Uma pessoa nas mãos de Deus

...nas mãos de Deus há segurança

Lemos nestes 3 (três) capítulos de Gênesis 40, 41, 42 e vamos saber que nas mãos de Deus há segurança.
José passou muitas batalhas até chegar a Governador e salvar tantas vidas e sua família, pois foi fiel e andava com Deus.O padeiro e o copeiro de Faraó foram parar na prisão, onde José estava. Ambos sonharam e, de manhã, José notou que estavam tristes e perguntou o porquê. Disseram que sonharam, e não havia quem interpretasse. José disse que as interpretações são de Deus e contaram os sonhos. O copeiro sonhou com uvas e estava servindo o rei. E José disse que em três dias ele voltaria a servir o Faraó; e pediu que se lembrasse dele para o tirar da prisão, era inocente e foi roubado de sua terra. O padeiro viu três cestos e no último tinha manjares, e as aves do céu comiam. José disse que, em três dias, ele seria morto.

Passados três dias, Faraó, em seu aniversário, fez voltar o copeiro ao seu lugar e o padeiro foi enforcado. Mas, o copeiro não se lembrou de José (Gn 40).Depois de 2 anos, Faraó sonhou. Estava à beira do rio e subiram 7 vacas gordas e pastavam. Depois, subiram 7 vacas magras e comeram as vacas gordas. Ele acordou, dormiu e sonhou. Do mesmo pé, brotaram 7 espigas cheias e 7 espigas miúdas que brotaram e devoraram as cheias. Ele acordou perturbado e chamou os adivinhadores e sábios, mas ninguém decifrou os sonhos.

Então, o copeiro se lembrou de José, e como ele interpretou os sonhos na prisão. Faraó mandou chamá-lo, se barbeou, se arrumou e foi. Faraó contou os sonhos e José disse que Deus lhe daria resposta de paz. José disse que os sonhos eram sobre 7 anos de fartura e 7 anos de muita fome, era urgente. Sugeriu que Faraó colocasse alguém sábio, como Governador, para guardar alimentos nos anos de fartura, para nos anos de fome a terra não perecer de fome. Faraó e seus servos viram que José era o único sábio para Governar. Deu anel, roupas finas, colar de ouro, e foi no seu carro, anunciando que ninguém faria nada sem falar com José. Ele tinha 30 anos e juntou tanto trigo que não se podia contar.

Teve dois filhos, Manassés, pois disse, Deus me fez esquecer a casa de meu pai, e Efraim, pois Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Acabaram os anos de fartura e vieram os anos de fome e todo o Egito e terras clamaram a Faraó que os mandou a José (Gn41). Jacó soube que havia comida no Egito, e enviou seus dez filhos, mas a Benjamim não deixou ir. Chegaram diante de José e se inclinaram. Ele os conheceu, foi áspero e perguntou de onde eram. Eles não reconheceram José. Ele se lembrou de seus sonhos e os acusou de espias. Eles disseram que eram doze filhos de homem reto, e um já não existia. Ele os prendeu e disse que só voltariam se um deles trouxesse o filho menor. Depois de três dias, deixou que ficasse um e os outros fossem levar comida e voltassem com Benjamim. Eles disseram, entre eles, que tudo aquilo era por causa do mal que fizeram a José. Rubem lembrou que foi contra. Não sabiam que José entendia, pois tinham intérpretes.

José se retirou, chorou, voltou e prendeu Simeão. Ordenou que enchessem seus sacos e colocassem o dinheiro deles nos sacos, e lhes dessem comida para o caminho. De volta, viram o dinheiro e ficaram assustados, e disseram ser castigo de Deus. Em Canaã contaram tudo a Jacó, e ele se recusou deixar ir Benjamim, por causa da perda de José (Gn 42).É muito importante que você leia os capítulos mencionados de Gênesis.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana
COSMÓPOLIS-SP