Troca de óleo: veja qual é o momento certo para fazer a manutenção

Recomenda-se que ele seja trocado entre 5 mil a 10 mil quilômetros rodados

A troca periódica dos lubrificantes é parte fundamental no cuidado com o automóvel. Porém, é preciso que essa substituição seja feita obedecendo as orientações do fabricante do carro e, dessa forma, a vida útil do motor é prolongada.

Maria Edja e Erivaldo, proprietários da TecLub 4 Irmãos

A troca de óleo é necessária para que esse lubrificante continue atuando adequadamente sobre as partes móveis do motor, faça a limpeza de resíduos (partículas metálicas e impurezas) e continue ajudando no processo de troca térmica, mantendo, assim, o motor funcionando em condições adequadas.
Erivaldo Soares da Silva está no ramo de troca de óleo há sete anos com a TecLub. De acordo com o profissional, existe uma quilometragem ideal para ser feita a troca. “De um modo geral, recomenda-se que ele seja trocado entre 5 mil a 10 mil quilômetros rodados; ou todo ano, visto que esta é a média anual”, explica.
Caso o veículo tenha uso intenso, com muito tempo parado no trânsito – situação em que o motor permanece ligado, mas a quilometragem do veículo não se altera, ou então faz trajetos curtos em seqüência e não há tempo do motor atingir sua temperatura de trabalho -, o recomendado seria reduzir esse prazo pela metade.

TecLub 4 Irmãos
De acordo com Erivaldo, a rede TecLub é especialista na troca de óleo. “Começamos com a primeira loja na Rua Marcelo Lugli, 259. A aceitação da população foi muito boa. Com isso, veio a nova loja, maior e com tecnologia de ponta – atualmente, considero a sede da TecLub…”, conta Erivaldo.
Com a realização dos serviços na unidade, Erivaldo diz que gosta de dar como cortesia alguns serviços que costumam ser cobrados. “Incentiva o cliente a voltar e também é uma forma de agradecimento. A limpeza do ar condicionado é um diferencial que acabo incluindo para ser grato aos clientes. Se o carro não tem ar condicionado, por exemplo, coloco um ‘cheirinho’ de brinde para o cliente”.