Turismo Gastronômico – Gosto Caseiro

A marmitaria Gosto Caseiro pode ser descrita assim, um lugar singelo por fora, mas memorável em sua essência

O turismo, muitas vezes, é feito também de descobertas. Muitas vezes, um bairro longe do centro pode esconder verdadeiros achados. Principalmente em uma cidade como Cosmópolis, não é difícil encontrar locais assim, singelos por fora, mas memoráveis em sua essência.
A Marmitaria Gosto Caseiro pode ser descrita dessa maneira. Aos olhos desatentos e apressados, parece apenas um restaurante comum, mas, ao nos aprofundarmos em sua história, é possível perceber sua importância.
A proprietária, Aureni da Silva Ribeiro Toledo chegou em Cosmópolis com 20 anos de idade. Trabalhou desde jovem na cozinha, aprendeu o ofício em cozinha industrial. Após se separar de seu marido, foi embora para Minas Gerais e, depois de um tempo, retornou para Cosmópolis.
Então, ela se viu desempregada, precisava sobreviver. Em 2002, sua irmã Sirlei lhe estendeu a mão oferecendo para ela sua cozinha, onde ela começou a fazer marmitas, primeiro para os vizinhos, amigos.
Em pouco tempo, sua comida começou a fazer sucesso, seu número de clientes cresceu. Surgiu, então, uma oportunidade: montar um restaurante, trabalhando na cozinha de um hotel, ficando por 3 anos. Com o fim das paradas de trabalho da REPLAN, o hotel entrou em crise, foi fechado e, junto com ele, seu restaurante.
Ela resolveu, então, levar o restaurante para sua própria casa, que construiu batalhando muito. Nos dias de hoje, o Restaurante Gosto Caseiro possui clientes fiéis e assíduos e continua entregando marmitas. O movimento é grande! A comida é extremamente saborosa, com gostinho de comida de mãe. Aos sábados, eles servem Feijoada e Churrasco feito na hora.
O Gosto Caseiro fica na Rua Luiz Strazzacappa, nº 738 – Parque São Pedro. O telefone é 98740-3943 e 98765-1739. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30, e aos sábados, das 11h às 15h.

Fotos: Sílvio Alexandre Alves
Texto: Letícia AtmannFrungilo
Facebook: Turismo Cosmópolis