Trilhas Cosmopolenses

Expansão de capacidade elétrica
Na quarta-feira (21), nossa equipe presenciou a equipe da CPFL Paulista fazendo a troca de postes na Rua Santo Rizzo e também na Rua Dr. Moacir do Amaral. Em contato com a empresa, fomos informados que “a CPFL Paulista está realizando obras de expansão de capacidade da rede elétrica com investimentos de R$ 6,1 milhões. A concessionária está construindo cerca de 42 km de rede na região de Paulínia e Cosmópolis e a previsão de conclusão é dezembro de 2021”.

Vale Gás e SP Acolhe
Os beneficiários do programa Bolsa do Povo, recursos da primeira parcela do Vale Gás e do SP Acolhe, oferecidos a famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado, já podem sacar a primeira parcela do programa.
Pelo número (11) 98714-2645, os usuários poderão receber orientações online a respeito de todos os projetos integrados do governo. Quem preferir, pode ligar diretamente para a central de atendimento telefônico, pelo 0800 7979800.
Quem quiser saber se tem direito aos programas sociais oferecidos pelo Bolsa do Povo, pode acessar o site www.bolsadopovo.sp.gov.br e realizar a pesquisa pelo número do NIS – Número de Identificação Social.

HS Group faz entrevista de candidatos para vagas
A Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico teve a honra de receber, nos dias 15 e 16 de Julho de 2021, a empresa HS GROUP, representada por Michel Rodrigo, Edmilson e Ewald.
Eles iniciaram entrevistas com candidatos, que concorrerão às vagas em processo seletivo ainda.
“Agradecemos a todos os envolvidos pela parceria junto à nossa Secretaria. Juntos, vamos fazer uma Cosmópolis melhor, seguindo em frente com responsabilidade social, compromisso e trabalho”, agradece o Secretário da pasta, Gelson D”Aolio.

Câmeras na Lagoa da Cosmo
Visando coibir atos de vandalismo na Lagoa da Cosmo, a Prefeitura de Cosmópolis por meio das Secretarias Municipais de Serviços Públicos, Água e Esgoto e Segurança Pública, instalaram câmeras de monitoramentos em pontos estratégicos no local.
Desde o início da revitalização, a Lagoa tem sido alvo frequente de vandalismo e crimes ambientais. Agora, as imagens serão fiscalizadas diariamente pelo Sistema de Monitoramento de Câmeras da Secretaria de Segurança Pública.
Caso você presencie atos de vandalismo, denuncie no WhatsApp da Polícia Municipal (19) 3872-2600.

Obra de interligação de esgoto
A Secretaria de Água e Esgoto (SAE) finalizou a obra de interligação na região do Condomínio Dom Manoel, uma antiga reivindicação dos moradores no local.
Segundo a pasta, foram instalados 710 metros na nova rede de esgoto, com a interligação final no emissário tronco coletor.
De acordo com as redes oficiais da Prefeitura, “essa é uma obra paralisada desde o ano de 2012, que causava transtornos e problemas diversos ao município e, em apenas seis meses, a atual Administração conseguiu concluir esse trecho, beneficiando toda aquela região”.

Umidade Relativa do Ar em Cosmópolis tem média de 20,6% (1)
Em Cosmópolis, a Umidade Relativa do Ar (URA), por volta das 15h20 de terça-feira (20), foi de 20,6%. O nível adequado é acima de 60%. A cidade se encontra em estado de atenção.
A medição é feita pela equipe de Defesa Civil e Proteção, nos equipamentos da Estação Meteorológica, que fica instalada na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto.
A temporada de estiagem teve início no dia 1º de maio e se estende até o dia 30 de setembro.

Umidade Relativa do Ar em Cosmópolis tem média de 20,6% (2)
Veja algumas dicas e cuidados:
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
– Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, rega de jardins, etc.;
– Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
– Consumir água à vontade;
– Evitar aglomerações em ambientes fechados;
– Usar soro fisiológico para umidificar olhos e narinas.

Operação Tapa-buraco
A Secretaria de Serviços Públicos está dando continuidade à Operação ‘Tapa-buraco’.
As ruas das regiões dos bairros Jardim Primavera, Chico Mendes, Centro e Parque do Bosque, que encontravam-se em estado precário, já foram beneficiadas.
Em breve, outras ruas do município também receberão a operação.

Aulas de Coral e Viola Caipira
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio do Projeto Espaço Villa-Musical, abriu inscrições para o Coral Municipal, dividido pelas vozes soprano, contralto, tenor e baixo; e para a Orquestra de Viola Caipira.
Coral: as vagas estão disponíveis para pessoas acima de 16 anos que já cantam ou que gostariam de ter a sua primeira experiência com o canto coral.
Viola Caipira: interessados em participar do grupo devem ter idade superior aos 12 anos e precisam possuir o instrumento (Viola Caipira).
Para se inscrever, basta comparecer na EMEB Educador Paulo Freire, das 18h30 às 21h30, de 26 a 28 de julho, com o RG original.
Dúvidas pelo telefone (19) 3812-2425, pelo WhatsApp (19) 97817-4595 ou ou pelo e-mail: musica.cosmopolis@gmail.com

Curso de confeitaria
Os participantes do curso de confeitaria iniciaram as aulas na segunda-feira (19). O curso é ofertado gratuitamente – uma parceria da Secretaria de Promoção Social, EMEP Milton Frungillo e Fundo Social de Solidariedade.
No total, 32 alunos irão participar da capacitação, dividida em duas turmas. As aulas estão seguindo todos os protocolos de segurança, como o uso obrigatório de máscaras, distribuição de álcool em gel e distanciamento social.

Mais cobertores
Na terça-feira (20), Cosmópolis recebeu mais um lote de cobertores para serem doados às famílias cosmopolenses em situação de vulnerabilidade social. Desta vez, o Fundo Social de São Paulo doou 100 cobertores para o município.
A doação foi conquistada após pedido da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cosmópolis, Isabel Teixeira Felisbino.
Os cobertores serão distribuídos para as famílias em vulnerabilidade social atendidas pela Secretaria Municipal de Promoção Social. As seleções estão sendo feitas pelas assistentes sociais dos CRAS e CREAS.

Para quem precisa
A Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade e Promoção Social arrecadou, neste ano, mais de 2.000 peças entre roupas e cobertores.
Caso você necessite de algum agasalho, ou de alguém que precise, é só procurar o CRAS mais próximo da residência.
– CRAS Novo Cosmópolis
Rua: Amphilophilo de Melo Albuquerque, 287 – Novo Cosmópolis – Fone: 3812-3867
– CRAS Andorinhas
Rua: Benedito Moraes Machado, 755 – Andorinhas – Fone: 3812-3856
– CRAS J. Cosmopolitano
Rua: Newton Amável da Silva, 173 – J. Cosmopolitano – Fone: 3812- 5245
Dúvidas sobre como doar podem ser respondidas pelo telefone da Secretaria de Promoção Social: (19) 3872-1076.