Turismo Gastronômico – Umbrella Gastronomia

A proposta gastronômica é de oferecer um passeio pelo Brasil

Turismo é feito de experiências, vivências, sentidos. As pessoas saem de seus pontos de origem em busca disso. Existem lugares únicos e especiais que são capazes de proporcionar tudo isso. Em Cosmópolis, existe um local assim; o Umbrella Gastronomia e Eventos.
Assim que se entra no restaurante, a beleza do lugar enche os olhos. Cada canto foi criado pensando nos mínimos detalhes para ser aconchegante, acolhedor e agradável, além de a decoração ser de extremo bom gosto, trazendo muito verde, flores e cores. A boa música enche o ar, o aroma delicado está presente em tudo. Só assim é possível descrever.
O estabelecimento nasceu quando o proprietário Vladimir Stein Barbosa, um pouco antes da pandemia, fechou seu antigo bar de 25 anos em São Paulo, o Barnaldo Lucrécia. Stein conta que seu bar era “celeiro” de grandes sucessos da MPB, que no início da carreira, lá se apresentavam, como por exemplo, o grande Chico César, Otto, Maria Alcina, Vanuza, Filó Machado, Roberta Sá, Fafá de Belém e a filha, Mariana, e tantos outros.
Quando se viu afastado do grande centro que é São Paulo, em meio à natureza, começou a refletir no que as pessoas iriam buscar no período de pós pandemia. Chegou à conclusão que seriam locais que proporcionassem refúgio em meio à natureza, grandes áreas abertas, onde fosse possível o distanciamento social. Tudo isso aliado a uma excelente gastronomia.
Por meio de parcerias locais, ajudou a montar o Umbrella, onde o cliente tem contato com a natureza, ao ar livre, com boas músicas, vivendo experiências únicas. A ideia dele foi realmente trazer a experiência adquirida em São Paulo para este ambiente.
A proposta gastronômica é de oferecer um passeio pelo Brasil. O carro chefe é a Feijoada, mas o espaço também oferece moqueca, tutu de feijão, bolinho de arroz, entre outras delícias, sempre buscando a identidade da comida brasileira.
O sucesso já é tamanho que o restaurante atrai não somente cosmopolenses, como pessoas de toda região, além de turistas de São Paulo.
Stein explica que o Umbrella tem três pilares. O primeiro é o restaurante em si, com um conceito de área rural, onde são oferecidas gastronomia brasileira, música brasileira de qualidade, em um espaço que valoriza a natureza.
O segundo pilar é o projeto social, o Grupo de Amigos de Cosmópolis e Artur Nogueira, que consiste na arrecadação de alimentos para alimentar pessoas que estão em situação vulnerável. Stein comenta que, como cozinheiro, não pode aceitar pessoas passando fome ou comendo lixo, cena que viu e o chocou muito logo no início da pandemia.
Antes do Umbrella nascer, o grupo utilizava a estrutura da cozinha da Comunidade de Santo Antônio de Artur Nogueira; tudo de maneira extremamente organizada. Os amigos que aderiram à ideia se dividiram em equipes de comunicação, coleta de alimentos, cocção e entrega das marmitas. O chef Stein está envolvido em todos os momentos do processo. Além disso, muitas vezes, o grupo distribui cestas básicas para famílias que foram mais afetadas pela pandemia. Quem quiser ajudar, pode levar doações nas sedes da UNIP de Cosmópolis e Artur Nogueira, no Móveis Carão e na Casa da Ração, parceiros do projeto. Importante informar que o grupo possui um cadastro das famílias que recebem ajuda.
Enquanto o projeto estava em andamento, paralelamente nasceu a ideia do Umbrella e, quando a cozinha de lá ficou pronta, o grupo já tinha uma nova base de trabalho.
O terceiro pilar ainda está em construção e será uma escola de gastronomia para jovens aprendizes em busca do primeiro emprego. O Umbrella será um restaurante-escola focado no jovem aprendiz. A ideia é trazer jovens de famílias de baixa renda para o restaurante com o objetivo de ensinar a servir, a atender, e como é todo o processo dentro de um restaurante, desde a abertura até o fechamento, assim como é o processo de gerenciar a própria vida.
No futuro, esse curso servirá como uma ponte para esses jovens trabalharem em restaurantes, bares e hotéis da cidade; abrindo possibilidade de obter seu primeiro emprego.
Desde o início, o Umbrella abre somente aos domingos para o almoço. Em breve, entretanto, abrirá às sextas à noite para happy hour e jantar.
O Umbrella Gastronomia fica na Rua Ernesto Estefanini, chácara 1, ao lado do Campinho, no Bairro Nova Campinas, em Cosmópolis. O telefone de contato e WhatsApp é (11) 97112-5150. No Facebook, a página é UmbrellaGatronomia e Eventos e no Instagram é Umbrella_gastronomia_eventos

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis