Trilhas Cosmopolenses

I Festival de Ginástica Para todos (1)
Na manhã de quarta-feira (29), a Melhor Idade de Cosmópolis gravou o vídeo que irá representar o município no I Festival de Ginástica Para todos, o Ginastrada Paulista. A responsável por coordenar o grupo foi a Neusa, da Ginástica Olímpica do Objetivo. A música escolhida foi ‘Alegria’, da cantora Ivete Sangalo.
O prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Isabel Teixeira Felisbino estiveram prestigiando a gravação, que ocorreu no estacionamento da Sede da Secretaria de Cultura.

I Festival de Ginástica Para todos (2)
A Federação Paulista de Ginástica organiza, desde 1993, seu tradicional GINPA – Festival de Ginástica para Todos (GPT), também conhecido como Ginastrada Paulista. Esse festival sempre teve o objetivo de divulgar, incentivar e desenvolver a prática de GPT no estado de São Paulo, com caráter totalmente demonstrativo, propiciando o congraçamento de grupos do estado e também de todo o Brasil.
Neste ano de 2021, o Comitê de GPT da Federação Paulista de Ginástica lança a iniciativa de um festival voltado para o público adulto: o I Festival de Ginástica para Todos MaturIDADE, para pessoas acima de 40 anos, com o intuito de fortalecer esta prática nesta faixa etária, como uma oportunidade de viver novas experiências com o corpo, de praticar Ginástica, de estar em cena (se apresentando), de promover um estilo de vida ativa e a saúde, e, sobretudo, evidenciando o quanto pode o corpo em todas as fases da vida, num processo constante de realização e emancipação. O evento ocorrerá de modo digital, dado o cenário pandêmico causado pela COVID-19.

Recuperação da nascente modelo “Colônia Invernada”
Os alunos da EMEB Cecília Meireles, juntamente com os funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), deram continuidade na ação de recuperação da nascente modelo “Colônia Invernada”.
O projeto consiste na recuperação das nascentes com a jusante junto ao rio Pirapitingui, melhorando a vazão e qualidade dos recursos hídricos, além de minimizar a erosão, melhoria do clima, fauna e flora, entre outros.
Foram plantadas, até o momento, no local, 90 mudas específicas para mata ciliar como ingá, aroeira, açoita cavalo, ipê, entre outras. Segundo a SAMA, serão em torno de 500 mudas com a finalização do plantio nesta nascente.

Mudas doadas pelo PCJ
Na terça-feira (28), os funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) foram até o Viveiro de Piracicaba retirar os restantes das 1000 mudas doadas pelo Consórcio PCJ.
As mudas doadas serão utilizadas para serem plantadas em nascentes, visando a recomposição da mata ciliar. Algumas das espécies doadas foram: Tamboril (Enterolobium contortisiliquum), Pau Viola (Cyntharexyllum myrianthum), Pitanga Preta (Eugenia sulcata), Canafístula (Peltophorum dubium), entre outras.
A SAMA, por meio do Secretário Carlinhos Bandola, agradeceu ao Viveiro de Piracicaba e ao PCJ pela doação das mudas.

Projeto Gota D’Água
A EMEB Prof.ª Honorina Frota Rogero Bosshard teve como um dos planos de ações do Projeto Gota D’Água deste ano a coleta de tampinhas plásticas. Os alunos das Fases 2 receberam orientações das professoras sobre a importância de preservar o meio ambiente e ajudar o próximo. A cidadã cosmopolense, Marileia Leite é idealizadora do Projeto “Tampinhas Solidárias”. Todas as tampinhas coletadas são vendidas e o dinheiro é revertido para a compra de leite, bolachas para crianças carentes do nosso município.
Na manhã de sexta-feira (24), a EMEB recebeu Marileia para retirar as tampinhas coletadas pelos alunos da unidade.

Livro de receitas de reaproveitamento
As professoras das Fases 1 da EMEB Prof.ª Honorina Frota Rogero Bosshard desenvolveram com seus alunos um livro de receitas de reaproveitamento, sendo parte do Plano de Ação do Projeto Gota D’Água 2021.
As receitas foram enviadas pelas famílias das crianças que puderam levar o livro para casa com todas as receitas. Ações como essas contribuem positivamente para que as crianças despertem para a conscientização de cuidados e preservação do meio ambiente.

Cadastramento de comerciantes locais
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está iniciando o cadastramento de comerciantes locais.
O objetivo da ação é fomentar o comércio local através de futuras parcerias para eventos que serão realizados futuramente em nossa cidade. Além disso, os comerciantes ficarão por dentro de todas as novidades referentes às atividades a serem realizadas.
O cadastro deve ser feito no formulário neste link https://bityli.com/nK3hZp

Antecipação da segunda dose da Pfizer
Cosmópolis começou, no dia 24 de setembro, a seguir a nova estratégia definida pelo Plano Estadual de Imunização (PEI).
Se você já recebeu a 1ª dose da Pfizer, poderá concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado na carteira de vacinação. Fique atento à data de retorno da sua carteira de vacinação e verifique se você já está no prazo.
O atendimento é das 8h às 15h30, no sistema presencial, diretamente, no Posto de Vacinação Covid-19, na Avenida da Saudade, nº 1121 – Jardim Campos Sales; ou no Drive-thru, na Rua Alberto Fierz – Praça da Saúde, atrás do Posto de Vacinação Covid-19.
Para mais informações, ligue (19) 3872-3091.

Moção de Congratulações para equipe de Saúde Mental
A equipe da Saúde Mental de Cosmópolis, da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu uma Moção de Congratulações pelos serviços prestados à população cosmopolense, em especial pela realização da campanha de prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo). A homenagem foi realizada durante a sessão da última segunda-feira (27), na Câmara Municipal de Cosmópolis.
A moção teve como intuito demonstrar o agradecimento e reconhecimento à equipe que realiza, em média, 640 atendimentos mensais.
Representando os servidores, a coordenadora de Saúde Mental de Cosmópolis, Ana Raquel Silveira, agradeceu pelo reconhecimento e valorização. “Em 16 anos, essa é a primeira vez que recebemos uma homenagem como essa. Hoje, conto com uma equipe que não se cansa de acolher e tratar toda a demanda que chega em sofrimento mental”, explicou.

Dia Mundial do Coração
O Núcleo de Educação em Saúde (NUESA), da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu, durante todo o mês de setembro, a campanha Setembro Vermelho para incentivar e conscientizar a população sobre os cuidados com a “Saúde do Coração”. O mês foi escolhido para concentrar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.
No dia 29, foi comemorado o Dia Mundial do Coração, definido pela Federação Mundial do Coração com apoio da ONU. A data marca uma campanha para destacar a necessidade dos cuidados com o coração, e a alimentação saudável tem papel fundamental na saúde do coração e na prevenção das doenças cardiovasculares.
E, para celebrar a data, o NUESA realizou a palestra “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida” para os profissionais de saúde no Auditório Paulo Freire.