o preparo de alimentos e higiene pessoal e mesmo nessas atividades evite o desperdício.
O momento requer, ainda, o esforço de todos. O DAE está fazendo a sua parte, faça a sua também. Ajude a combater o desperdício!
Denuncie: WhatsApp: 19 99558.6767.

Notas do Departamento de Água de Cosmópolis (2)
Veja a segunda nota na íntegra: “O Departamento de Água e Esgoto de Cosmópolis (DAE) informa que, no período recente, houve ligeira recuperação do nível da Represa do Rio Pirapitingui. Saímos de 10% de volume de água para 20 a 25%, o que possibilitou ao DAE ligar uma terceira bomba de captação.
Os técnicos do DAE monitoram diuturnamente os níveis da represa e advertem que se o nível atual baixar, seja por falta de chuvas, seja pelo uso elevado da água, esta terceira bomba não terá condições de se manter ligada, razão pela qual, o alerta para a economia de água e para o consumo consciente permanece.
Use água apenas para o preparo de alimentos e higiene pessoal e mesmo nessas atividades evite o desperdício.
O momento requer, ainda, o esforço de todos. O DAE está fazendo a sua parte, faça a sua também. Ajude a combater o desperdício! Denuncie! WhatsApp: 19 99558.6767.

Poste de iluminação em estado crítico e de risco
Na Rua Tiradentes, um poste de iluminação cedeu após as últimas chuvas e permanece dessa forma desde então. De acordo com moradores locais, o poste ainda fez uma cratera na calçada. Fitas zebradas foram colocadas ao redor do poste para chamar a atenção e alertar, principalmente, os pedestres, para que não passem embaixo pelo risco de queda que ele apresenta. Quanto aos motoristas, é possível perceber, de longe, o risco que ele está oferecendo aos transeuntes e veículos.

Parceria entre privado e público
O Supermercado Enxuto realizou, nesta semana, a doação de três mangueiras profissionais para a equipe de Defesa Civil (DC) de Cosmópolis.
De acordo com integrantes deste setor da Polícia Municipal, o material será essencial para o combate a incêndios e demais trabalhos da DC. Diversos agradecimentos foram realizados ao Supermercado Enxuto pela GM.