Uma jornada criativa por trás de bolsas artesanais de marca própria

Artesã transformou sua paixão em uma marca com estilo único ao longo de nove anos de evolução

A jornada de Glauciani Nunes na criação de bolsas teve início há muitos anos, com a produção de bolsas artesanais feitas de tecido com bordados em pedraria. Em 2016, a decisão de lançar oficialmente sua marca marcou o início de uma nova fase, focada em bolsas com estética mais industrial e acabamento refinado, visando oferecer aos clientes a sensação de adquirir produtos de alta qualidade. “Foi neste momento que passei a confeccionar bolsas com uma estética mais industrial e um acabamento impecável. Meu objetivo era proporcionar às pessoas a sensação de estar adquirindo um produto de uma renomada loja de marca ao olharem para minhas bolsas”, explica Glauciani.
A inspiração para criar uma nova bolsa surge de forma natural, muitas vezes ao observar um detalhe que lhe agrada e imaginando como incorporá-lo em suas criações. Ao definir a ocasião ou contexto específico para o qual a bolsa será utilizada, o processo criativo se desenvolve organicamente.
O maior desafio enfrentado ao lançar a marca própria de bolsas ainda está em curso, pois a artesã ainda não decidiu deixar seu emprego atual para se dedicar exclusivamente à criação das bolsas. No entanto, ela reconhece o potencial de crescimento de sua marca e está determinada a superar essa insegurança pessoal. “Ainda não tomei a decisão de deixar meu emprego atual e me dedicar exclusivamente à criação das bolsas, o que acaba se tornando cansativo e o tempo para a produção também acaba se reduzindo”, conta.
O estilo das bolsas produzidas não se limita a um único padrão, pois cada ocasião demanda um modelo diferente. No entanto, todas as bolsas são feitas à mão, tornando-as exclusivas. Enquanto suas clientes mais fiéis, em sua maioria professoras, preferem bolsas maiores e robustas, as mais vendidas atualmente são as bolsas transversais com correntes, que oferecem versatilidade para serem usadas de várias maneiras.
Na produção das bolsas, a artesã utiliza materiais de alta qualidade, garantindo durabilidade e oferecendo uma ampla variedade de cores e texturas. Enquanto as peças menores, como nécessaires, são feitas com materiais mais leves, a maioria das bolsas é confeccionada com sintéticos de alta qualidade. “O sintético de alta qualidade acaba garantindo durabilidade e oferece uma ampla variedade de cores e texturas na minha produção”, explica a artesã.
Apesar de ainda não possuir uma coleção com um processo definido, todas as bolsas são feitas de maneira simples em sua mente e postas em prática. Glauciani pretende se aprimorar para, no futuro, criar uma coleção mais definida e estruturada. Assim, a artesã planeja juntar recursos financeiros para investir em equipamentos e contratar colaboradores que possam ajudá-la no processo de fabricação das bolsas. Seu plano inclui realizar um curso de design de bolsas para aprender a criar peças mais exclusivas e, assim, expandir para uma produção em escala industrial, realizando seu sonho e envolvendo outras pessoas que possam fazer parte e sonhar juntas.

Instagram: @anicapra

Whatsapp: 19 99236-0816 | Glauciani