Tumores de mamas em animais são muito comuns

Os tumores mamários são muito comuns em cães e gatos. Há uma gama enorme de tipos de tumores que acometem os cães, podendo ser tumores benignos ou malignos. Já nos gatos, a maior parte dos tumores é maligna e altamente agressiva.

Sobre o tumor em animais:
“O tumor de mama é menos comum em machos e o mais comum em fêmeas. Acometem, no geral, animais mais velhos (com cerca de 10 anos de idade), de preferência em animais não castrados e animais que foram castrados após numerosos cios. Não há uma preferência por raça, todas estão sujeitas a esta neoplasia”, explica o médico veterinário José Franscico da Costa, mais conhecido como Chiquinho.
Em gatos, ocorrem menos do que em cães, “ficando em terceiro lugar. Animais velhos (cerca de 10 a 12 anos) são geralmente os mais afetados” pontua o veterinário.

Causas
Chiquinho explica que “o aparecimento desta neoplasia está relacionado com a produção de hormônios femininos,

José Francisco da Costa
Veterinário
CRMV-SP 24.666
Clínica Veterinária Colibri
Fone: (19) 3812-5448
Av. da Saudade, 2419

como o estrógeno e a progesterona”.

Riscos
O risco para o desenvolvimento do tumor mamário está relacionado com o número de ciclos estrais da cadela, “aumentando consideravelmente a cada ciclo estral e a administração de alguns progestágenos (vacinas para não deixar entrar no cio)”, alerta Chiquinho.
“Estas neoplasias podem ser múltiplas ou única, sendo palpáveis como nódulos, massas dentro das glândulas mamárias ou inflamatórias agressivas, podem apresentar aumento mamário difuso, edema e ulceração, até mesmo podendo se multiplicar em outros órgãos (metástases), como pulmão e linfonodos locais, levando o animal a óbito em pouco tempo”, enfatiza o médico.

Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico e palpação, mas deve ser feita a confirmação com o auxílio de algumas técnicas de diagnóstico, como exames de sangue, raio x, ultrassom, citologia e biópsia do tumor.

Tratamento
Na maior parte dos casos, o tratamento para o tumor mamário é a retirada dele cirurgicamente e, em alguns casos, é indicado também o tratamento quimioterápico.
“Não deixe de consultar o Médico Veterinário, pois, só através da consulta podemos identificar e orientar sobre a melhor forma de tratamento”, conclui Chiquinho.