Trilhas Cosmopolenses

Horta comunitária
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMEB Prof. Fernando José Bertazzo, está desenvolvendo, nas dependências da escola, uma horta comunitária. Essa ação tem por objetivo incentivar a educação ambiental nas crianças, além de atividades práticas de cuidados com a horta.

Compostagem
Além desta horta comunitária, está sendo feita a compostagem para ser colocada nos canteiros.
A compostagem é um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, como sobras de frutas, verduras, folhas que, após um tempo, acabam gerando um composto orgânico, que pode ser aplicado como adubo. Nos canteiros, estão sendo cultivadas diversas espécies, como alface, couve, pimentão, cebolinha e etc.

Seminário de Desastres Naturais
O Subsecretário de Segurança Pública, GM Fábio Teixeira Louro, e o Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Cosmópolis, Reginaldo Risonho, estiveram no Palácio dos Bandeirantes, na capital, participando do “V Seminário de Desastres Naturais – Educação em Redução de Riscos de Desastres e Projeto Escola Mais Segura”, em alusão ao Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais.
O objetivo do encontro foi disseminar a cultura de redução de riscos e desastres, a partir da discussão de importantes assuntos que contribuem para a construção de cidades mais seguras, sustentáveis e resilientes.

Tubulações que passam pela cidade
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Habitação, estiveram reunidos com a empresa Transpetro, representada pelo comunicador de faixa, Esdras Da Silva, e o técnico de faixa, Maximiliano Mota.
A reunião foi de extrema importância, pois abordou assuntos sobre as tubulações que passam pela cidade de Cosmópolis, buscando ações conjuntas de prevenção, entre outros assuntos pertinentes no aspecto ambiental, organizacional e social. O telefone verde para qualquer emergência na tubulação é o número 168.

Música na Educação Infantil
Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação realizou o lançamento do projeto: Música na Educação infantil com o segmento da Educação Infantil.
O professor Rafael Beling e a professora Maria Flávia trouxeram importantes reflexões sobre a importância da música para os alunos pequenos e anunciaram a inclusão das aulas de música na educação infantil para os alunos da Rede Municipal. Os professores participaram de atividades práticas e conheceram um pouco mais do projeto.
O evento foi finalizado com entrega de rosas a todos os participantes. O momento foi de muita aprendizagem, alegria e emoção.

Aulas gratuitas de karatê
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, iniciou as aulas gratuitas de karatê, que serão lecionadas para crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, na área de lazer do Condomínio Manuel Ferreira de Souza Bonsucesso 4, no bairro Recanto Novo Cosmópolis.
Os interessados em participar da aulinha esportiva, que ocorrerão todas as terças e quintas, deverão realizar as inscrições antes da aula com o professor Jean Vitor. O uso de máscara será obrigatório.

Programa Brasil Mais
As inscrições para o Programa Brasil Mais estão abertas. Excelente oportunidade para melhorar a gestão e aumentar a produtividade da sua empresa ME e EPP, de comércio serviço ou indústria
Entenda como funciona o Programaem: https://youtu.be/nY1xTC34Uwo
Faça sua inscriçãoem www.gov.br/brasilmais
As vagas são limitadas.

Treinamento funcional e alongamento
A Secretaria Municipal de Esportes inicia, a partir de sexta-feira (15), aulas de treinamento funcional e alongamento gratuitas. As aulas serão lecionadas para todas as idades e ambos os sexos, na área de lazer do Condomínio Manuel Ferreira de Souza Bonsucesso 4, no bairro Recanto Novo Cosmópolis.
Os interessados em participar da aula esportiva, que ocorrerão todas as sextas-feiras, em duas turmas, das 15h30 às 16h30; e das 16h30 às 17h30, deverão realizar as inscrições antes da aula com a professora Daniela Ferrazzo. O uso de máscara será obrigatório.

Instituto Embelleze e De Repente Rosa
No sábado (09), a EMEB Fernando Bertazzo, em parceria com Instituto Embelleze e o De Repente Rosa, realizou o evento ‘Escola Aberta à Comunidade’, com diversas atividades gratuitas para a população.
Na ocasião, o Instituto Embelleze idealizou a ‘Feira Social Embelleze Você’, oferecendo cortes de cabelo masculino gratuitamente.
No evento, o coral da escola, formada pelos alunos do 3º ao 5º ano, realizou a primeira apresentação do grupo musical para o público, tocando diversas músicas do estilo MPB.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também marcou presença e pode mostrar aos pais e alunos como funciona a compostagem e como pode ser feita dentro de casa.

Roda de conversa
O grupo ‘De Repente Rosa’ esteve, na tarde de quinta-feira (07), realizando uma roda de conversa no Centro de Especialidades Fáveri, em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e será desenvolvida em outras UBS’s, onde há o atendimento ginecológico durante todo o mês.
O tema da palestra foi ‘Prevenção ao Câncer de Mama e a importância da Saúde da Mulher’. A ação foi lecionada para pacientes e funcionários da unidade de saúde e no final todos receberam um coração rosa com referência à ação de conscientização.

Sobre o De Repente Rosa
O ‘De Repente Rosa’ é um grupo de apoio emocional às mulheres acometidas pelo câncer. O grupo visa contribuir para que a paciente possa resgatar suas potencialidades, se reintegrar aos seus próprios recursos internos para o resgate de suas forças, vitalidade e apropriação de sua vida.
Pela primeira vez, o grupo ganhou apoio e visibilidade do Poder Público. Além de um vídeo de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, a Prefeitura fixou dois outdoors em pontos estratégicos de Cosmópolis.