Trilhas Cosmopolenses

Vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades
A vacinação de grávidas e puérperas (com 45 dias) com comorbidades, com mais de 18 anos, foi retomada na segunda-feira (17), em Cosmópolis.
No momento da vacinação, é necessário comprovar o estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico) e, no caso das puérperas, apresentar declaração do nascimento da criança.

Servidora gestante deverá permanecer afastada
De acordo com Decreto Municipal 5.689, publicado na sexta-feira (14), a servidora pública municipal gestante deverá permanecer afastada das atividades presenciais, devendo exercer suas funções por teletrabalho, quando possível, durante a pandemia. O Decreto segue a Lei Federal 14.151, de 12 de maio de 2021.

Horário especial para idosos nos supermercados
Seguindo o Decreto Municipal, continua em vigor o horário especial, das 7h às 8h, para atendimento exclusivo às pessoas maiores de 60 anos em mercados e supermercados.

Medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal
A Prefeitura de Cosmópolis está disponibilizando um boletim semanal dos medicamentos disponíveis e em falta na Farmácia Municipal da cidade.
Confira a listagem dos medicamentos oferecidos gratuitamente na rede pública, acessando: http://cosmopolis.sp.gov.br/…/medicamentos-farmacia…

18 de Maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial (1)
Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, a data é considerada pelos profissionais da saúde mental no Brasil como uma conquista e evolução no tratamento de pessoas com doenças ou transtornos psiquiátricos.
As reformas ocorridas ao longo dos anos trazem um novo sentido ao tratamento, deixando para trás um passado de violações de direitos humanos e abusos contra pacientes que ocorreram naqueles manicômios.

18 de Maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial (2)
Fruto do movimento pelo fim das internações psiquiátricas, o Caps tem como ferramentas o atendimento individualizado, com rodas de conversa, oficinas artísticas e o tratamento terapêutico individual e em grupo para maiores de 18 anos.
Caps Adulto Cosmópolis: (19) 3812-5267
Caps Infantil Cosmópolis: (19) 3812-1699

Projeto Gota d’água (1)
A equipe da Secretaria Municipal de Educação e coordenadoras pedagógicas de todas as escolas municipais participaram, na terça-feira (18), no Auditório 15 de Outubro, na Escola Paulo Freire, da primeira reunião do Projeto Gota d’água.
O principal objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre a importância de atitudes individuais e coletivas em benefício do futuro ambiental local e global, visando o princípio da sustentabilidade, ou seja, um mundo melhor para as futuras gerações.

Projeto Gota d’água (2)
O tema deste ano é “A Década da Transformação, Alcançando as Metas da Agenda 2030 a partir da Educação”.
Vários municípios da região participam do projeto, que é realizado pelo Consórcio PCJ.
O município de Cosmópolis conquistou o prêmio por dois anos consecutivos, com vídeos elaborados pelas EMEB’s Antônio Pegorari e Prof. Florestan Fernandes.
O encontrou seguiu todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, como o distanciamento de 1,5m, uso obrigatório de máscaras e distribuição de álcool em gel.

Projeto Villa Musical (1)
As atividades do Projeto Espaço Villa Musical foram retomadas no dia 10 de maio, seguindo todos os protocolos de segurança da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação.
O Villa oferece 17 oficinas musicais, mas, de forma presencial, retornaram apenas as aulas de teclas, cordas friccionadas, cordas tangidas, voz e percussão. Oficinas de instrumentos de sopro continuam na modalidade remota em função da obrigatoriedade do uso de máscara.

Projeto Villa Musical (2)
O Projeto segue dando continuidade no trabalho que já era desenvolvido antes da pandemia.
Vale ressaltar que o retorno não é obrigatório, o aluno pode optar por continuar participando das atividades remotas.
Estão sendo respeitados o distanciamento social, uso de máscara e os discentes estão fazendo uso individualizado dos instrumentos, evitando, assim, a proliferação do Coronavírus.