Trilhas Cosmopolenses

Concurso fotográfico ‘FelizCidade é…
As inscrições para a 2ª edição do concurso fotográfico “FelizCidade é…” foram prorrogadas e agora vão até o dia 28/05.
Inscreva-se e mande até 3 fotos para concorrer!
Mais informações no link: https://cosmopolis.sp.gov.br/cultura-abre-inscricoes…/

Aulas de zumba gratuitas (1)
A Secretaria Municipal de Esportes está oferecendo aulas de zumba gratuitas às terças e sextas-feiras. As aulas são lecionadas pelo professor de dança, Allan Richard, não há idade mínima para a participação e nem inscrições antecipadas.
De crianças a idosos, os benefícios da zumba podem fazer toda a diferença para a saúde. Conhecida como um estilo de dança animado, este tipo de atividade física promete melhorar a autoestima e o astral de qualquer pessoa.

Aulas de zumba gratuitas (2)
Benefícios: perda de peso; fortalece o sistema cardiovascular; estimula as tonificações dos músculos; e reduz o estresse.
Locais e Horários
Terças-feiras: EMEB Odila Amaral Bottcher, às 19h
Sextas-feiras: Quadra de esportes no bairro Nosso Teto, às 20h

Placa alerta sobre multa e descarte indevido (1)
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou a instalação de placa sobre descarte, multa e educação ambiental no bairro Nova Campinas, próximo a EMEB Antonio Pegorari. A pasta também realizou a limpeza do local.
Foram coletados resíduos urbanos que estavam fora da caçamba, restos de móveis, diversos objetos, produtos eletrônicos e etc.

Placa alerta sobre multa e descarte indevido (2)
A Administração Municipal pede a colaboração dos moradores do bairro e de toda a população para manter lugares públicos limpos e frequentáveis.
Para saber como fazer descartes corretos, entre em contato com a SAMA no telefone 3872-1605. O descarte irregular é crime! Caso presencie algum crime ambiental, denuncie no WhatsApp da Secretaria de Segurança Pública 3872-2600.

SAMA dá continuidade ao Programa de Florestamento de APP’s (1)
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) está dando continuidade ao Programa de Florestamento de APP’s – Área Preservação Permanente. O programa tem como objetivo capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de mudas e recomposição de APP’s, dando ênfase na formação de agentes multiplicadores naturais.
As APP’s são protegidas pela Lei n. 12.651/2012 (Novo Código Florestal Brasileiro) e têm a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, a fim de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Quando o produtor faz o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ele já fica sabendo se seu terreno tem uma APP e se é necessário fazer a recomposição vegetal com árvores nativas.

SAMA dá continuidade ao Programa de Florestamento de APP’s (2)
Para que um produtor rural possa continuar cultivando em uma propriedade é obrigatória a adoção de boas práticas de conservação de solo e água, uma vez que ela possui diversas fragilidades ambientais e demandam manejos diferenciados.
Os participantes, proprietários, produtores e trabalhadores rurais ficam cientes que é de extrema importância plantarem árvores onde houver necessidade de recomposição vegetal em suas propriedades e garantirem a regularidade ambiental e a continuidade da sua agricultura.
A finalidade do Programa de Florestamento é a produção 12.000 mudas de árvores nativas de espécies variadas para recomposição vegetal em Cosmópolis.
Nos dias 25 e 26 de abril, foi efetuado o Módulo II – Diagnóstico da Área, na propriedade rural Sítio Romolini, bairro rural Campos Sales, totalizando 16 horas.

Villa Musical realiza intercâmbio entre corais do projeto
O Villa Musical realizou, na noite de segunda-feira (25), um intercâmbio entre os corais do projeto. O evento aconteceu no Auditório XV de Outubro, na Escola Paulo Freire e reuniu aproximadamente 280 vozes dos corais das escolas municipais do 6º ao 9º ano e o Coral Municipal de Cosmópolis.
Os alunos tiveram a oportunidade de cantar e ouvir o Coral Municipal, com o objetivo de conscientizá-los que a formação musical é um processo contínuo, onde eles começam a cantar quando são crianças e podem, após concluírem o ensino fundamental, seguir participando da prática musical através do canto coral.