Trilhas Cosmopolenses

Fraudes em guias de IPVA (1)
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) de São Paulo alerta que estelionatários vêm, através da criação de sites falsos, tentando emitir guias para pagamento de IPVA com desconto. A Ouvidoria da PGE já está atendendo às demandas referentes a essas tentativas de golpe, inclusive com investigação instaurada junto aos órgãos de Segurança Pública do Estado.
Nesse sentido, a PGE esclarece que nunca entra em contato com pessoas físicas ou jurídicas oferecendo serviços e boletos aos contribuintes.

Fraudes em guias de IPVA (2)
As solicitações de parcelamentos, bem como as emissões de guias para pagamentos de débitos junto à PGE, são serviços gratuitos e devem ser feitos exclusivamente no Portal da Dívida Ativa (www.dividaativa.pge.sp.gov.br) da Instituição.
Já as solicitações sobre transações (programa de descontos da Lei 17.293/2020) estão disponíveis no link Parcelamento de Transação (www.dividaativa.pge.sp.gov.br/transacao).
A PGE reforça que esses serviços são gratuitos.
Caso o contribuinte receba alguma ligação em nome da PGE, orienta-se que ele entre em contato com uma das unidades da PGE ou no “Fale conosco”, conforme opções na aba “Dúvidas” do Portal da Dívida Ativa.

Inscrições para creche e educação infantil
A Secretaria Municipal de Educação abrirá inscrições para a creche (4 meses a 3 anos) e educação infantil (4 e 5 anos) para o ano letivo de 2022.
O período será de 13 a 30 de setembro e as inscrições devem ser feitas nas creches e escolas de educação infantil, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os atendimentos serão por senhas para evitar aglomerações.
Os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento; cópia do RG da criança (se tiver); cópia do comprovante de endereço; cópia do cartão do SUS; cópias do RG e CPF do pai e da mãe ou do responsável legal; e cópia da carteira de vacinação atualizada.
Mais informações no telefone 3812-1971.

Prefeitura faz ITR gratuitamente para os agricultores
Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) estará fazendo o Imposto Territorial Rural (ITR) gratuitamente aos agricultores do município.
O ITR é um tributo incidente sobre a propriedade, domínio útil e posse de áreas rurais.
O agricultor pode se dirigir à sede da SAMA, localizada na Rua Max Hergert, n°1052, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com o ITR do ano anterior. Mais informações no telefone 3872-1605.

Plantas medicinais (1)
Na última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SAMA) realizou uma visita para conhecer o projeto de plantas medicinais e as ‘PANC’, buscando a oportunidade da realização em Cosmópolis. Inicialmente, será como projeto piloto até a adesão de uma forma mais intensa.
A Prefeitura de Santa Barbara d´Oeste desenvolve projetos de hortos medicinais nas escolas e no viveiro municipal em parceria com o grupo de voluntários da Cozinha Medicinal, UNICAMP na estratégia de rede de Municípios Saudáveis, ESALQ-Escola Superior de Agricultura/USP no planejamento e identificação de plantas medicinais e Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado.

Plantas medicinais (2)
A estratégia utilizada é o aproveitamento de espaços ociosos, participação comunitária e dos técnicos e funcionários de diversas secretarias. Os estudos compilados na forma de livros e cartilhas são elaborados com o saber popular e com as pesquisas científicas de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e comestíveis.
As plantas a serem cultivadas, sua preparação e o seu uso, a escolha do modelo do horto e o tipo de capacitação são realizadas de forma participativa, em oficinas teóricas e práticas para consolidar e divulgar os conhecimentos
O produto dos projetos é avaliado pela UNICAMP. O resultado da sua qualidade vem com as premiações nacionais e internacionais recebidas.

Destinação de pneus
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Unidade Vigilância de Zoonoses e Ambiental de Cosmópolis realizou, na quarta-feira (08), a destinação correta de 815 pneus que são recolhidos para descartes.
A ação é realizada mensalmente pelo setor de Zoonoses que funciona como ‘ecoponto’ no município. Além de ser um local de proliferação de mosquito, o descarte correto desses pneus evita também a degradação ambiental.
As borracharias em Cosmópolis enviam até o setor os pneus para descarte, que depois são enviados para uma empresa de reciclagem de pneus e borrachas. Munícipes que quiserem descartar esses materiais podem procurar a Zoonoses na Rua Max Hergert, 86. Mais informações no telefone 3812-3160.

Arborização urbana (1)
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), realizou uma ação com a intenção de envolver a sociedade no processo de arborização urbana. O plantio ocorreu em parceria com a empresa Wolford Medical.
A ação tem como objetivo dar boas-vindas ao mês de setembro, que é marcado pelo dia da árvore e chegada da primavera, além de outras datas comemorativas. Também tem intenção de ampliar o cinturão verde que ajuda a proteger a cidade.

Arborização urbana (2)
Inicialmente, houve uma solicitação da empresa para se envolver no processo de responsabilidade ambiental, através de plantio de espécies arbóreas.
A SAMA escolheu uma área carente de arborização próxima a Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP 332). No total, foram plantadas 18 árvores, que agora estarão aos cuidados da empresa.
O secretário da pasta, Carlinhos Bandola, destacou a importância da participação da sociedade no processo de Arborização Urbana.