Uma boa alimentação pode ajudar a prevenir várias doenças, como por exemplo, a gripe

“Uma alimentação equilibrada e
individualizada é aliada do sistema imunológico e alguns nutrientes  essenciais para uma
atividade eficaz, como zinco, selênio, manganês, cobre, ferro, magnésio, vitamina D, C, ômega 3, entre outros”

Nos meses de inverno, é muito comum encontrar pessoas com sinais e sintomas de gripes, resfriados, rinite, asma, bronquite e infecções respiratórias no geral. No frio, além das temperaturas amenas, o clima é mais seco e, com isso, ocorre aumento das partículas de poluição; as vias aéreas ficam mais secas, o que faz com que as pessoas fiquem mais susceptíveis aos patógenos (a gripe). De acordo com a nutricionista Daniela Menardo, a gripe pode ser prevenida por atos do dia a dia, e isso inclui a alimentação.
“Algumas atitudes do dia a dia, como manter o corpo aquecido e evitar choque térmico, contribuem para nos proteger contra essas doenças. No entanto, manter o sistema imunológico em bom funcionamento é uma das principais armas que temos. Uma alimentação equilibrada e individualizada é aliada do sistema imunológico e alguns nutrientes essenciais para uma atividade eficaz, como zinco, selênio, manganês, cobre, ferro, magnésio, vitaminas D e C, ômega 3, entre outros.
Adicionar alguns alimentos na alimentação nesta época do ano pode garantir uma melhora do sistema imunológico. Entre os exemplos desses tipos de alimentos, estão o alho, que é um alimento antisséptico e anti-inflamatório, e possui excelentes resultados no combate às gripes e resfriados. O suco de laranja, principalmente devido ao teor considerável de vitamina C, também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável como um todo, rica em frutas, legumes, verduras, oleaginosas, peixes e óleos essenciais”, explica Daniela.
A nutricionista também cita mais exemplos de alimentos que podem prevenir a gripe e fortalecer o sistema imunológico. “Gengibre e própolis são uma boa ideia para investir, eles fortalecem o sistema imunológico e têm propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas. O gengibre contém zinco, mineral essencial para várias funções do organismo, e a própolis age como um eficiente fotoquímico, que pode ser usado tanto para prevenir quanto para combater infecções. Sugiro 15 gotas diluídas em um pouco de água ou chás de sua preferência antes de dormir.
O ideal é manter o corpo nutrido sempre! Abacaxi, limão, laranja, morango e acerola são ótimas opções como fonte de vitamina C.

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira
Nutricionista Funcional e Esportiva. CRN 10334
Fone: 3872 3008 / 3882 2668

As proteínas também devem ser priorizadas em todas as refeições, inclusive, nas intermediárias, pois todo nosso corpo é composto por proteínas e elas estão totalmente envolvidas ao nosso sistema imune, por possuírem aminoácidos importantes na produção de anticorpos. São elas carnes, ovos, leites e derivados.
Outros alimentos poderosos são o agrião, o brócolis, o espinafre e a rúcula. Vegetais e folhas verdes são, além de fontes de vitamina C, alimentos ricos em vitamina A, ferro e clorofila, substâncias que também dão uma turbinada na imunidade do organismo. Mas, para melhor resultado, converse com seu nutricionista ou médico sobre a melhor forma de utilização para você”, finaliza.