Trilhas Cosmopolenses

Quermesse na Paróquia Santa Gertrudes
Nos dias 06 e 20/11, das 19h às 22h, haverá Festa da Padroeira Santa Gertrudes, no Salão Paroquial, somente com sistema de retirada. Entre as opções para levar para casa estão pastel, mini pizza, lanche de pernil e bebidas.
A compra deve ser feita antecipadamente na Secretaria da Paróquia ou com os agentes das pastorais. Mais informações no telefone 3871 1244.

Caravana iluminada de Natal da Coca-Cola
A caravana iluminada de Natal da Coca-Cola passará pelas principais ruas e avenidas de Cosmópolis no mês de novembro.
Para evitar aglomerações, em decorrência da pandemia da Covid-19, não serão divulgadas as rotas e horários.
Composta por caminhões e van, além de luzes, música e o Papai Noel, a caravana visa trazer o encanto e a magia do Natal mais próximo das pessoas, proporcionando um momento especial, envolvendo e encantando os moradores das cidades por onde a atração passa.

Peça infanto-juvenil
A peça infanto-juvenil O DONO DO PEDAÇO, do grupo teatral cosmopolense ABRAKORTINA, fará sua apresentação no dia 07/11, às 15h e às 18h, no Auditório XV de Outubro, nas dependências da Escola Paulo Freire.
O espetáculo é recheado de memes, música e dança.
A entrada será gratuita e por ordem de chegada.
Seguindo rigorosamente os protocolos de saúde para o enfrentamento à COVID-19, fica obrigatório o uso de máscara e de álcool gel.

Sebrae Aqui bate meta anual de atendimento
O Sebrae Aqui Cosmópolis, órgão pertencente à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, bateu a meta anual de atendimentos distintos em dez meses. Atendimentos distintos são novos clientes ou aqueles que vão até o local uma vez ao ano.
A meta do Posto Cosmópolis é de 505 atendimentos, sendo que, de janeiro a outubro, foram 688 pessoas atendidas. No total de atendimentos em geral, o posto bateu 1.050.
O objetivo de metas do Sebrae precisa ser batido para que o município continue aderindo ao serviço.

Serviços do Sebrae Aqui
O Sebrae Aqui Cosmópolis oferece gratuitamente diversos serviços para micro e pequenos empresários do município. A unidade é uma parceria da Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio com a ACICO (Associação de Comercial e Industrial de Cosmópolis) e o Sebrae.
As agentes de atendimento estão no Posto de Atendimento Mais Fácil, localizado na Rua Otto Herbst, nº 116, das 9h às 17h. O telefone para contato é (19) 3872-5566, ramal 06.

Aulas gratuitas de futsal (1)
Além das aulas gratuitas de karatê, futebol, alongamento e basquete, a Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes também retomou o futsal.
As turmas são divididas em três categorias, 09, 10 e 11 anos; 12, 13 e 14 anos; e 15, 16 e 17 anos. As aulas são lecionadas na quadra esportiva localizada no Ginásio Municipal de Esportes e acontecem às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras. As inscrições devem ser feitas antes das aulas com o professor Chicão.

Aulas gratuitas de futsal (2)
O objetivo das aulinhas esportivas é a formação do cidadão, comportamento, disciplina pessoal e educacional. Além disso, as crianças, adolescentes e adultos são preparados para disputas intermunicipais e regionais representando o município. Todas as práticas esportivas são para ambos os sexos.
Dias, horários e categorias
Segundas-feiras: 13h30 às 15h (15, 16 e 17 – fem. e masc.);
Quartas-feiras: 9h30 às 11h30 (09, 10, 11 e 12, 13 e 14 – fem. e masc.);
Quintas-feiras: 9h30 às 11h30 (15, 16 e 17 – fem. e masc.);
Sextas-feiras: 16h às 17h30 (09, 10 e 11 – fem. e masc.) e 17h30 às 19h30 (fem. adulto).

Atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia (1)
A proposta que garante atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia em órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições bancárias e comércio localizados em Cosmópolis foi aprovada na Câmara Municipal na sessão de quarta-feira (3). O Projeto de Lei (PL) n.º 066/2021 é de autoria do vereador Dr. Eugênio (PP) e depende da sanção do prefeito para virar lei.
O vereador argumenta que a medida “visa atender a demanda de parte da população municipal que é acometida pela fibromialgia, doença crônica que causa imensas dores e transtornos aos seus pacientes”.

Atendimento prioritário às pessoas com fibromialgia (2)
Conforme o projeto, o atendimento preferencial previsto nesta lei terá o mesmo tratamento daquele concedido às pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, nos termos da lei federal n.º 10.048, de 08 de novembro de 2000. A identificação dos portadores de fibromialgia se dará mediante a apresentação de laudo ou atestado médico que comprove a condição do portador da referida enfermidade.

Outros temas na sessão da Câmara (1)
Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei n.º 068/2021, do vereador Fernando Torres (PROS), que cria o Dia Municipal das Favelas. A data será lembrada todo dia 4 de novembro e tem como objetivo a realização de ações no intuito de incentivar a reflexão sobre os problemas existentes nestes territórios. De acordo com o PL, “podem ser realizadas palestras sobre o tema, a fim de discutir o descaso e a negligência históricos demandados a esses lugares, e ações que evitem que a situação se repita”. Os representantes da CUFA (Central Única das Favelas) estiveram na sessão.

Outros temas na sessão da Câmara (2)
Durante a sessão, foram aprovados 8 Requerimentos dos vereadores que solicitam providências do Executivo com relação a diversos assuntos e a Moção nº 42/2021, de autoria da vereadora Eliane Lacerda (PTB), apresentando apelo ao Governo do Estado de São Paulo para que sejam disponibilizadas vagas para a realização de exames de cateterismo, cintilografia, estudo urodinâmico, estudo citopatológico/PAAF e ressonância magnética com sedação para pacientes do Município de Cosmópolis. Na justificativa, ela argumenta que as pessoas aguardam há mais de um ano na fila.