Trilhas cosmopolenses

Principais palavras de discursos e frases proferidas por vereadores durante a sessão de segunda-feira, 27 de abril, às 13h00 [Palavras  retiradas de gravações]

“O SENAR está disponibilizando matéria prima para confecção de máscaras e está precisando de costureiras voluntárias para fazerem as máscaras a serem doadas, principalmente, na área rural. Este projeto em algumas cidades já está em andamento e Cosmópolis também, se Deus quiser, vai aderir. Então, se houver alguma costureira voluntária, o SENAR vai dar todo o material”, disse a vereadora Eliane Lacerda

“O termômetro digital ainda não foi comprado devido a dificuldade de encontrá-lo. Logo de início, foram cem unidades de álcool em gel 70%, 500 caixas com 50 unidades de máscaras cirúrgicas com elástico e três camadas. e 500 unidades de máscaras N95. 350 caixas com 100 unidades em cada de luvas de látex e outras 100 para procedimentos diferentes. 20 mil impressos com informações. Instalação de proteção de vidro no balcão de atendimento da farmácia devido ao grande número de atendimento. 500 testes rápidos, além de muitos outros tópicos. Alguns poucos esclarecimentos entre muitos outros”, disse a vereadora Eliane Lacerda

“Eu desafio o Prefeito a dar uma coletiva para a imprensa cosmopolense. Pedimos por todos os veículos de comunicação. São veículos de comunicação, nenhum ligado a partidos políticos, ninguém é candidato a nada e são diretamente ligados à população. Levar a informação verdadeira. A população tem muitas dúvidas e nada melhor que uma coletiva de imprensa. Se prezam tanto pela informação e transparência, não entendo o porquê dessa relutância a uma coletiva”, disse o vereador Humberto Hiroshi.

“Estamos com o comércio fechado, inclusive, trabalhando como uma forma de lei para ajudar esses comerciantes e funcionários a não perderem o emprego. Temos decretado o estado de calamidade pública e muitas perguntas a serem respondidas em relação à COVID-19, a situação que nossos munícipes estão enfrentando todos os dias”, disse o vereador Humberto Hiroshi.

“Acredito que a Secretária Valéria desempenha um bom trabalho. O que me espanta é retirar o Conselho de Saúde da Comissão. Quando se retira o Conselho da Comissão você não sabe os problemas que estão tendo no município, se torna uma reunião de secretários que já se encontram periodicamente e se torna uma reunião de amigos. Nesse período de calamidade, a gente precisa ter vozes que não são amigas porque aí teremos discussão e a comissão vai para frente. É por isso que existe o Conselho de Saúde”, disse o vereador Dr. Eugenio.

“Acredito que ficar postergando isso não resolve nada. A imprensa realmente necessita. Não dá mais. Qual é o problema de conversar com a imprensa. A imprensa representa a população. Vamos logo esclarecer isso e deixar de dar pano para manga”, disse o vereador Zezinho.

“Acredito que temos que criar uma rede de proteção em nossa cidade e a maneira de fazer isso, hoje, é através da distribuição de máscaras e, com certeza, com orientação e educação. Temos visto alguns pontos de aglomeração na cidade: Correios, supermercados. E essa distribuição de máscaras seria muito necessária para a proteção das pessoas. Temos visto muitas pessoas que não se conscientizaram da necessidade de terem a sua máscara. Então, nosso propósito. Agradeço a Eliane por tem comprado esse trabalho sobre o requerimento da confecção de máscaras”, disse a vereadora Cristiane Paes.

Notícias Falsas em
Cosmópolis
Em nota divulgada nas páginas oficiais da Prefeitura de Cosmópolis faz um alerta à população sobre notícias falsas: “a Secretaria de Promoção Social e Ação Comunitária esclarece que o atendimento ao Público através de suas Unidades de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) tem se mantido com a mesma rotina de trabalho que já é de conhecimento da população. Qualquer dúvida sobre os atendimentos poderá ser esclarecida pelo telefone do CRAS de seu bairro.
Telefones Úteis:
CRAS Novo Cosmópolis 3812-3867, CRAS Vila Daminao 3812-5245, CRAS Andorinhas 3812-3856”.