Trilhas Cosmopolenses

Sessões na Câmara
A partir de segunda-feira (02), a Câmara Municipal de Cosmópolis retoma as Sessões Ordinárias, após o fim do recesso parlamentar de julho.
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no município, as sessões passam a ser abertas para o público, com capacidade de 30%, respeitando todos os protocolos sanitários.
Os encontros, que acontecem todas as segundas-feiras, às 18h30, seguem sendo transmitidos ao vivo pelo site da Câmara Municipal em https://www.camaracosmopolis.sp.gov.br/

Funcionamento de atividades econômicas é ampliado até 0h a partir de domingo (1)
O Governador João Doria anunciou, na quarta-feira (28), a ampliação da capacidade de público presencial e horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais a partir do próximo domingo (1). Os estabelecimentos poderão funcionar entre 6h e 0h, com ocupação presencial de até 80% da capacidade.
As novas regras da fase de transição vão valer entre os dias 1 e 16 de agosto. O limite de horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos passa de 23h para 0h. O Governador também confirmou o fim do toque de recolher durante as madrugadas.
O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene estão mantidos.

Funcionamento de atividades econômicas é ampliado até 0h a partir de domingo (2)
O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/).
Eventos que geram aglomerações – casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, etc. – continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.

Doação de Sangue
Nesta sexta-feira (30), não haverá campanha de doação de sangue. A próxima coleta ocorrerá no dia 24 de setembro, das 8h às 12h, no CERC, na Avenida da Saudade, 670 – Jardim Paulista.

Todas in-Rede
O prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino e a Secretária Municipal de Promoção Social, Fran Oliveira, participaram do lançamento virtual do programa ‘TODAS in-Rede’.
O programa realizará curso de ensino a distância destinado aos profissionais das Delegacias de Defesa da Mulher e da Rede de Proteção, sobre o atendimento à mulher vítima de violência, entre outras ações voltadas às mulheres.
O programa conta com diversas ações estratégicas para alcançar o objetivo de unir as mulheres com deficiência, visando o protagonismo feminino dentro do segmento.

Ações voltadas para as mulheres em Cosmópolis
A atual Administração sancionou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher com a finalidade de promover políticas que visam coibir, reduzir e eliminar a discriminação e a violência contra a mulher, assegurando condições de liberdade e de igualdade de direitos, bem como o exercício pleno de sua participação no desenvolvimento social, econômico, político e cultural da sociedade.
Também nesta Gestão foi lançado o aplicativo “Viva Mulher”, com objetivo de socorrer mulheres vítimas de violência doméstica e feminicídios. O aplicativo pode ser baixado nos celulares das mulheres que possuem medidas protetivas contra agressores. O sistema é semelhante a um “botão do pânico” e é totalmente gratuito.

Shows culturais gratuitos
A Secretaria Municipal de Cultura realiza, no próximo sábado (31), a partir das 18h, dois shows culturais gratuitos no Auditório da EMEB Paulo Freire, localizado na rua Sete de Abril, nº 649, Vila Damiano.
A primeira apresentação será o show internacional do duo B.r.u.s, com os artistas Chris Matallo e Jim Hamilton, uma peça musical com sapateado profissional. Em seguida, o cantor Theo Rodrigues apresenta o show ‘Atemporal’ com a participação especial do músico Giovanni Esteves.
Devido ao protocolo de segurança contra o Coronavírus, os ingressos serão limitados e devem ser retirados antecipadamente na Secretaria de Cultura (antigo Grêmio), na Rua Santa Gertrudes, n° 254, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Todas as normas de segurança contra o Coronavírus serão seguidas, como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel, distanciamento social e limitação de público.

Revitalização da pista de skate
A Secretaria Municipal de Esportes está revitalizando a Pista de Skate do Jardim Eldorado. O trabalho está sendo feito pelos próprios funcionários da pasta, como limpeza da Praça, a poda do mato, recolhimento de entulhos e pintura.
Além de estimular a prática deste esporte, a atual Administração tem como objetivo trazer de volta à população cosmopolense o hábito de frequentar com segurança os lugares públicos.

Dia do Agricultor
No dia 28, foi comemorado o Dia do Agricultor. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou uma palestra e testagem de Covid para esses profissionais. O prefeito Junior Felisbino esteve presente no evento, juntamente com o secretário da pasta, Carlinhos Bandola.
A palestra “Pragas agrícolas, controle e tecnologia 4.0” foi lecionada pelo Consultor Técnico Agronômico da Smartbreeder de Piracicaba, Leonardo Lopes Gualbino, na Casa da Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo foi conscientizar os agricultores de alguns conceitos e apresentar novas tecnologias para o meio rural. Já os testes gratuitos foram doados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Curso de Olericultura
Na segunda-feira (26), foi realizado pela SAMA, em parceria com o SENAR, o curso de Olericultura. A capacitação foi realizada no ‘Sitio do Fernando’, com objetivo de capacitar o produtor e o trabalhador rural com técnicas adequadas no manejo de hortaliças, visando o aumento da produção, da produtividade e da qualidade.
“Parabéns a todos agricultores rurais, vocês são essenciais por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do nosso município e do nosso país”, disse Junior Felisbino na ocasião.

Podas de árvores
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) informa que as podas de árvores, feitas de modo incorreto, podem acarretar multa de até 40 UFMC, que correspondem a mais de R$ 2 mil.
Para realizar uma poda normal, o cidadão deve solicitar um protocolo online ou presencial no Setor de Protocolo, aguardar a avaliação ou autorização para poda ou remoção da árvore e seguir o cronograma do Programa “Cata-Galhos”.
“Ao realizar uma poda, é preciso ter em mente que estamos cometendo uma agressão a um organismo vivo, que possui estrutura e funções bem definidas e processos próprios de defesa contra seus inimigos naturais”, enfatiza o Secretário Carlinhos Bandola.