Trilhas Cosmopolenses

Vacinação contra sarampo
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na segunda-feira (04), a vacinação contra sarampo. O público alvo são crianças de 06 meses a menores de 5 anos e profissionais da área da saúde.
A vacina está sendo aplicada em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.
Documentos – Crianças: caderneta da criança + cartão nacional do SUS; Profissionais da saúde: comprovante de vacinação (caso possua) + cartão nacional do SUS.

Cosmópolis é representada em competições esportivas
Os grupos de corridas cosmopolenses, Mulheres da Corrida Oficcial e Demoris Running, representaram o município na competição IGT 23K, realizada na cidade de Igaraté.
No total, 20 atletas dos dois grupos participaram da competição e contaram com apoio da Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.
A competição teve percursos de 23 km e 10 km, percorridos por quase 6 mil atletas no sentido convencional.
O percurso da prova é misto, com um pequeno trecho de asfalto e o restante em estreitas estradas de terra entocadas em meio à natureza, passando por túneis de florestas, à beira da represa na distância de 23 km. Nos 23 km, existe um trecho de cerca de 3,5 km em que os participantes ganham cerca de 295 metros de altitude; a altimetria acumulada é de 899 metros.

“Todos contra o Aedes”
A Prefeitura de Cosmópolis realizou, no sábado (02), o mutirão contra a dengue, Zika e Chikungunya: “Todos contra o Aedes”.
Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde percorreram os bairros Beto Spana e Novo Cosmópolis.
O trabalho consiste na inspeção de casa em casa, fazendo o controle dos criadouros do Mosquito Aedes aegypti e no trabalho de educação em Saúde para a população.
Os agentes trabalham devidamente uniformizados para facilitar o reconhecimento da população.

Caso suspeito de dengue
Devido à constatação de caso suspeito de dengue, a equipe da Unidade Vigilância de Zoonoses e Ambiental de Cosmópolis (UVZA) realizou, na quarta-feira, 06 de abril, a pesquisa e busca ativa de outros possíveis casos de dengue nos bairros Recanto dos Laranjeiras e Jardim Chico Mendes.
As visitas nas residências aconteceram a partir das 8h. Essa intervenção é necessária e importante na prevenção e bloqueio de possíveis casos de dengue na região. Os agentes de combate a endemias estão devidamente uniformizados e de fácil identificação.

Cursos gratuitos de capacitação (1)
Nesta semana, a EMEP Milton Frungillo iniciou duas turmas para cursos gratuitos de capacitação.
O curso de Fabricação de Ovos de Páscoa e Bombons, realizado na cozinha do prédio da antiga ‘Macalão’, espaço cedido gentilmente pela Assembleia de Deus Madureira. A capacitação tem duração de 20 horas/aulas.
Outro curso que iniciou nesta semana foi o de Ajustes e Reformas de Roupas, com 36 horas/aulas, lecionado no prédio da escola profissionalizante.

Cursos gratuitos de capacitação (2)
Ambas capacitações são parceria entre a Prefeitura, por meio das Secretarias de Promoção Social, EMEP Milton Frungillo, Sebrae, SENAI e Fundo Social de Solidariedade de Cosmópolis.
Os recursos físicos, materiais e a instrução são cedidos gratuitamente pelo SENAI.
O objetivo dos cursos é preparar pessoas como microempreendedor individual para obter algum tipo de renda.

Banda Municipal se apresenta em Hortolândia (1)
A Banda Municipal de Cosmópolis foi convidada para participar, no último dia 27, do recital Uma Banda de Concerto – Homenagem ao Compositor Jacob de Haan.
O convite foi feito pela Banda Sinfônica do UNASP Hortolândia, em comemoração aos 10 anos da banda. O concerto foi realizado no município de Hortolândia e contou com a participação de 70 músicos e um expressivo público de mais de 300 pessoas.

Banda Municipal se apresenta em Hortolândia (2)
Com entrada gratuita, o concerto contou com apresentações temas do compositor Jacob de Haan sob regência dos maestros Daniel Roberto Sokacheski e Meire Ellen de Araújo.
A próxima apresentação da Banda Municipal, em parceria com a Banda Sinfônica do UNASP, acontecerá no mês de junho.