Trilhas Cosmopolenses

Bazar Solidário para o Lar dos Idosos
O Lar dos Idosos Irmã Rosália vai promover um Bazar Solidário no dia 07 de agosto (sábado). O objetivo da ação é arrecadar fundos para a instituição para ajudar a comprar itens de necessidades diárias.
“Venha curtir um dia agradável no nosso Bazar Solidário. É uma oportunidade de encontrar um artigo de boa qualidade a ainda ajudar a nossa instituição.
Sua presença será muito importante para nos ajudar a garantir o sucesso do nosso bazar, pois, estamos vivendo momentos delicados”, convida a equipe do Lar.
O Bazar Solidário será realizado no Cartório Tabelionato de Notas e Protestos de Cosmópolis (em frente a escola Gepan), na Rua Santa Gertrudes, 454, no Centro, das 9h00 às 17h00.

Prédio da Câmara Municipal passa por sanitização
A Câmara Municipal de Cosmópolis passou por sanitização na manhã de segunda-feira (02).
A desinfecção com atuação contra o coronavírus (Covid-19) foi realizada em todo interior do prédio, como: salas, bancadas, corredores, banheiros, gabinetes, cozinha e Plenário. Todos esses locais receberam o produto a fim de combater as bactérias e vírus, tornando o ambiente livre de ameaças invisíveis do cotidiano.
A ação também foi realizada para garantir a segurança dos vereadores, servidores e público, visto que as sessões na Câmara retomaram nesta segunda (02), abertas para o público, com capacidade de 30%. Os munícipes que não puderem acompanhar presencialmente na Câmara, podem assistir por meio do site da Câmara.

Tradução em Libras (1)
A Câmara Municipal de Cosmópolis deu início, na segunda-feira (02), à tradução simultânea das sessões em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Duas intérpretes, Fábia Ramalho e Lusimone Beltrame, foram as responsáveis pela tradução, se revezando diante do público presente e também na transmissão pelo site do Legislativo.
Os intérpretes possibilitam que as pessoas com deficiência auditiva acompanhem as discussões e votações dos projetos e demais iniciativas dos parlamentares. Ou seja, a medida é uma forma de promover transparência nos trabalhos do legislativo, além de mais inclusão para os surdos do município.

Tradução em Libras (2)
A iniciativa para que esta medida fosse implantada partiu do Vereador Renato da Farmácia (Podemos), que solicitou esta ação para que as pessoas com deficiência auditiva também fossem contempladas e tenham a oportunidade de acompanhar o que acontece na Câmara.
O Presidente da Câmara, Renato Trevenzolli (Progressistas), ressaltou que a
contratação das intérpretes é uma demanda antiga e destacou que a tradução é um compromisso da Mesa Diretora atual.

Homenagem aos profissionais da saúde (1)
Em reconhecimento ao trabalho dos profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19, o Vereador André MaqFran (Republicanos) apresentou moção de congratulação aos trabalhadores, especialmente àqueles que atuam na aplicação das vacinas. A moção nº 22/2021 foi aprovada por unanimidade pelos vereadores durante a sessão ordinária de segunda-feira (02).

Homenagem aos profissionais da saúde (2)
Para a entrega da Moção de Congratulações, também foram chamadas as
vacinadoras Daniela Teixeira Marques, Joice Bento e Roseni Leme. Foram ressaltadas, ainda, a transparência, seriedade, organização e a importância dos serviços desempenhados para salvar vidas.

Fitesa doa 10.000 máscaras N95 para a Saúde (1)
Na terça-feira (03), o prefeito Junior Felisbino recebeu, em seu gabinete, o gerente administrativo da empresa Fitesa, Glauco Gimbitzki para receber uma doação de máscaras de proteção.
No total, foram doadas 10 mil máscaras modelo N95, que serão distribuídas para os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. A matéria prima utilizada na confecção das máscaras é fabricada na unidade da Fitesa em Cosmópolis.

Fitesa doa 10.000 máscaras N95 para a Saúde (2)
“A Fitesa é uma empresa de muito orgulho para todos nós cosmopolenses. O meu agradecimento pelo trabalho em Cosmópolis, pela ampliação da fábrica e pela doação para os servidores da Saúde. Neste momento pandêmico, não estamos medindo esforços para mantermos os nossos funcionários seguros”, disse o prefeito Junior Felisbino.
A máscara N95 é um modelo de respirador de utilização hospitalar que filtra elementos contaminantes em forma de aerossóis, segundo a classificação americana. Sua eficácia de filtragem é de 95% de todos os vírus e bactérias que possam ser despejados no ar em forma de gotículas.

Alunos da ‘Nicolau Nolandi’ produzem material audiovisual (1)
Sob orientação do Prof. Daniel Sokacheski, os alunos da EMEB Dr. Luiz Nicolau Nolandi desenvolveram uma pequena produção de um material audiovisual.
O vídeo produzido foi um apanhado das atividades desenvolvidas de forma virtual durante o período bimestral. Os alunos que não puderam estar de forma presencial nas aulas de Fanfarra tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades de forma virtual.

Alunos da ‘Nicolau Nolandi’ produzem material audiovisual (2)
As atividades estão ocorrendo de forma presencial, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária.
As aulas de Fanfarra são oferecidas atualmente nas EMEBs Odila Amaral Botcher, Dr. Luiz Nicolau Nolandi e Rodrigo Octávio Menezes.
Mais informações no WhatsApp do Projeto Espaço Villa Musical (19) 97817-4595.
Assista a atividade online no link: www.youtube.com/watch?v=rbBQ1xqubtY&feature=youtu.be

Curso de Confeitaria
Os participantes do curso confeitaria iniciaram as aulas práticas. Já estão sendo produzidos diversos doces de confeitaria como tortas, pudins, bolos, rocamboles queijadinhas, petit four pingado. A massa choux é um sucesso da culinária francesa e com ela estão sendo feitas carolinas recheadas, eclairs, entre outras diversas sobremesas. O curso é ofertado gratuitamente e é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, EMEP Milton Frungillo, Fundo Social de Solidariedade SENAI e SEBRAE.
Os materiais e ingredientes estão sendo disponibilizados gratuitamente pelo SENAI. Esse é o segundo curso de culinária que está sendo oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Cosmópolis. O primeiro foi de pizzas e salgados assados e em breve haverá outras ofertas de capacitações.

Campo do Vila Nova
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou a manutenção de limpeza, remoção dos entulhos e lixo orgânicos na área externa no campo de futebol Vila Nova. O objetivo da ação é manter o local limpo e com mais segurança.
A Secretaria está trabalhando para atender as demandas das comunidades conforme a programação, com o máximo de rapidez para que a cidade fique cada vez mais limpa e agradável.
A Prefeitura pede a colaboração da população em não descartar materiais inservíveis em locais inapropriados, para que assim, a cidade se mantenha sempre limpa e agradável para todos.
O Esporte Clube Cosmópolis também está buscando parcerias com as empresas que querem participar no Projeto Social na troca de imposto ou na doação, e na área do campo do Vila Nova.