Uma escolha de como ser lembrado

Neste dia 2 de novembro, em todo o Brasil, é feriado, celebra-se o como o dia dos mortos. Esta data nos obriga a lembrar que somos mortais neste corpo, somos finitos. É o dia dos mortos, mas o refletir é para os vivos, as ações são para os vivos, a lembrança do fim é para os vivos. 2crônicas 21;20 nos fala acerca do rei Jeorão que morreu e foi sepultado sem deixar saudades. O texto não diz que ele não foi lembrado, mas diz que não deixou saudades.
Enquanto vivos, não deixar saudades para nós é como cair na insignificância ou no esquecimento, isso se deu a Jeorão pelo fato dele ter praticado muitas maldades durante o seu reinado, que durou 8 anos. Perceba que, durante os 32 anos anteriores, ele não fez nada para ter esta má reputação, porém, quando assumiu o trono e se fortificou nele, começou a praticar os males que o levariam àquele triste fim e esta péssima reputação e lembrança. O que fazemos enquanto vivos diz tudo de como seremos lembrados depois de nossa partida.
Há pessoas que, fisicamente, ainda não morreram, mas, pelo fato delas não fazerem mais parte do nosso convívio, não temos nenhuma saudade. Estas são pessoas que nos fizeram sofrer, nos desonraram, perseguiram-nos, não nos valorizaram.
Já outras ainda estão vivas ou mortas, porém, delas temos imensas saudades, pois, ao lado ou no convívio com elas nos sentíamos honrados, amados, valorizados e fizeram nos sentir pessoas importantes.Nos alegramos por havermos as conhecido.
Enfim, cabe a cada um de nós decidirmos e fazermos por onde, enquanto vivos, o suficiente para sermos lembrados com alegrias e saudades ou com desgostos e desejo de esquecimento quando partirmos.
Certo homem leu no jornal a notícia de sua morte. “Morreu o mercador da morte”. Isso porque ele vendia armas, porém, haviam se enganado, quem tinha morrido era o irmão dele.
Sabendo agora que seria lembrado assim, ele decidiu dar prêmios às pessoas que contribuíam para o bem da humanidade. Hoje, ele é lembrado como o criador do prêmio Nobel.
Faça a sua escolha.

Pastor Marcelo
Igreja AD Portas Abertas