Universidade aparece com elevada pontuação em indicadores como o de produção acadêmica e reputação empresarial e internacionalização da pesquisa
A Unicamp foi considerada a terceira melhor universidade da América Latina pelo QS World University Rankings: Latin America & Caribbean 2025, divulgado na quinta-feira (3). O ranking avaliou 437 instituições de 24 países, incluindo 15 novas universidades. A Unicamp se destacou em produção acadêmica (100) e reputação empresarial (96,6), além de atingir 99,9 em internacionalização de pesquisa. No geral, a instituição obteve 99,2 pontos, superando os 96,2 do ano anterior.
A USP lidera o ranking com 100 pontos, seguida pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (99,7) e pela Unicamp. Outras universidades brasileiras no top 5 incluem a UFRJ (5ª) e a Unesp (8ª).
O reitor Antonio José de Almeida Meirelles destacou o desafio de melhorar ainda mais a posição da Unicamp internacionalmente. O pró-reitor Fernando Sarti ressaltou que, apesar do aumento na pontuação, a universidade manteve a terceira colocação, o que reflete o esforço geral por aperfeiçoamento.
Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação Unicamp