Turismo Gastronômico – Restaurante do Ceará

Local proporciona uma verdadeira imersão nos costumes locais, fazendo com que o visitante vivencie experiências novas

A ligação entre o turismo e a gastronomia é grande e muito importante. O turismo gastronômico é definido como o ato de apreciar a culinária de determinada localidade, experimentar seus pratos típicos, o que a comunidade consome. Isso proporciona uma verdadeira imersão nos costumes locais, fazendo com que o visitante vivencie profundamente experiências novas.
Existem estabelecimentos que oferecem essa vivência de forma intensa, principalmente, porque são tradicionais na cidade. Normalmente, são locais muito frequentados pelos moradores do local. Aqui em Cosmópolis, temos alguns exemplos e um deles é o Restaurante do Ceará. Aberto desde 1993, não existe como falar de Cosmópolis sem citar o Ceará.
O proprietário, Josaniel de Oliveira, e sua mulher, a Rosilene Ap. de Oliveira Lage, arrendaram o local que, antigamente, era conhecido por Porções e Cia, estabelecimento que estava praticamente fechando. Na época, ele trabalhava no Ranchão, local que estava desde seus 14 anos, onde aprendeu tudo sobre o negócio, desde lavar verduras até gerenciar.
O casal relata que o início foi muito difícil, eles precisaram reerguer o local, muitas vezes não tinham clientes; porém, aos poucos, foram ganhando a confiança das pessoas e, depois de aproximadamente um ano, conseguiram comprar o ponto.
A partir daí, mudaram o nome do local para Restaurante do Ceará, aproveitando que o Josaniel era muito conhecido por seu apelido, apesar de ser potiguar de nascença. Depois de muitos anos de luta, muitas dificuldades, nos dias de hoje são merecidamente reconhecidos.
O restaurante está sempre com movimento e seus clientes são fiéis. A Rosi conta que existem clientes que ela mesma colocou no cadeirão quando eram crianças e, hoje, trazem seus filhos e os colocam no cadeirão; é um sucesso que alcançou várias gerações.
Eles declaram que o restaurante é uma extensão de sua casa, foi onde a vida deles aconteceu. As duas filhas do casal (Bruna e Fernanda) foram educadas enquanto eles trabalhavam; muitas vezes, fazendo tarefas de casa em meio aos clientes. Alguns até ajudavam! Uma das filhas foi pedida em namoro durante o expediente do restaurante, com participação dos clientes. A filha mais nova, a Fernanda, mesmo trabalhando na sua área de formação, que é fisioterapia, ajuda aos pais no horário de almoço. A Bruna atualmente não vive no Brasil.
O Restaurante do Ceará atende todos os dias, das 11h às 14h30, e às sextas e sábados, das 18h30 às 23h30. Durante o dia, atende buffet, entrega marmitas e também serve à la carte. Às noites, servem à la carte, pizzas e lanches. A especialidade da casa é o Filé à Cubana e o Filé do Chef.
O endereço é Rua Dr. Campos Sales, nº 481, Centro. Telefone: 3872-7070 (também é WhatsApp). No Instagram são encontrados como @restaurantedoceara e no Facebook como Restaurante do Ceará.

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis