Trilhas Cosmopolenses

CaminhaCão acontece neste domingo (01)
A 2ª edição da CaminhaCão acontece neste domingo (05), às 8h30, com saída da Praça Presidente Kennedy (Praça do Rodrigo).
O evento será realizado pelas protetoras do Mudando Destinos e Casa Di Gato e Dog em prol da causa animal em Cosmópolis, com apoio da Prefeitura de Cosmópolis, por meio das Secretarias de Cultura e Esportes.

CaminhaCão acontece neste domingo (02)
As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (03), das 9h às 16h, na sede da Cultura, situada na rua Santa Gertrudes, 254. Para se inscrever, basta fazer uma doação de 3 kg de ração de cachorro ou gato. Os 100 primeiros inscritos ganharão uma camiseta do evento.
Toda a arrecadação será dividida entre os grupos de protetores do município.

SAMA dá início ao ‘Junho Verde’
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) iniciou na quarta-feira (01), as ações do ‘Junho Verde’.
A abertura aconteceu na sede da SAMA e contou com a presença do prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlinhos Bandola, representantes da APAGEP (Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiros de Paulínia) e funcionários públicos.
Na ocasião, foram apresentadas as atividades e projetos realizados durante todo o ‘Junho Verde’, que tem como objetivo incentivar, por meio da educação ambiental, os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.
O mês inteiro de junho é dedicado à conscientização da população quanto à preservação do meio ambiente.

‘Fumacê’
Na sexta-feira (27), a Prefeitura de Cosmópolis, por meio do Departamento de Zoonoses, iniciou a ação de testes com o carro pulverizador “Fumacê” nos bairros Residencial Andorinhas, Jardim de Lourdes e Parque São Pedro.
A atividade percorreu inicialmente esses bairros, pois é onde há maior número de registros de casos do mosquito Aedes Aegpyti.
O “Fumacê” é uma estratégia encontrada para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes. Esta é uma técnica muito utilizada durante os períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a Zika ou a Chikungunya.
O Departamento está seguindo um cronograma de atividades e, em breve, novas regiões do município também serão beneficiadas com a ação.

Terceira dose para adolescentes
Cosmópolis iniciou, na quinta-feira (02), a aplicação da dose adicional (terceira dose) contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos, que tenham tomado a segunda dose com intervalo de 4 meses. A vacinação ocorre em sete Unidades de Saúde, das 8h às 15h30.

NUESA divulga Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART) no Centro da cidade
Na terça-feira (31), data em que se comemora o “Dia Mundial Sem Tabaco”, a equipe do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA), da Secretaria Municipal de Saúde, esteve na Avenida Ester para divulgar o Programa de Apoio à Redução do Tabagismo (PART).
De acordo com o Núcleo, o tabagismo, além dos males que provoca na saúde e qualidade de vida, é considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a principal causa de morte evitável no mundo e também afeta o meio ambiente.

Sobre o PART
O Programa disponibiliza gratuitamente a medicação cloridrato de bupropiona e adesivos de nicotina, além de assessorar o paciente durante todo processo de tratamento.
Tem vontade de parar de fumar? Ou diminuir o consumo de cigarros? Já tentou e não conseguiu? Já parou de fumar e recaiu?
Participe do PART e tenha melhor qualidade de vida!
– Terça, às 8h30 – UBS Vila Cosmo – Rua Pedro Damiano, n° 327
– Terça às 13h – UBS Andorinhas – Rua Lavieiro Giuzio, n° 360
Em caso de dúvidas ou interesse, ligue ou envie mensagens pelo telefone e/ou WhatsApp do Núcleo de Educação em Saúde (NUESA) da SMS de Cosmópolis (19) 3872-1019.