Última atualização da Prefeitura é de 120 casos suspeitos de Coronavírus em Cosmópolis

O número de casos suspeitos de Coronavírus em Cosmópolis saltou para 120 de acordo com a atualização da assessoria de comunicação da Prefeitura de Cosmópolis, no dia 12 de abril, domingo. Ainda de acordo com este boletim, são 55 casos investigados, seis descartados, nenhum confirmado e, até o momento, sem resultados dos exames do Instituto Adolfo Lutz, que está em colapso.

Coronavírus em Cosmópolis
No decreto para Cosmópolis, que dispõe sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais e impõe medidas de restrição de circulação e aglomeração de pessoas no período de quarentena, constam as seguintes medidas:

*Permanece horário especial e exclusivo para idosos acima de 60 anos de idade nos supermercados.
*Permanece decretado estado de emergência para o município, bem como, calamidade pública para enfrentamento da doença.
*Permanece a quarenta nos estabelecimentos comerciais.
*Permanecem as medidas de restrição quanto ao funcionamento de estabelecimentos e circulação de pessoas no município.
*Estabelece meios de distanciamento seguro entre funcionários no interior do estabelecimento, respeitando o mínimo de 2 metros.
*Providência dos equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para cada um de seus funcionários.
*Organizar a retirada de mercadorias de forma a não permitir a aglomeração de pessoas.
*O estabelecimento comercial que adotar o sistema de drive-thru ou delivery deverá franquear acesso aos servidores públicos municipais encarregados da fiscalização.
*A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito procederá na orientação e fiscalização dos estabelecimentos comerciais.

Quais são as atividades essenciais e autorizadas a funcionar com as
restrições?
Farmácias; Hospitais; Clínicas médicas, odontológicas e laboratórios; Supermercados, mercados, padaria, açougues, peixaria, hortifruti; Transportadoras; Serviços bancários, lotéricas e Correios; Serviços de segurança pública e privada; Serviços de transporte por Táxi ou transporte por aplicativo. Loja de alimentação para animais; Postos de
combustíveis, oficinas mecânicas e auto-elétricas, borracharias, oficinas de funilaria, serviços de guincho e Lava jato.

Quais são as atividades com funcionamento através de drive-thru ou delivery sem acesso ao estabelecimento?
Lanchonetes, bares, restaurantes; Lojas de insumos e defensivos agrícolas; Sorveteria e Pizzaria; Serviços de telefonia; Lojas de serviço de internet; Lojas de variedades e Lojas de tintas; Distribuidoras de gás; Vidraçarias; Autopeças; Gráficas, papelarias,
óticas; Lojas de materiais de construção, oficinas de bicicleta, concessionária de motos e veículos e lojas de eletrodomésticos.