Trilhas Cosmopolenses

Ponto Facultativo
Devido ao Feriado de Corpus Christi na quinta-feira (03), a Prefeitura Municipal de Cosmópolis decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (04). A medida não vale para os serviços essenciais.
A Câmara Municipal de Cosmópolis e o Fórum também estarão fechados no dia 04.

Aplicação da segunda dose da vacina contra COVID-19
A imunização contra o coronavírus só é efetiva com a aplicação da segunda dose do imunizante, completando o chamado ‘esquema vacinal’. Sendo assim, sem receber as duas doses o indivíduo não está protegido contra a doença.
Mesmo que você tenha perdido o prazo recomendado, retorne ao posto de vacinação para receber a segunda dose e concluir o esquema vacinal.
Continue usando máscara; respeite o distanciamento social; higienize sempre as mãos.

Dia Mundial sem Tabaco (1)
Na manhã de segunda-feira (31), data em que se comemorou o “Dia Mundial Sem Tabaco”, a equipe do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA) esteve na Avenida Ester para divulgar o Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART) e também conscientizar a população quanto aos malefícios do cigarro.
De acordo com o Núcleo, além dos males causadas na saúde e qualidade de vida, ao levar o cigarro até a boca, o fumante tem mais chance de contaminar-se com o vírus do COVID 19. Além disso, ao contrair a doença a pessoa tem mais chance de ter complicações como, por exemplo, a necessidade de intubação.
Foram distribuídos corações vermelhos perfumados para serem pendurados onde a pessoa quiser. O coração simboliza a vida e a saúde!

Dia Mundial Sem Tabaco (2)
O PART é realizado com atendimentos presenciais e/ou online quando necessário. O acompanhamento médico acontece semanalmente em grupos de apoio.
O PART disponibiliza gratuitamente a medicação cloridrato de bropiona e adesivos de nicotina e ainda assessora mensalmente o paciente.
Tem vontade de parar de fumar? Já tentou e não conseguiu? Já parou de fumar e recaiu?
Participe do PART e tenha melhor qualidade de vida!
Informações pelo telefone e WhattsApp (19) 3872-1019. Agende sua consulta!

Balanço da doação de sangue
Na última sexta-feira (28), ocorreu a campanha de doação de sangue no município. Como resultado, tivemos 68 candidatos e 55 bolsas de sangue. Foram 21 doadores pela primeira vez.
A próxima data da doação está agendada para o dia 30 de julho.

Inscrições abertas para grupo de cordas
O grupo musical Camerata Cosmópolis, do projeto Espaço Villa-Musical, já iniciou os seus ensaios. O grupo de cordas tem como objetivo interpretar um repertório dinâmico e diversificado e já possui 20 integrantes.
Podem participar pessoas que tocam Violino, Viola Clássica, Violoncelo e Contrabaixo acústico. As inscrições podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (19) 99971-5724 ou pelo e-mail musica.cosmopolis@gmail.com

Estudantes escrevem cartas para profissionais da Saúde
Na última semana, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, da rede pública municipal, escreveram 235 cartinhas para os funcionários da saúde que estão atuando na linha de frente contra o Coronavírus. As homenagens foram levadas até as unidades de saúde por alunos da rede.
O projeto “Correio da Gratidão”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo de Educação e Saúde (NUESA), tem o objetivo de homenagear os profissionais da saúde que tanto se dedicam neste momento de pandemia.

Obra de interligação de esgoto
A Secretaria de Água e Esgoto (SAE) finalizou, na semana passda, a obra de interligação de esgoto entre a Rua Francisco Cesário de Azevedo com a Avenida Ester.
Foram trocadas as tubulações e as interligações das residências de aproximadamente 110 metros.
Esta é uma reivindicação dos moradores desde 2013 e a atual Administração sanou o problema em cinco meses.