Trilhas Cosmopolenses

Carnês do IPTU estão sendo entregues
Os carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) referentes a este ano de 2021 estão sendo entregues.
Para quem vai pagar à vista, em cota única, o vencimento será no dia 10/03/2021 e tem desconto de 5%. Já para pagamento parcelado, a primeira parcela também vence em 10/03/2021 e a última será no dia 10/12/2021.

Plantio de mudas nativas (1)
No sábado (13), funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizaram o plantio no bairro Núcleo Campos Sales de aproximadamente 170 mudas nativas, como cedro, unha de vaca, oiti, sangra d’água, ingá, entre outras.
Segundo a pasta, devido às chuvas, o plantio foi interrompido, mas o local receberá o cultivo de mais 60 mudas.
A área onde foi realizada a ação tem aproximadamente 2.500 m² e pertence a empresa Nutrisafra, que tinha interesse em reflorestar as margens do rio, onde foi degradado devido a instalação de rotatória e drenagem de águas pluviais.

Plantio de mudas nativas (2)
A ação tem como objetivo a recomposição da mata ciliar que alimenta o córrego Santo Antônio, onde deságua no rio Ribeiro Três Barras (Baguá). Vale ressaltar que as matas ciliares são quem garantem a vazão de água nos rios, por isso a importância de plantios e cuidados das mesmas.
O plantio está sendo organizado pela Secretaria com a orientação, doação de mudas e apoio no plantio, juntamente com o suporte da empresa e funcionários da Nutrisafra.

Caçambas na rotatória de acesso ao Saltinho
A Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou caçambas para depósito de diversos tipos de material de descarte no trevo de acesso ao bairro Saltinho.
A equipe faz um apelo à população para que descarte o material dentro das caçambas, visto que a equipe tem encontrado muitos materiais jogados ao lado, no chão.
Placas também serão afixadas no local, orientando a população sobre o descarte.

Pré-cadastro no ‘Vacina Já’
Para tomar a vacina que previne a COVID-19, faça seu pré-cadastro no site “Vacina Já” para agilizar o atendimento e evitar aglomerações. Acesse: https://www.vacinaja.sp.gov.br/

Confira o cronograma da vacinação COVID-19
Acima de 90 anos: desde 8 de fevereiro
85 a 89 anos: desde 12 de fevereiro
Drive-Thru: Rua Alberto Fierz – Praça da Saúde atrás do Posto de Vacinação Covid-19
Presencialmente no Posto de Vacinação Covid-19, na Avenida da Saudade, 1121 – Jardim Campos Sales.
O horário da imunização ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30.
Para os idosos acamados, deve ser feito o agendamento para vacinação em domicilio.
Para mais informações, ligue (19) 3872- 3091.

Auxílio financeiro para profissionais afetados pela pandemia (1)
A Secretaria de Cultura de Cosmópolis, por meio da Lei Federal Aldir Blanc, informa que continua fazendo o cadastro cultural para auxílio financeiro para os profissionais do ramo que tiveram os trabalhos afetados pela pandemia.
O cadastro é exclusivamente para profissionais da área que se qualificam como artistas, agentes, espaços, empresas, entidades, cooperativas, grupos, coletivos e eventos culturais da cidade.

Auxílio financeiro para profissionais afetados pela pandemia (2)
Os repasses referentes a Lei são de responsabilidade do Governo Federal, cabendo a Prefeitura de Cosmópolis apenas realizar o cadastro. O auxílio não tem um valor fixo, sendo decidido pelas regulamentações do edital.
Os interessados devem fazer o cadastrado através do Google Forms no site da Prefeitura (http://cosmopolis.sp.gov.br/secretarias/cultura/) até o dia 23 de fevereiro.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3812-3101 (WhatsApp).

Cursos em parceria com o SEBRAE
A Secretaria da Indústria e Comércio, em parceria com o Sebrae, trazem os seguintes cursos on-line:
Avança Comércio – Início em 22/02 (19h). Inscrições no link: https://bit.ly/InscricaoAvancaComercio
Avança Serviços – Início em 22/02 (19h). Inscrições no link: https://bit.ly/InscricaoAvancaServicos
Avança Indústria – Início em 02/03 (18h). Inscrições no link: https://bit.ly/InscricaoAvancaIndustria
Os cursos são gratuitos e todos os participantes recebem certificados!

Trabalhadores lotam CRTC em busca de oportunidade de emprego
Na segunda-feira, 15/02, diversos trabalhadores compareceram ao Centro de Referência ao Trabalhador de Cosmópolis (CRTC), que pertence à Secretaria de Indústria e Comércio, para entregar o currículo e participar de recrutamento para uma empreiteira que vai prestar serviços em uma empresa da região.
O processo seletivo era para 80 vagas, sendo 50 para montador de andaime e 30 para ajudante geral de montagem.
Mesmo antes de abrir o local, já havia dezenas de trabalhadores aguardando atendimento. Até o momento, foram contratados 50 trabalhadores do município de Cosmópolis, o que corresponde a 63% das vagas.

Palestra gratuita de “Marketing Pessoal em Entrevista”
O Centro de Referência do Trabalhador de Cosmópolis (CRTC) está com inscrições abertas para mais uma palestra de “Marketing Pessoal em Entrevista”.
A qualificação é oferecida gratuitamente àqueles que desejam se preparar para uma entrevista de emprego. Postura, linguagem, objetividade, autoconfiança, saber se conhecer e como ser atrativo para o mercado de trabalho estão entre os temas da palestra.
A próxima capacitação ocorrerá no dia 03 de março e as inscrições são limitadas. Para participar, o interessado deve procurar o CRTC, localizado na Rua Otto Herbst, nº 65, Centro, das 8h às 16h. Mais informações pelos telefones (19) 3872-2535 e 3872-5469.

Feira Livre de Quarta retoma atividades normais                                                                          As feiras livres de quarta, quinta, sábado e domingo retomam as atividades normais, inclusive, com feirantes de outras cidades. Já a ‘Feira do Produtor’, que acontecia às sextas-feiras, ainda não tem previsão de retorno.