Turismo Gastronômico – Restaurante e Churrascaria Casinha

O Restaurante e Churrascaria Casinha representa nossa região, sendo o restaurante mais antigo de Cosmópolis que permanece funcionando; sua inauguração foi em março de 1987

O turismo está muito ligado à identidade do lugar. Identidade é o que faz com que as pessoas se desloquem para ter experiências diferentes da sua realidade. Um ponto essencial para essa busca é a gastronomia local e conhecê-la possibilita conhecer profundamente seus costumes.
O Restaurante e Churrascaria Casinha representa nossa região, sendo o restaurante mais antigo de Cosmópolis que permanece funcionando; sua inauguração foi em março de 1987. Eles têm muita história pra contar e, como todo restaurante familiar, a história do estabelecimento se mistura com a história de vida.
O Sr. Waldemir Rasmussen era de Americana e vendia jogos de cama de porta em porta nas cidades da região em sua Perua Kombi. Em uma de suas vindas a Cosmópolis, ficou sabendo de um restaurante que estava à venda, em um lugar pequeno. Foi fazer uma proposta para o proprietário, oferecendo o seu automóvel de entrada para comprar o restaurante e pagar o restante conforme fosse conseguindo. E não é que a proposta foi aceita?
Por dez dias, ele e sua esposa Emília trabalharam junto com antigo dono, aprendendo a gerenciar o lugar. Depois disso, enfrentaram com coragem todos os desafios que surgiram. Como era um espaço pequeno, os clientes costumavam falar que iam almoçar na casinha e, passado um tempo, o Sr. Waldemir passou a ser chamado de Casinha, assim como o restaurante.
Com o aumento de clientes, precisaram de um lugar maior. O Casinha comprou um terreno com uma edícula, que reformou, transformando em uma casa para a família morar e na frente, construiu o restaurante, que está estabelecido até hoje.
Uma das histórias que ele conta é que, certo dia, um cliente, apelidado de João Japonês, viu que eles faziam as compras a pé com carrinho de feira. Ele, num ímpeto em ajudar, deixou a chave do próprio carro no balcão e disse: você me paga quando puder; virou as costas e foi embora. Esse fato emocionou a todos que ali estavam.
Depois de muita luta e trabalho, hoje estão bem estabelecidos. As quatro crianças do casal cresceram. Hoje, a filha mais velha e a mais nova, Patrícia e Sara, tocam o restaurante. O Júnior, que é o segundo filho do casal, trabalhou por muito tempo com os pais e decidiu empreender seu próprio negócio, o Bar do Casinha, em Artur Nogueira, conquistando também muito sucesso. A Vanessa, a filha do meio, também tem seu próprio comércio.
O Restaurante Casinha serve comida caseira, tendo como carro chefe a Berinjela à Parmegiana, que está presente todos os dias no cardápio. Oferecem também churrasco, massas e saladas. Eles servem almoço em buffet, por quilo. Atendem das terças-feiras às sextas-feiras, das 11h às 14h; e sábados e domingos, das 11h30 às 14h40.
O restaurante fica na Rua Dr. Moacir do Amaral, nº 701, na Vila José Kalil Aun. F: (19) 3812-7863 / 99852-5159 (WhatsApp). Atendem delivery pelo WhatsApp, pelo próprio site: http://instadelivery.com.br/casinha e no aiqfome.

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Silvio Alexandre Alves / Fotos antigas cedidas gentilmente pela família
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis