TURISMO GASTRONÔMICO – BOTECO DO TERGOLINO

Locais assim são muito importantes, pois contam um pouco sobre a cultura local e atraem pelas delícias que oferecem

Existem locais que passeiam entre a história e a gastronomia. Locais assim são muito importantes para o Turismo, pois contam um pouco sobre a cultura local e atraem pelas delícias que oferecem.
Primeiro bar de Cosmópolis, verdadeiro patrimônio da cidade, o Boteco do Tergolino acompanhou a história e o desenvolvimento do nosso município. Foi fundado na sede da Usina Ester, no clube em 01/02/1945, por José Tergolino. Com o passar do tempo, seus filhos Osmar, Odair e Adilson Tergolino foram trabalhar no bar.
O bar era muito frequentado por todos. Algumas pessoas que iam para beber cerveja, outras refrigerantes e para comer o famoso torresmo. Era um lugar muito procurado também por crianças, que muitas vezes iam de bicicleta até a Usina brincar no parquinho em frente ao bar e se empanturravam dos doces vendidos no local. E como era grande a variedade de doces! Ia desde os doces tradicionais de boteco, como cocadas, paçocas, doces de abóbora até sorvete de massa!
No bar também vendiam peças inteiras de mortadela (que ficavam penduradas no teto, como era de praxe), compotas, conservas. Essas últimas são famosas até hoje.
Porém, com a mudança de administração da Usina, veio a demolição das colônias da Usina e, entre os prédios que seriam demolidos, estava o clube e o bar. Foi nesse momento, em 1997, que os Irmãos Tergolino abriram o bar que existe até os dias de hoje, na altura 11 da Avenida Ester.
Com o falecimento do Osmar e depois do Adilson, o irmão mais novo assumiu o bar junto com o sobrinho Álvaro. Quando veio a pandemia, o bar perdeu muito movimento e foi decidido que ele seria fechado.
Então, a neta do Osmar e filha do Álvaro, Sofia Tergolino, transformou o amor por suas memórias de infância em energia para mudar essa história. Não aceitou o fim do bar, então, abandonou sua carreira de Engenheira Mecânica, reformou o local e batizou de Boteco Tergolino.
Desde então, ela toca a administração do bar, atende os clientes, desenvolveu novas porções, resgatou outras, como as conservas e aprendeu a fazer o torresmo da mesma maneira que o seu bisavô, utilizando, inclusive, a mesma panela, para não ter erro! Os clientes mais antigos dizem que o sabor é exatamente o mesmo do início do bar.
Sofia conseguiu conciliar a tradição de sua família através dos pratos, da estrutura do bar e de alguns itens decorativos que pertenciam aos tios, com a modernidade dos botecos atuais, apresentando novas porções (mas sempre buscando a identidade de comida de boteco), mantendo o bar aberto à noite e oferecendo toda sexta-feira música ao vivo, o que tem atraído muitos jovens ao local. O boteco tem recebido muitos visitantes de cidades vizinhas, como Holambra, Paulínia, Campinas, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho. Recebe também diversos motoclubes, colando seus adesivos na parede.
O Boteco Tergolino fica na Avenida Ester, número 11, bem no centro da cidade. O telefone / WhatsApp é (19) 99332-4498. Atende de segunda a sábado, das 09h às 21h. Tanto no Facebook quanto no Instagram, como “Boteco Tergolino”.

Facebook: Turismo Cosmópolis
Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Silvio Alexandre Alves