Trilhas Cosmopolenses

Caminha Cão
No sábado (27), a partir das 8h, na Praça Presidente Kennedy (Praça do Rodrigo), acontecerá o Caminha Cão. Para participar, leve seu dog ou não, e basta doar 1 kg de ração (para cães ou gatos) no dia do evento.
Os primeiros 50 participantes que doarem 3 kg de ração, no período de 22 a 26 de novembro, das 9h às 16h, na Secretaria Municipal de Cultura, receberão uma linda camiseta do evento.
Toda a arrecadação será destinada ao grupo de Protetores do Município. A realização é da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, Secretária de Cultura e Secretaria de Esportes.

“Brincando no CRAS”
Neste sábado (20), das 13h às 17h, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Fundo Social de Solidariedade, realiza a segunda edição do “Brincando no CRAS”. O evento faz parte do calendário de eventos em comemoração aos 77 anos de Cosmópolis.
Haverá distribuição de algodão doce, pipoca e brinquedos infláveis para as crianças. O objetivo da ação é levar alegria e entretenimento para a comunidade local.
O evento será realizado no CRAS 1, localizado na Rua Amphilophio de Melo Albuquerque, nº 287, bairro Novo Cosmópolis. Entrada Gratuita
O próximo local a receber a ação será o CRAS 2, no Jardim Andorinhas no dia 27 de novembro.

Migração para Auxílio Brasil (1)
Segundo a Secretaria Municipal de Promoção Social, apenas as famílias que estavam na folha de pagamento do Bolsa Família em Outubro de 2021, ou seja 1.636 famílias, receberão o Benefício de Transição, que será pago até a completa migração para o Auxílio Brasil. Segundo o Ministério da Cidadania, deverá acontecer até fevereiro de 2022.
A princípio, segundo o Ministério da Cidadania, nenhuma nova família será incluída no programa Auxílio Brasil, apenas as que já faziam parte e estavam recebendo normalmente o benefício Bolsa Família serão beneficiadas. O Ministério também não fixou prazo para inclusões de novos beneficiários.

Migração para Auxílio Brasil (2)
Nenhuma família beneficiária do Bolsa Família em outubro de 2021 precisará atualizar o cadastro antes de sua data habitual de recadastro para continuar recebendo.
De acordo com a Secretaria, o fato de novas família se inscreverem no Cadastro Único (CadÚnico) não significa que passarão a receber qualquer benefício, pois depende do número de vagas disponibilizadas para o município e também de disponibilidade financeira do Governo Federal.
Para mais esclarecimentos, a população pode entrar em contato com a Coordenação do Cadastro Único, pelo telefone 3872-1076.

Prestadores de serviços de poda, jardinagem e paisagismo
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) convoca, até o dia 20 de dezembro, todos os profissionais e empresas que prestam serviços de poda, jardinagem e paisagismo em Cosmópolis para fazerem cadastro e receberem orientações.
A ação visa atender a Lei Municipal nº 3622, de 30 de junho de 2014, que “Disciplina o plantio, o replantio, a poda, a supressão, o transplante e o uso adequado e planejado da arborização urbana no Município de Cosmópolis e dá outras providências”.
Esses profissionais devem procurar a SAMA na rua Max Hergert, nº 1052, Centro, munidos de CPF/CNPJ e comprovante de endereço. Para mais informações, entre em contato no telefone 3872-1605.

Viabilização para a vinda de curso técnico em RH
O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Gelson D’Aolio, juntamente com o diretor da EMEP Milton Frungillo, Prof. Padilha e o supervisor da unidade, Lelei Perucci, estiveram reunidos, na quarta-feira (17), com o Coordenador de Classe Descentralizada (CCD) da Etec Trajano Camargo, Valter da Silva.
O objetivo da reunião foi para viabilizar a vinda do curso técnico gratuito em Recursos Humanos da forma modular na Escola Estadual Célio Rodrigues Alves. Atualmente, a unidade escolar conta com o curso técnico de Administração de Empresas.
A vinda da capacitação técnica seria por meio de Convênio firmado com a Escola Paula Souza, do Governo Estadual.
Caso o município seja contemplado, o curso Técnico em Recursos Humanos contará com duração de 18 meses divididos em 3 módulos, sendo seis meses cada módulo.

28 pessoas se formam no curso de Libras
Na noite de terça-feira (16), a Prefeitura de Cosmópolis realizou a formatura de 28 pessoas no curso de libras online.
A instrução foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Segmento de Educação Especial.
O curso ocorreu durante todo o ano no formato online devido a pandemia, com objetivo de ampliar a inclusão, promover a acessibilidade e o aprendizado da língua.
Participaram da capacitação comerciantes, membros da comunidade em geral, representantes de igrejas e alunos da rede pública e privada. Em breve, a Secretaria de Educação divulgará novas capacitações.