“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o encontrou, descobriu um tesouro” Eclesiástico 6, 14

“Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra e Meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” Jo 14,24

Na semana em que comemoramos o Dia do Amigo: 20 de julho, trago, para nossa partilha, esse trecho do livro do Eclesiástico, que fala sobre a amizade. Se olharmos todo o início desse capítulo do Livro Sagrado, veremos várias frases alusivas a esse tema.
Eu costumo dizer que amizade é uma das provas concretas do amor de Deus por nós, porque amigos de verdade são dádivas preciosas que o Senhor nos dá, como bem diz a Palavra, quem o encontra, descobre um tesouro.
Sendo que esta página do nosso jornal se chama Caderno de Jesus, acredito eu que não há nada mais oportuno do que refletirmos sobre a amizade em relação a Ele.
Vemos no cotidiano, ainda mais agora com a facilidade das redes sociais, muitas frases falando que Jesus é nosso melhor Amigo, que Ele está sempre conosco, que não nos abandona, e tudo isso é verdade; realmente, Ele é um Amigo com todas as letras. Mas, e nós? Somos realmente amigos Dele? Assim como Ele é um bom amigo para nós, nós somos recíprocos com Ele?
O Senhor diz no Evangelho de São João: “Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra e Meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos Nossa morada” Jo 14,24. Ser um bom amigo de Jesus é viver Sua palavra, ser um bom amigo de Jesus é ser também um bom discípulo, isto é, um bom seguidor, um bom imitador do Mestre, ter os mesmos sentimentos e atitudes Dele.
Ao mesmo tempo que devemos ser muito gratos por esse tesouro precioso, que é a amizade de Jesus, felizes nós que acreditamos Nele, devemos também entender, essa e toda amizade como um compromisso. Ao final das contas, ninguém é amigo sozinho. Se eu sou amigo de alguém, mas eu percebo que essa pessoa não tem a mesma consideração por mim, aos poucos essa relação vai terminando. Pois bem, não podemos correr o risco de perder nossa linda relação de amizade com o Senhor, Ele sempre está, Ele nos ama infinitamente, mas, para que essa amizade realmente dure, nós também devemos amá-Lo e corresponder à altura.
Escutemos a voz do nosso grande Amigo, ouçamos Seus conselhos e ensinamentos, sigamos Seus passos e, com certeza, todas as nossas amizades serão melhores, pois, com Ele, aprendemos a amar, a respeitar e valorizar os “tesouros” que Deus nos concede.
Valorize os amigos que você tem, cultive relações sinceras e duradouras, gaste seu tempo com quem te faz e te quer bem.
Um abraço do meu jeito e do meu tamanho.
Deus te abençoe.

Pe. Diego F. Humeniuk
Pároco da Paróquia Santa
Gertrudes de Cosmópolis