Trilhas cosmopolenses

Secretaria de Agricultura organiza confecção de máscaras em Cosmópolis
Em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Campinas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Fundo Social e Secretaria de Educação e Cultura organizaram a confecção de 6.000 máscaras, em Cosmópolis. O Projeto Máscaras do Bem, idealizado pelo SENAR e Sindicato Rural de Campinas, foi responsável pela confecção de 12.000 máscaras, das quais 6 mil foram feitas em Campinas e as outras 6 mil em Cosmópolis. O objetivo inicial da confecção das máscaras caseiras foi proteger os agricultores rurais da pandemia do novo Coronavírus.

Palavras e frases dos senhores vereadores na sessão ordinária de segunda-feira, 01 de junho
“A Prefeitura deveria fazer convênios e tratar isso com uma extensão muito maior. Vários laboratórios fazem isso e os resultados dos exames saem no mesmo dia. Basta um pouquinho mais de vontade e talvez aplicar recursos onde realmente necessita”, disse o vereador Dr. Eugenio

“Também quero falar sobre uma emenda que é destinada ao Setor de Esporte de Cosmópolis, que vem sofrendo várias dificuldades e, muitas vezes, não tem material necessário para seus atletas. Nas escolinhas de atividades, várias modalidades esportivas não possuem material. Então, quero pedir ao Prefeito que com uma emenda no valor de R$ 415 mil seja comprado um ônibus para os atletas que, por muitas vezes, não têm dinheiro para comprar um tênis, para comprar alimento na outra cidade que vão representar sua modalidade esportiva com tanto amor, trazer vários títulos para nossa cidade. Gostaria de pedir, então, que, com essa verba destinada ao esporte, se compre um micro-ônibus para os nossos atletas”, disse o vereador Aldenis Mateus

“COVID-19 não é um ‘achismo’ meu, a recomendação é testar! E o nosso município não tem feito isso. A testagem é muito importante. Nosso município está deixando a desejar. Quando não damos um passo à frente, lá no futuro, será um passo atrás. Neste momento, vale a pena pensar no futuro!”, disse o vereador Zezinho da Farmácia.

“Temos uma situação de pandemia no país e a chegada do frio. Então, estamos solicitando à Prefeitura, mantendo essa questão do isolamento, para que faça uma arrecadação pré-agendada. A pessoa liga, agenda a doação, a retirada do agasalho e para que a Prefeitura faça a retirada, mantendo, assim, o distanciamento e sem deixar de levar os agasalhos para as pessoas com necessidade”, disse a vereadora Cristiane Paes

“Eu concordo com o que os vereadores estão falando, mas, eu não poderia sair daqui hoje sem salientar algo. É interessante lembrar que, este teste rápido, eu ainda não sei se está na hora de fazê-lo em massa, para ver se você tem os anticorpos. Esse teste rápido seria bom para ver se vai liberar o comércio, a escola, saber a porcentagem de pessoas que foram contaminadas para liberar a população. Porque se for assim, temos que fazê-lo todo dia”, disse o presidente Élcio Amâncio.

“(…) a situação chega a nossa cidade, onde temos um prefeito que não nos ouve, não nos atende. Parece que esquece que nós, vereadores, não somos Executivo, mas, estamos em contato direto com a população diariamente – e precisamos esclarecer suas dúvidas -, que nos passa sugestões de ideias, muitas delas sem custo algum para a Prefeitura, conforme discutidas aqui mesmo. Mas, o prefeito nos ignora, nem audiência para nos receber ele marca, temos médico, farmacêutico, e não conseguimos falar com o prefeito nem para trocar ideia, dúvidas, sugestões. Quero deixar essa mensagem de decepção. Nós, 12 vereadores, fomos eleitos para representar a população, trabalhar por ela, esclarecê-la e temos direito e necessidade de sermos ouvidos. Não é hora de ser político, direita, esquerda, centro ou meio, é hora de pensar na população. Fica minha decepção, também, com estes vídeos diários do Prefeito: um terrorismo em nossa cidade. Nós não estamos em situação tão complicada. Estamos sob controle. É claro que devemos manter esse controle, ficar em casa, usar máscara, álcool, mas não precisa ficar fazendo terrorismo nos vídeos para assustar nossa população. Gostaria que o Prefeito lembrasse dessa Casa de Leis da mesma forma que ele lembra quando precisa que se votem requerimentos de urgência para o Executivo”, disse o vereador Renato Trevenzolli.

“(…) o senhor copiou e colou resposta para o veto de dois pareceres, senhor Prefeito. Poderia ter dado uma resposta plausível, mesmo que negativa, mas, preferiu colar e copiar. Acho isso ‘chulo’, muito ‘chulo’”, disse o vereador Edson Leite.

“Precisamos, sim, ter um teste rápido. Defendo também a contratação de laboratórios conforme pedido do vereador Dr. Eugenio. Contando que essas pessoas estão esperando os dias para constatar o positivo ou não. Dos 25 casos, 19 estão curados e seis estão em recuperação. Infelizmente, tivemos um óbito. O que mais nos preocupamos é que as pessoas estejam se prevenindo com máscaras e no distanciamento social porque, infelizmente, muitas estão levando a vida como se nada estivesse acontecendo”, disse o vereador André Maqfran.

Eliane Lacerda e Rafael Piauí prestam homenagem ao trabalhador Ronaldo
“Ronaldo Lopes de Lima nasceu no dia 07 de dezembro na cidade de São Tomé-BA. Foi trazido para Cosmópolis em Outubro, com apenas 10 meses, junto da família. Com apenas um aninho em Cosmópolis, ele teve uma paralisa infantil e sofreu uma deficiência na perna esquerda. Com cinco anos, com fé, sua mãe relata que seu filho foi curado através de um milagre. Aqui em Cosmópolis, a família dele cresceu e junto dos irmãos estudaram em escolas da cidade. Aos 10 anos, perderam o pai, mas a mãe, com muita fibra, passou a criar os filhos. Vendo a dificuldade da mãe, com apenas 11 anos, Ronaldo começou a trabalhar, sempre ajudando a família. Não mediu esforços no trabalho. Muito carismático, passou por muitos trabalhos até o serviço público, no DAE. Infelizmente, anos mais tarde, teve sua vida interrompida, mas, acreditamos que Deus sabe de todas as coisas. Fica aqui a nossa homenagem, minha e a do Vereador Rafael para este trabalhador”, disse a vereadora Eliane Lacerda.

Nota da Redação: Todas as ‘Trilhas Cosmopolenses’ foram enviadas para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, mas, até o fechamento desta edição, não havíamos recebido nenhuma resposta. Fica espaço aberto para se pronunciar, de acordo com a Lei da Imprensa.