Trilhas Cosmopolenses

Marcus Viana faz live com Maria Joana
O dançarino e professor cosmopolense Marcus Viana fez uma live pelo Instagram com a atriz Maria Joana na noite da última segunda-feira (23). Com bom humor, eles falaram sobre o acidente e contaram que encaram o que aconteceu como lição de vida.
Eles deram oportunidade para o público participar também. Durante a live, eles foram desafiados a se apresentar, dançando tango e salsa, depois da recuperação de Maria Joana, que confidenciou que chorou muito por conta do que aconteceu. Maria Joana gostou da ideia e disse que “vai demorar um pouquinho, a recuperação é lenta, mas, vai dar certo”.
Além de parceiros no ‘Super Dança dos Famosos’, da Globo, eles se tornaram amigos. Com muito carinho, ela chamava Marcus de ‘amigo’ o tempo todo.
Maria Joana fraturou a tíbia furante um encontro com uma amiga que não via há tempo, o que a impossibilitou de participar das finais do concurso.

Público poderá ter presença de 50% nas sessões da Câmara Municipal
Desde segunda-feira (23), a Câmara Municipal retornou o sistema de trabalho normal a todos os servidores da Câmara e presença de 50% do público nas sessões.
A decisão foi tomada devido à maior flexibilidade do Plano São Paulo em vista do controle da pandemia, além do avanço da vacinação contra a Covid-19 em Cosmópolis.

Novo Decreto autoriza funcionamento de comércios e serviços sem restrição de horários (1)
Na quinta-feira (19), o Prefeito Junior Felisbino assinou um novo Decreto, 5.731, sobre alterações nas medidas de prevenção ao Coronavírus do Plano São Paulo – Retomada Segura no município. Fica autorizado o funcionamento dos comércios e serviços no município sem restrições de horário e ocupação, sendo obrigatório o distanciamento de 1 metro, uso de máscara em todos os ambientes e respeito aos protocolos de higiene. Cada estabelecimento deverá seguir o horário registrado nos respectivos alvarás de funcionamento.

Novo Decreto autoriza funcionamento de comércios e serviços sem restrição de horários (2)
Permanecem proibidas aglomerações de qualquer espécie
As atividades religiosas, a realização de eventos culturais, cinemas e eventos sociais são permitidas com público sentado, controle de acesso e distanciamento mínimo de 1 metro.
Não estão autorizadas atividades coletivas que não garantam o distanciamento mínimo de 1 metro entre os participantes.

Empresa de Jaguariúna irá contratar 20 embaladores de Cosmópolis
Na manhã de terça-feira (24), a Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico recebeu a Empresa ACTUAL RH, que será responsável pela contratação de 20 vagas de embalador, com função a ser desempenhada em empresa na cidade de Jaguariúna.
As entrevistas aconteceram com 30 candidatos na própria sala do Centro de Referência ao Trabalhador de Cosmópolis. O regime de contratação será pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Este é um processo seletivo para eventual contratação dos mesmos.

30 vagas de Motorista e Auxiliar de Limpeza
Na tarde de quarta-feira (25), o Centro de Referência ao Trabalhador de Cosmópolis (CRTC) também recebeu a empresa ELASA, que será responsável pela contratação de 30 vagas, sendo elas de Motorista e Auxiliar de Limpeza, que serão exercidas na cidade de Paulínia.
As entrevistas aconteceram com 30 candidatos na própria Sala do CRTC. As divulgações para essas vagas estão ocorrendo desde junho, por meio das redes oficiais do CRTC Cosmópolis, e disponíveis também no painel físico no prédio do setor. A seleção dos currículos foi feita pela própria empresa.

NUESA promove campanha para incentivar a amamentação
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo a amamentação. A cor Dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Neste ano, a Prefeitura de Cosmópolis, por meio do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA) está realizando a campanha “Proteger a amamentação: Uma responsabilidade de todos!”
A equipe do NUESA, da Secretaria Municipal de Saúde, percorreu algumas Unidades de Saúde (UBS) para orientar e incentivar as mães quanto a importância da amamentação.
Além disso, foi realizada uma roda de conversa com gestantes do município para tirar as dúvidas e incentivar a amamentação logo nas primeiras horas depois do parto.
Nesta sexta-feira (27), haverá uma conversa com os profissionais da rede municipal de saúde a fim de sensibilizá-los quanto a importância do incentivo ao aleitamento materno.

Semana de Incentivo ao Uso de Bicicletas e Respeito ao Ciclista (1)
Foi instituída a “Semana de Incentivo ao Uso de Bicicletas e Respeito ao Ciclista no Município de Cosmópolis”, a ser celebrada, anualmente, na terceira semana do mês de agosto de cada ano. A finalidade é difundir o uso de bicicletas, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte; promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida; buscar soluções para a viabilidade de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo, assim, melhorias para o trânsito; desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres; e ressaltar a importância de praticar o ciclismo, uma atividade que traz benefícios, como, aumento de qualidade de vida, melhora no condicionamento físico, entre outros.

Semana de Incentivo ao Uso de Bicicletas e Respeito ao Ciclista (2)
As comemorações referentes a “Semana de Incentivo ao Uso de Bicicletas e Respeito ao Ciclista no Município de Cosmópolis” passam a integrar o calendário oficial do município de Cosmópolis.

Banda Taberna Folk participa do Café&Cultura
Na noite do dia 12/08/2021, o quadro Café&Cultura entrevistou a banda Taberna Folk, que possui um estilo musical voltado para a cultura medieval, associado também a outros segmentos musicais, o que acaba alcançando e agradando diversos tipos de público.
Além dos músicos tocarem e cantarem algumas canções, os integrantes da banda falaram um pouco sobre o surgimento do grupo, dos jantares medievais, alguns momentos marcantes que tiveram, desafios que enfrentaram e as expectativas que a banda ainda tem mesmo em meio à pandemia para a carreira artística.
A entrevista pode ser assistida na página oficial no Facebook da Secretaria de Cultura.