Troca de alimentação industrial pela saudável cresce no Brasil

A busca por uma alimentação saudável, natural, orgânica e livre de produtos industriais vem crescendo, a cada dia mais, pela conscientização das pessoas, não só pela exploração animal, mas, também, devido a problemas de saúde.
O culinarista natural e presidente do VIVA, escola de estilo de vida saudável, Raul Lopes de Souza, explica que essas mudanças também estão relacionadas às questões éticas; muitas vezes, as pessoas tentam ser moralmente corretas com a alimentação, evitando, assim, doenças que podem surgir pelo consumo de alimentação errada. “Apesar de essa conscientização estar muito no início, as pessoas ainda têm muito que aprender. Isso se deve pela conscientização pela não exploração animal e pelas questões éticas; as pessoas querem ser moralmente melhores, e não desenvolvem doenças crônicas, que são totalmente relacionadas ao tipo de alimentação. Elas estão necessitando dessas mudanças de estilo de vida”, explica.
Os maus hábitos alimentares que a sociedade apresenta são originados pelas tradições, pela conveniência e também pelo gosto, que acabam prejudicando quem tenta mudar seus hábitos. Sendo assim, o número de desistências para mudar as rotinas alimentares também é grande.
Outra razão para que as mudanças não ocorram são os objetivos e metas estabelecidos que geralmente são altos, fazendo com que as pessoas não os cumpram. “As pessoas colocam objetivos muito altos e, assim, não dividem em minimetas, em pequenos passos, que são essenciais para quem quer mudar”.
Mas, para ter sucesso na tentativa, é necessário repetir a mesma ação, durante 21 a 40 dias ininterruptos, como afirma o culinarista. Desse modo, seria mais fácil acostumar com as diferentes refeições.
Os maus hábitos são mais fáceis de serem adquiridos do que os bons, dificultando para que aconteça a mudança. Mas, para que as pessoas se dediquem e consigam as metas, Raul afirma que é necessário que as pessoas coloquem objetivos e dividam com familiares e amigos suas metas e, assim, ficará mais fácil de cumpri-las. “A pessoa tem que dividir em quanto tempo cada alimentação vai levar, dividir como vai fazer, dividir com outras pessoas e, assim, as chances dela cumprir vão aumentar”, esclarece Raul.
Uma dica que o culinarista natural Raul dá sobre desenvolver o paladar dos alimentos é praticar o jejum, como ele mesmo fez para passar a gostar dos alimentos que não gostava, como as frutas. “Eu odiava fruta, não gostava, não comia, era uma vez ou outra, e aí eu comecei a fazer o jejum. Assim, quando eu ia comer, sempre começava pelo alimento que não gostava, que era a fruta. Então, eu comecei a gostar, pois, estava com fome e peguei gosto pela fruta”.
As frutas, que são ricas em fibras, vitaminas e cálcio, não devem ser substituídas por outros alimentos, pois, cada alimento vegetal apresenta seus benefícios para a saúde. Assim, para uma alimentação saudável, a fruta é um alimento essencial.
Um alerta que Raul faz é para os lanches rápidos que, geralmente, compõem produtos que fazem mal, por serem produtos fritos, refinados ou de origem animal. Assim, uma opção para fazer uma refeição rápida e saudável é começando pelas frutas, o mix de castanhas com frutas secas e pães integrais.
Assim, para ter uma alimentação saudável, é necessário que seja 100% vegetal, integral e natural, como explica e finaliza Raul. “Eu não diria quais os alimentos são os melhores para a alimentação saudável, o que eu oriento é que, para uma alimentação ideal, seria a refeição 100% vegetal, nada de origem animal, 100% integral, ou seja, nada refinado, e 100% natural, nada industrial. Isso seria o ideal e, assim, a vida das pessoas seria melhor. Na minha, foi assim e garanto que, para as outras pessoas, também será”.

Serviço:
O culinarista natural, Raul Lopes de Souza, juntamente com sua esposa, Neila Souza, marcarão presença na IASD Central Cosmópolis, entre os dias 28 e 30 de abril, apresentando palestras no Seminário de Saúde e Crescimento. Para mais informações sobre o evento, veja a imagem abaixo.

 

Raul Lopes de Souza Culinarista Natural Presidente do VIVA – Espaço Educativo de Saúde