Aline, Isabel e Larissa abordaram o tema para ser entendido em todas as faixas etárias, com mensagem universal e impactante
Cosmópolis e Artur Nogueira ganharam destaque na literatura com o lançamento do livro “Um Encontro Possível”, escrito por três colegas de faculdade: Isabel de Souza Legrady e Larissa Beatriz Zanco Pereira, moradoras de Cosmópolis, e Aline Nobue Maeda, de Artur Nogueira. A obra reflete o talento literário das autoras e também abraça o tema da inclusão, oferecendo uma mensagem universal e impactante.
A origem da ideia na educação inclusiva
A inspiração para escrever o livro surgiu durante a graduação em Psicologia, com uma matéria sobre Educação Inclusiva. “A matéria nos convidava a produzir um livro infantil, e decidimos abordar a temática da inclusão em sua amplitude”, compartilharam as autoras.
As autoras explicaram que a escolha do tema foi influenciada por suas próprias experiências de vida e relações com outras pessoas; a conexão pessoal com a inclusão trouxe uma profundidade única ao projeto.
Público alvo universal
“Um Encontro Possível” busca transmitir uma mensagem de inclusão para todas as pessoas, independentemente de deficiências, neurodivergências, orientação sexual, etnia ou background social. A metáfora das peças de quebra-cabeça representa a diversidade de indivíduos que podem se sentir excluídos, incentivando uma perspectiva mais empática.
Embora tenha sido inicialmente concebido para colegas de classe e professores, as autoras esperam que o livro alcance um público diversificado, desde crianças até idosos. Acreditam que a mensagem de inclusão é universal e pode ser compreendida por pessoas de todas as idades.
Construção da narrativa
Durante o processo de escrita, o desafio principal foi encontrar uma linguagem acessível, mas ao mesmo tempo apropriada para abordar o tema da inclusão de maneira respeitosa. As autoras buscaram equilibrar a simplicidade com a importância do assunto. Com isso, a mensagem que as autoras esperam que os leitores levem consigo é a importância da comunicação como base para o entendimento. Encorajam a prática da escuta ativa, sem preconceitos, para construir pontes de compreensão entre diferentes realidades.
A experiência de escrever “Um Encontro Possível” fortaleceu o carinho das autoras por livros infantis e seu poder de gerar reflexões emocionais. Com a positiva recepção, as três já demonstram vontade de continuar explorando esse gênero e abordando temas relevantes em suas futuras obras.