Trilhas Cosmopolenses

Aulas adiadas para 14 de fevereiro
As aulas presenciais da rede pública municipal, que antes retornariam no dia 07 de fevereiro, foram alteradas para o dia 14 de fevereiro, seguindo orientações da Secretaria de Saúde. A alteração se faz necessária para que o maior número de crianças possa ser imunizado contra a Covid-19 antes de retornarem para a sala de aula.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do telefone 19 3812 2425.

1º Pedal Ecotur foi adiado
Devido ao mau tempo, o evento 1º Pedal Ecotur, que aconteceria no domingo (30), foi adiado. Em breve, será divulgada uma nova data do passeio.

Medição de água voltará a ser feita
A medição do consumo de água será retomada a partir deste mês de fevereiro. O serviço foi suspenso devido a pandemia, sendo que as contas com os valores reais começarão a ser entregues em breve. A Secretaria Municipal de Saneamento Básico, através do DAE – Departamento de Água e Esgoto, solicita à população que, neste momento de transição, continue economizando água.

Prefeitura fará regularização fundiária dos imóveis do Residencial Andorinhas e Chico Mendes (1)
A Prefeitura Municipal de Cosmópolis e o Programa Cidade Legal farão a regularização fundiária dos imóveis do bairro Parque Residencial Andorinhas e Chico Mendes.
Para o moradores do Parque Residencial Andorinhas, a equipe social realizará o cadastramento nas residências entre os dias 04 e 08 de fevereiro. Já para os moradores do Chico Mendes, a equipe social realizará o cadastramento nas residências entre os dias 04 e 05 de fevereiro. Os moradores devem receber o cadastrador utilizando máscara e com os documentos em mãos.

Prefeitura fará regularização fundiária dos imóveis do Residencial Andorinhas e Chico Mendes (2)
O Programa de Regularização Fundiária tem como objetivo legalizar a posse ou propriedade dos moradores de áreas em situação de irregularidade.
É chamada de moradia irregular aquela em que o morador não tem garantia ou segurança jurídica sobre a sua condição de habitação, ou seja, não possui a escritura ou matrícula do imóvel registrada em cartório.
O processo de regularização tem várias etapas e o cadastramento social é uma delas, que tem como objetivo juntar as documentações pessoais e do lote para encaminhar para o cartório.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Setor de Habitação no telefone (19) 3812-8061, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Iluminação de LED na ‘Praça do Rodrigo’
A Praça Presidente Kennedy, conhecida como ‘Praça do Rodrigo’, foi a pioneira no projeto de revitalização na iluminação pública. Todas as lâmpadas a vapor de mercúrio e sódio foram trocadas para luminárias de Led.
O projeto ainda prevê melhor qualidade na iluminação, mais segurança, sustentabilidade e a economia da conta de luz municipal.
Nos próximos meses, seis praças do município também vão receber a troca.

Projeto Villa-Musical muda de local de atendimento
O Projeto Villa-Musical agora vai funcionar nas dependências do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na R. Benedito de Moraes Machado, no Parque das Andorinhas.
As aulas são 100% gratuitas para crianças a partir de 6 meses, jovens, adultos e idosos, nas seguintes modalidades: acordeão, bateria, clarinete, flauta doce e transversal, piano, saxofone, trombone, trompete, viola caipira, violão, violino, violoncelo e musicalização infantil, além da orquestra sinfônica, coral municipal, coral infato-juvenil, banda escola e orquestra de viola caipira.

Unidades de Saúde e CAPS Adulto apresentam problemas estruturais
A Prefeitura de Cosmópolis emitiu um comunicado informando que “As unidades de Saúde UBS Dr. Henrique Scursoni Neto, no bairro Bader Aun; UBS Sidney Alves Aranha – Tide, no bairro Residencial Jardim Rossetti; e o CAPS Adulto, no bairro Jardim Eldorado, estão apresentando problemas estruturais.
Estas construções foram realizadas pelo Governo do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e encontram-se dentro do prazo de garantia. Portanto, a Prefeitura de Cosmópolis não pode realizar nenhuma intervenção.
O Estado já foi acionado para que sejam tomadas as devidas providências, com a máxima urgência, e os locais foram isolados para prezar a segurança da população”.

Crianças atendidas pelo CAPSi vão ao cinema
As crianças atendidas no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) participaram de um passeio, onde puderam assistir ao filme Sing 2 no cinema local. Na última semana, os usuários do CAPS adulto também realizaram o passeio.
No total, participaram do passeio 28 pessoas, entre pacientes e técnicos do Capsi. Esse tipo de atividade traz diversos benefícios, como inclusão social, fortalecimento de vínculo, além de trabalhar algumas questões comportamentais e emocionais do paciente em outro ambiente fora do Capsi.

CAPSi
Assim como o CAPS Adulto, o CAPSi é um serviço de atendimento psicossocial com foco na saúde mental das crianças atendidas.
O CAPSi está localizado na Rua Francisco de Mário, n° 478, no bairro Bela Vista III. Para mais informações entre em contato no telefone (19) 3812 1699.