Trilhas Cosmopolenses

Nota de Falecimento

Arte: Prefeitura Municipal de Cosmópolis

Na última segunda-feira (05), faleceu, aos 73 anos de idade, após uma longa luta contra o câncer, o Dr. Pedro Paulo Basso, que trazia em sua história mais de 50 anos de profissionalismo. Dr. Pedro Basso era referência na obstetrícia, ginecologia e, por onde passou, sempre foi muito querido e respeitado por todos, sendo responsável pelo nascimento de centenas de crianças. Dr. Pedro era formado em medicina há mais de 50 anos e foi um dos precursores da obstetrícia no Hospital Beneficente Santa Gertrudes. O médico, nascido em São Paulo, acolheu Cosmópolis como sua cidade do coração, chegando a ser condecorado como cidadão cosmopolense.

Vacina para moradores em situação de rua
Moradores em situação de rua já estão sendo vacinados contra a COVID-19 em Cosmópolis. Se você conhece alguém em situação de rua, ligue 3812-5442.

Projeto Guatemozim
Nesta semana, foi realizada uma reunião, na Câmara Municipal de Cosmópolis, referente a infraestrutura do Projeto Guatemozim.
A Prefeitura foi representada pelos secretários municipais de Planejamento Urbano, Paulo Lima; de Serviços Públicos, João Capotes; e pelo diretor da Secretaria de Água e Esgoto (SAE), André Cappato.
Guatemozim é um bairro em Cosmópolis que faz divisa com os municípios de Paulínia e Americana, uma região de extremo potencial e crescimento. Com essa visão, a Prefeitura de Cosmópolis, em conjunto com empreendedores regionais, está fomentando o desenvolvimento desta região.

Curso gratuito de Metrologia
A EMEP Milton Frungillo abriu inscrições para o curso gratuito de Metrologia (Controle de Medidas).
Serão ofertadas vagas para o curso no período noturno, com carga horária de 45 horas/aula. A idade mínima para se inscrever é 16 anos.
As aulas ocorrerão presencialmente às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, a partir do dia 26 de julho, respeitando todos os protocolos de segurança contra Covid-19.
O interessado deve realizar a inscrição presencialmente na EMEP, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Os documentos (cópias) exigidos são: RG, CPF, comprovante de endereço e título de eleitor.
A EMEP Milton Frungillo fica localizada na rua Otto Herbst, 35. Mais informações no telefone 3872-3631.

Curso Gratuito de Desenhista de Mecânica
A EMEP Milton Frungillo também abriu inscrições de novas turmas para o curso gratuito de Desenhista de Mecânica.
Serão ofertadas vagas para o curso nos períodos da tarde e noite, com carga horária de 60 horas/aula. A idade mínima para se inscrever é 14 anos para o período da tarde e 16 anos para o noturno. As aulas ocorrerão presencialmente a partir do dia 27 de julho, respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
A EMEP Milton Frungillo fica localizada na Rua Otto Herbst, 35. Mais informações no telefone 3872-3631.

Estudantes do Gepan visitam Junior Felisbino (1)
O prefeito Junior Felisbino recebeu, na manhã de terça-feira (06), alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Paulo de Almeida Nogueira (GEPAN) e a professora Thais Bordrin Campion.
Os alunos estão participando da Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e estão desenvolvendo um vídeo-documentário.
O tema que os estudantes estão abordando é ‘Lugar Onde eu Vivo’, trabalhando a temática de como estão inseridos os alunos da rede pública neste momento de pandemia.

Estudantes do Gepan visitam Junior Felisbino (2)
Os alunos bateram um papo com o Chefe do Executivo, que falou sobre as ações que o município tem realizado na guerra contra o Coronavírus.
“É um prazer poder contribuir para a educação das crianças e jovens do nosso município”, disse Felisbino.
A Olimpíada de Língua Portuguesa reconhece o trabalho de professores (as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. O concurso, em sua 7ª edição, é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC.

Revitalização da Lagoa da Cosmo (1)
A revitalização na Lagoa da Cosmo segue em ritmo acelerado e, em breve, muitas famílias cosmopolenses poderão voltar a frequentar o lugar.
Foram feitas retiradas de resíduos, início da construção da ponte, limpeza da área acima da Lagoa para um possível plantio em comum acordo com o proprietário e, nos próximos dias, deve ser iniciada a construção de um deck.
A ação está envolvendo as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Serviços Públicos e Água e Esgoto.

Revitalização da Lagoa da Cosmo (2)
Desde o início dos trabalhos, a Lagoa da Cosmo tem sido alvo de diversos atos de vandalismo e descartes irregulares de resíduos que, além de sujarem o local, agridem o meio ambiente.
A Administração Municipal pede a colaboração dos moradores no entorno da Lagoa e de toda a população para manter o local limpo e frequentável, não jogando lixo na área e, ao presenciar atos de vandalismo, acione a Polícia Municipal pelo WhatsApp (19) 3812-2600.

Exposição Virtual (1)
A Secretaria de Cultura iniciou o projeto ‘Exposição Virtual’, que irá promover os trabalhos artísticos dos cidadãos cosmopolenses acompanhados de trilhas sonoras.
O projeto, que tem como objetivo incentivar os artistas, mostrará os trabalhos através de exposições, como pintura, escultura, literatura e música. A ideia é trabalhar de forma simultânea com as atividades, ou seja, enquanto há realização de um trabalho artesanal terá um fundo musical.

Exposição Virtual (2)
“A ‘Exposição Virtual’ dará visibilidade aos talentos artísticos, promovendo interação entre o público e as obras de cada artista, além de compartilhar as ideias e experiências artísticas dos profissionais”, comenta o Secretário da pasta, Ricardo Muller.
O projeto teve início com o artesão Leonardo Alexandre Alves e o músico Adriano Milke. O vídeo está disponível no Facebook da Secretaria da Cultura (https://www.facebook.com/culturacosmopolis).

ENEM (1)
As inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram abertas na quarta-feira (30). Os candidatos devem se registrar até 14 de julho, às 23h59.
Para os que não tinham direito à isenção da taxa (ou que solicitaram o benefício, mas não conseguiram aprovação), haverá a cobrança de R$ 85.
Pela primeira vez, as provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

ENEM (2)
Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.
No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.