Trilhas Cosmopolenses

Vândalos furtam fiação e painéis de automação da ETE
A Prefeitura Municipal de Cosmópolis, através do Departamento de Água e Esgoto, registrou Boletim de Ocorrência do furto da fiação e painéis da automação da Estação de Tratamento de Esgoto nessa semana. A empresa responsável pela instalação e automação da ETE está providenciando o reparo no local, que deve voltar a funcionar no próximo dia 20 de maio. Os equipamentos também já foram encontrados.

Prefeito antecipa 1ª parcela do 13º salário
A Administração do Governo Junior Felisbino antecipou do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores.
A medida tem como objetivo valorizar ainda mais o trabalho dos funcionários públicos de Cosmópolis, minimizar eventuais dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias dos servidores devido à crise causada pela pandemia da Covid-19 e às restrições de circulação impostas pela quarentena, além de também fomentar o comércio local.
A antecipação aos servidores públicos da Prefeitura Municipal será no valor de mais R$ 2,5 milhões!

Cidinha do Sindicato deixa saudade
A servidora pública Aparecida Oliveira (Cidinha do Sindicato) faleceu na terça-feira (04). “Foram anos de serviços prestados, contribuindo para o bom andamento de nossa cidade, sempre com carinho, respeito e companheirismo”, diziam as redes sociais da Prefeitura.
Ela também era coordenadora do Movimento da Mãe Rainha na Paróquia da Igreja São Benedito.

Grupo de Adicção deÁlcool, Drogas e Dependências Diversas é retomado (1)
A atual Administração retomou o Grupo de Adicção de Álcool, Drogas e Dependências Diversas na rede pública de saúde.
Os encontros acontecem todas as terças-feiras, a partir das 10h, e são direcionados para homens e mulheres acima de 18 anos.
O grupo atende pessoas com dependência química; de remédios; bebidas alcoólicas; jogos; vícios virtuais; pornografia; sexo; emocional; comida; entre outros.

Grupo de Adicção de Álcool, Drogas e Dependências Diversas é retomado (2)
As reuniões funcionam como um grupo de psicoterapia, onde a psicóloga ouve os pacientes e trabalha com as emoções, pensamentos, atitudes, comportamentos, buscando o gatilho disparador.
Os encontros são realizados pela psicóloga Kátia Panfiete Zia e acontecem no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cosmópolis, na Rua Ernersto Kowalesky, 400.
Procure ajuda! Mais informações pelo telefone e WhatsApp (19) 3872-5267.

Treinamento para funcionários do Conselho Tutelar
Na manhã de terça-feira (4), o Setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Cosmópolis realizou um treinamento para os funcionários do Conselho Tutelar.
A palestra teve como objetivo treinar os funcionários a utilizar os extintores de incêndio. O treinamento contou com a parte teórica e prática.
O encontro seguiu todos os protocolos de segurança contra a proliferação do coronavírus, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Período de estiagem
Estamos no período de estiagem e é importante a prevenção a incêndios florestais e queimadas. Não coloque fogo em lixos, pastos ou quintais.
Denuncie através do telefone (19) 3872-2600.

Nível da represa está mais baixo
A estiagem chegou mais cedo e o nível da represa Ester Agroindustrial está mais baixo. Segundo a Prefeitura, algumas medidas estão sendo planejadas, como o desassoreamento do ponto de captação para o tratamento de água, e a transposição do Rio Jaguari para o Rio Pirapitingui. No ano passado, a transposição foi uma medida paliativa. Agora, foi feito um pedido de outorga e serão economizados mais de R$ 12 mil de óleo diesel por dia, numa parceria com a Ester Agrotindustrial, que vai disponibilizar dois quilômetros de rede elétrica para levar o fornecimento de energia até o ponto de captação de água.

Uso consciente da água
A Prefeitura de Cosmópolis também está fazendo campanha para o uso consciente do bem mais precioso, a água.
As dicas são: tome banhos mais curtos; feche a torneira ao escovar os dentes ou se barbear; use um balde para lavar o carro; verifique se há vazamentos na sua residência; feche a torneira do tanque ao lavar as roupas; reaproveite a água da máquina de lavar.
Colabore com o planeta e evite o desperdício

Adoção de animais
Animais que foram abandonados ou recolhidos por serem vítimas de maus tratos estão aguardando uma família. O adotante precisa ser maior de 21 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência recente e assinar um termo se comprometendo a cuidar do animalzinho, que agora passa a ser de responsabilidade dele.
No termo de adoção, o tutor é responsável diretamente pelo animal e, em caso de maus tratos ou novo abandono, será passível de punição.
Para realizar a adoção, entre em contato pelo telefone (19) 3872-1605.

Multas mais frequentes
A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito está aplicando multas de forma mais frequente e faz um apelo para que os condutores não estacionem em locais proibidos, que façam a diferença no trânsito e respeitem as leis.

Valorize o comércio local
A Secretaria de Indústria e Comércio está fazendo uma campanha para que a população valorize o comércio local, ajudando a manter os empregos e fazendo a nossa economia girar. Em contrapartida, também estão sendo disponibilizados diversos cursos gratuitos, através de parceria com o SEBRAE, para que os comerciantes possam inovar e também se atualizar, melhorando o atendimento aos clientes.

‘Adote um Estagiário’
A Secretaria de Indústria e Comércio também criou o programa ‘Adote um Estagiário’. Dentro do programa do Governo Municipal, que é a geração de emprego e renda, a intenção é fazer com que os comerciantes e empresários adotem um estagiário. Segundo a Secretaria, esta é uma forma de dar oportunidade aos estudantes de Ensino Médio, do EJA ou que estão fazendo faculdade para terem a chance de conquistar um primeiro emprego. Uma equipe da pasta está visitando os comércios para apresentar este projeto.

Doação de testes de COVID-19
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebeu a doação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e do Sindicato Rural de Campinas de 500 testes de Covid-19 para produtores rurais que atuam em Cosmópolis.
Os testes vão ser realizados em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde. O exame é de graça e está sendo oferecido como forma de tentar conter a proliferação do coronavírus em áreas rurais.

Vacina para idosos com 60 anos
A vacinação contra COVID-19 para os idosos com idade de 60 anos começa na sexta-feira, dia 07/05.
Continuam disponíveis os dois sistemas de atendimento: drive-thru e presencial, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30. É importante levar os seguintes documentos: CPF, cartão SUS e comprovante de endereço.

Pré-cadastro Vacina Já
Para evitar filas e aglomerações na hora de se vacinar contra a COVID-19, é importante fazer o pré-cadastro em https://www.vacinaja.sp.gov.br/ ou pelo WhatsApp no número +55 11 95220-2923.
Idosos podem fazer o pré-cadastro no local da vacinação também.