Turismo de Eventos

Esse é um dos segmentos do turismo que mais movimenta pessoas e tende a atrair muitos visitantes, sendo que cada um deles é uma grande oportunidade de geração de renda...

O turismo de eventos tem como principal característicaa presença de visitantes como participantes de congressos, convenções, feiras, assembleias, encontros culturais ou festivais. Esse é um dos segmentos do turismo que mais movimenta pessoas e tende a atrair muitos visitantes, sendo que cada um deles é uma grande oportunidade de geração de renda, tanto para o promotor do evento quanto para o município-sede.
Isso porque quanto melhor o turista se sentir, mais vai permanecer no município. Dessa maneira, acaba consumindo em restaurantes, bares, lanchonetes, se hospedando, comprando lembrancinhas do local, querendo conhecer outros locais e passa a ser agente multiplicador tanto de renda quanto de informações positivas.
O turismo de evento beneficia amplamente o município, pois gera divisas em outros ramos da economia, já que o organizador e os participantes acabam consumindo no município, seja em uma prestação de serviço (locação de tendas, decoração, som, iluminação, entre outros), alimentos comprados em um supermercado como matéria prima (no caso de barracas ou foodtrucks) ou até mesmo o local de realização do evento, que muitas vezes é locado ou taxado.
E os organizadores de eventos, sejam de iniciativa pública ou privada, precisam fazer o evento ocorrer da melhor forma possível para garantir que em próximas edições atraia as mesmas pessoas, assim como novos visitantes, desenvolvendo esse ramo turístico.
Apesar da pandemia, o Turismo apoiou e realizou alguns eventos em 2021. Um deles foi a 1ª ECOTUR (Caminhada de Ecoturismo de Cosmópolis), no dia do aniversário da cidade e atraiu várias pessoas.
Apoiamos também eventos privados, como o Festival do Torresmo, a Cosmo Cavalgada e a Etabuh Experience. Comparecemos em eventos esportivos, como a BMX, a graduação da Academia Gracie Barra e no Festival e Exame de Artes Maciais Centro de Treinamento Dragão Chinês, que atraíram atletas e famílias do Brasil inteiro.
Um dos produtores de eventos em Cosmópolis é o Thiago Bueno, que realizou, em dezembro, o Etabuh Experience. O evento contou com 1.300 pessoas, o DJ relata que conteve o número de participantes para segurança e conforto de todos, por conta da COVID. Disse também que exigiu a apresentação da carteira de vacinação completa contra COVID e que esse fato resultou no aumento da procura pela vacinação no município, sendo parabenizado por isso. Essa consciência dos promoters e do público é muito importante para o momento que estamos vivendo. A festa trouxe várias pessoas das cidades vizinhas e até de outras mais distantes, como São João da Boa Vista.
Outro produtor de eventos em destaque é o Eduardo Salmistraro Carvalho (Gigante). Já realizou grandes eventos em Cosmópolis, principalmente relacionados a FoodTruck. Seus últimos eventos foram o Festival do Torresmo e a CosmoFest; eventos que atraíram milhares de pessoas de Cosmópolis e de toda região.
Eu gostaria de frisar que eventos são muito importantes para o desenvolvimento turístico de um município, sendo assim, sempre haverá apoio do Turismo nos eventos realizados no município, desde que estejam dentro da lei e atendam às normas de segurança, em todos os sentidos.
O Turismo já está planejando um calendário de eventos para 2022. Serão vários, começando com o 1º Pedal ECOTUR – Cicloturismo e Sustentabilidade, a ser realizado no dia 30/01. Fiquem atentos à nossa programação!

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Sílvio Alves / Fotos cedidas gentilmente pelo Thiago e pelo Eduardo
Facebook: Turismo Cosmópolis