Tudo o que você precisa saber sobre limpeza de pele

Etapas do procedimento: higienização, vaporização, extração, hidratação e proteção

A pele é o maior órgão do corpo humano. Esse órgão protege nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água e atua em sua termorregulação. Além disso, contém receptores que permitem a percepção de dor, tato, temperatura e pressão. A pele apresenta uma estrutura com duas camadas distintas, a epiderme e a derme.
A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
Após a epiderme, encontramos a derme. Ela é formada por tecido conjuntivo e nela estão localizados os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, folículos pilosos e as glândulas sudoríparas. A derme também pode ser dividida em camadas: a camada papilar e a camada reticular. A camada papilar, camada logo abaixo da epiderme, possui projeções que se encaixam na epiderme. A camada reticular é a camada mais espessa e é constituída por tecido conjuntivo mais denso.
Abaixo da derme, encontramos o tecido subcutâneo, conhecido também como tecido adiposo subcutâneo. Esse tecido não faz parte da pele, mas representa a região de união da pele com outros órgãos.
A limpeza de pele trata-se de um procedimento estético, que tem como objetivo remover as impurezas do rosto. Através desse procedimento, é possível eliminar resquícios de sujeiras do dia a dia, que estimulam a produção de radicais livres. Acumulados, eles podem favorecer o envelhecimento precoce da pele e aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, a técnica é usada para prevenir a formação de acne, tratar espinhas já existentes e remover cravos através da extração. Outro benefício é a uniformização do tom da pele, que pode ser percebida quase que instantaneamente.
Embora a limpeza de pele seja bastante conhecida por ser a salvação para quem possui tendência à oleosidade, quem tem a pele seca, sensível ou desvitalizada também pode (e deve) investir no tratamento sem medo. Nesses casos, vale lembrar que é necessária a ajuda de um profissional especializado para evitar possíveis reações, como manchas vermelhas no rosto, aumento da sensibilidade, irritação e inchaço na região. Além disso, é importante respeitar o intervalo entre as sessões recomendados pelo especialista.
Existe uma grande diferença entre a limpeza de pele e limpeza de pele comum. A primeira se trata de um procedimento que não deve ser feito todos os dias e que ajuda a limpar mais profundamente, tirando todas as impurezas acumuladas. Ela ajuda a desobstruir os poros e, consequentemente, tratar lesões e inflamações de acne. Quanto à frequência, a limpeza de pele deve ser feita mensalmente se sua pele for oleosa ou a cada dois meses nas peles secas e sensíveis.
Já a limpeza comum é um cuidado diário, que deve fazer parte de toda a rotina de skincare para limpar e eliminar as impurezas do dia a dia, como resquícios de maquiagem ou poluição. Nesse caso, o procedimento pode ser feito com água micelar ou um sabonete específico para o seu tipo de pele.

Alguns benefícios da limpeza de pele: ajuda a prevenir o surgimento de cravos e espinhas; remove as células mortas e estimula a renovação da pele; contribui para a redução e o controle da oleosidade; uniformiza a pele; combate os principais sinais do envelhecimento precoce, como rugas e linhas de expressão; promove a desintoxicação da pele; garante a sensação de pele limpa e suave por mais tempo.
Etapas da limpeza de pele:
higienização, vaporização, extração, hidratação e proteção.
Cuidados após procedimento: o uso do protetor solar é indispensável todos os dias, porém, ele é ainda mais importante após a limpeza de pele. Isso porque a região estará sensibilizada e, provavelmente, com edemas não cicatrizados, logo, a exposição solar sem a devida proteção pode ocasionar manchas na pele; não faça uso de ácidos ou de produtos a base de álcool por pelo menos 48 horas após a sessão; utilize produtos com efeito calmante, que vão contribuir para a cicatrização da pele.

 

Natália da Silva Galhardo CRBM:35624 – Biomédica Esteta – Fisioarte
F. 3872-7879