Trilhas Cosmopolenses

Doação de sangue
Nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, acontece a Campanha Municipal de Doação de Sangue em Cosmópolis. A ação, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro de Campinas, é realizada no Centro de Reabilitação de Cosmópolis (CERC), localizado na Avenida da Saudade, nº 670, bairro Jardim Paulista, das 8h às 12h.

Feirão Digital (1)
O Feirão Digital em Cosmópolis, uma parceria público-privada, está ofertando mais de 240 bolsas gratuitas profissionalizantes para a população cosmopolense. A iniciativa é da Giga Cursos Profissionalizantes em parceria com a Prefeitura de Cosmópolis por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico.
O início dos cursos é imediato, são 100% gratuitos e as inscrições devem ser feitas no site www.feiraodigital.cursosgiga.com.br .

Feirão Digital (2)
As ofertas são para os cursos de Marketing Digital (24 aulas); Atendente de Farmácia (13 aulas); Telemarketing (12 aulas); Departamento Pessoal (36 aulas); Excel (16 aulas); Assistente de RH (16 aulas); Montagem e Manutenção de computadores (14 aulas) e Youtuber – Como ter um canal de Sucesso (10 aulas).
O interessado poderá escolher o horário para a disponibilidade do curso: manhã, das 10h às 12h; tarde, das 15h às 17h; ou noite, das 18h às 20h.
As aulas ocorrerão de modo virtual (online) e o cidadão que não possui acesso à internet poderá utilizar os computadores da unidade gratuitamente. Para se inscrever o interessado deve ter no mínimo 12 anos e ser alfabetizado.

Bolsa Trabalho
Na tarde de segunda-feira (20), o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Gelson D’Aolio, se reuniu com as contempladas do programa estadual Bolsa Trabalho.
Durante o encontro, foi possível esclarecer dúvidas e dar boas-vindas às participantes. No total, foram recebidas 800 inscrições e 40 mulheres contempladas. A Administração ressalta que a seleção foi realizada pelo governo estadual.
As contempladas passaram por uma pré-entrevista e serão alocadas nos setores da Prefeitura.

‘Janelas para o Amanhã’ (1)
Sete escolas do município de Cosmópolis estão entre as contempladas do programa da Petrobras “Janelas para o Amanhã”: Escolas Municipais Dr. Moacir do Amaral, Estudante Ximena Coelho Pereira, Educador Paulo Freire e as Escolas Estaduais Alberto Fierz, Célio Rodrigues Alves, Dr. Paulo de Almeida Nogueira e Prof.ª Ivete Sala de Queiroz.
O projeto prevê a doação de mais de nove mil computadores para as 230 instituições contempladas e tem potencial para ampliar o acesso digital a mais de 50 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio.

‘Janelas para o Amanhã’ (2)
As doações dos computadores serão formalizadas após a assinatura de Termo de Doação pela Secretaria Municipal de Educação.
De forma alinhada ao conceito de economia circular, os desktops e notebooks já foram utilizados na Petrobras e passaram por recondicionamento em perfeitas condições de uso e com vida útil ampliada. Os equipamentos ficarão nas escolas e contarão com suporte técnico por um período de dois anos.

Projeto Gota d’água (1)
A Secretaria Municipal de Educação realizou um evento na última semana para homenagear toda a equipe da EMEB Florestan Fernandes, vencedora do prêmio do projeto Gota d’água 2020. Estiveram presentes no evento o Secretário de Educação, Profº Luciano Bento Ramalho, a equipe técnico-pedagógica da pasta, a equipe gestora e professores da escola, e os alunos que produziram o vídeo vencedor. A professora Angela Rezende, que coordenou o projeto em 2020, também esteve presente para receber a homenagem.

Projeto Gota d’água (2)
O projeto Gota d’água busca conscientizar os alunos sobre a importância de atitudes individuais e coletivas que visem o princípio de sustentabilidade e gestão consciente do uso da água. Este ano, o tema que está sendo desenvolvido pelas escolas municipais é “A década da transformação – alcançando as metas da agenda 2030 a partir da educação”.

Exercita Cosmópolis
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Exercita Cosmópolis, uma parceria entre o Núcleo de Educação (NUESA) e as Unidades de Saúde da Atenção Básica, retomou suas atividades no final do mês de agosto.
O Programa, que incentiva a prática da atividade física, oferece atividades diversas como Caminhada, Liang Gong, Xian Gong, Alongamento, entre outras. Estas práticas promovem melhoria da qualidade de vida, da saúde geral e saúde mental.
O Programa é oferecido por várias Unidades Básicas de Saúde em vários pontos da cidade e qualquer munícipe pode participar. Para mais informações, procure a Unidade Básica mais próxima da sua casa.

“Eu tô legal?”
Uma parceria entre o Núcleo de Educação em Saúde (NUESA) por meio do Programa Saúde na Escola- PSE e a Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde realizou a palestra “Eu tô Legal?”.
Os participantes foram alunos do ensino médio da Escola Estadual Lídia Onélia Kalil Aun Crepaldi. O objetivo foi trabalhar o tema prevenção do suicídio e os aspectos que envolvem a temática na adolescência.

Fisioterapia para doenças crônicas
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Reabilitação de Cosmópolis (CERC), retomou as atividades em grupo de fisioterapia para pacientes com dores crônicas persistentes e de longo tempo devido a alguma lesão ou trauma ortopédico sofrido em algum momento da vida.
Devido a pandemia, os grupos estão com limites de seis pacientes por sessão. Esses pacientes são encaminhados pela rede pública de saúde por meio das unidades básicas.
O objetivo é diminuir a dor crônica, favorecer condicionamento físico, possibilitar interação, além de melhorar a saúde física e mental.