Trilhas Cosmopolenses

Baile do Hawai
A data do Baile do Hawai, realizado pelo Cosmopolitano Futebol Clube, foi adiada devido a pandemia do Coronavírus. O evento tem nova data que está prevista para acontecer no dia 26 de março.

Chafariz da Matriz será revitalizado
O chafariz da igreja Matriz Santa Gertrudes está isolado com tapumes. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Secretaria de Obras iniciou, no dia 10 de janeiro, o projeto de revitalização da fonte da Praça Sérgio Rampazzo.

Centro de Enfrentamento à COVID-19 volta a ter atendimento médico
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, agora há atendimento médico para retirada de guia para realização de testagem no Centro de Enfrentamento à COVID-19, localizado na Avenida Ester – Paineiras.
Mais informações podem ser obtidas no telefone (19) 3812 1815.

Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART) em Cosmópolis (1)
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA), realiza semanalmente encontros para pessoas que querem parar de fumar.
O Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART) em Cosmópolis é realizado com atendimentos presenciais e/ou online quando necessário. O acompanhamento médico acontece semanalmente e grupos de apoio.
O PART disponibiliza gratuitamente a medicação cloridrato de bropiona e adesivos de nicotina e assessora mensalmente o paciente.

Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART) em Cosmópolis (2)
Os encontros acontecem às terças-feiras, no prédio do NUESA, a partir das 8h e às 13h na UBS/PSF Andorinhas,
Mais informações pelo telefone e WhattsApp (19) 3872-1019.
Locais e horários
– Terça às 8h NUESA (Núcleo de Educação em Saúde)
Rua Rui Barbosa, 444 – Jardim Santa Rosa
– Terça às 13h – UBS/PSF Andorinhas
Rua Lavieiro Giuzio, 360 – Andorinhas

Aula experimental de Zumba (1)
A Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento de Turismo irão realizar uma edição experimental de zumba.
O projeto “Zumba na Feira” será realizado gratuitamente na próxima quarta-feira (26) a partir das 19h na Praça de Eventos da Cultura, localizada na Avenida Centenário Dr. Paulo de Almeida Nogueira.
O “Zumba na Feira” é um oferecimento da Academia Panobianco e o professor será Cálix Garrido. Não há idade mínima para participar da aula.

Aula experimental de Zumba (2)
A Secretaria de Cultura ressalta que a continuidade do projeto se dará caso haja adesão da população.
A Zumba é uma atividade aeróbia que mescla movimentos de dança e ginástica embalados por uma mistura de vários ritmos. O evento seguirá todos os protocolos de segurança contra o coronavírus.

Janeiro Roxo
Você sabe o que é o Janeiro Roxo? É o mês dedicado à luta contra a hanseníase. São realizadas diversas ações alertando sobre os sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
Entre os sinais e sintomas estão: manchas na pele com alteração de sensibilidade, perda da sensibilidade e/ou força muscular em olhos, mãos e pés.
Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para o tratamento gratuito!

Ações de limpeza e tapa buraco
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos vem realizando ações de limpeza e Operação Tapa Buraco em diversas vias públicas de Cosmópolis.
A pasta está seguindo o cronograma de bairros prioritários, ou seja, locais onde podem causar algum tipo de acidente. Além da Operação Tapa Buraco, a Secretaria realizou também ações de melhorias na estrada rural ‘Strazzacappa’, no bairro Nova Campinas.
Em breve, novos bairros serão beneficiados com as ações.

Poda e manutenção de árvores (1)
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou, no último fim de semana, a poda e a manutenção da copa de algumas árvores, localizadas na Rua Ramos de Azevedo e Max Hergert.
A ação ocorreu durante o fim de semana por questão de segurança, deslocamento de veículos nas vias e ruídos na região.
O trabalho terá sequência, evitando danos naturais de queda, que possam trazer danos ao patrimônio e aos seres humanos, considerando também os cuidados com o meio ambiente.

Poda e manutenção de árvores (2)
A SAMA ainda ressalta que as podas de árvores, feitas de modo incorreto, podem acarretar multa de até 40 UFMC, que correspondem a mais de R$ 2 mil.
Para realizar uma poda normal, o cidadão deve solicitar um protocolo online ou presencial no Setor de Protocolo, aguardar a avaliação ou autorização para poda ou remoção da árvore e seguir o cronograma do Programa “Cata-Galhos”.
“Ao realizar uma poda, é preciso ter em mente que estamos cometendo uma agressão a um organismo vivo, que possui estrutura e funções bem definidas e processos próprios de defesa contra seus inimigos naturais”, enfatiza o Secretário Carlinhos Bandola.