Unicamp promove campanha para incentivar a doação de sangue

Iniciativa “Eles vestiram a camisa” faz parte das ações organizadas no mês da doação de sangue

No mês de junho, está em andamento a campanha Junho Vermelho. Trata-se do mês da doação de sangue, época do ano em que, devido ao frio e a outros fatores, os estoques diminuem de forma significativa.
O Hemocentro da Unicamp está participando da campanha com o tema “Eles vestiram a camisa”. A campanha conta com a parceria de entidades e empresas da região. Alguns pontos da cidade de Campinas estão sendo iluminados com a cor vermelha, justamente para fazer referência ao Junho Vermelho e lembrar as pessoas sobre a importância da doação.
Segundo o médico hematologista, Fabrício Bíscaro, coordenador das unidades externas e da hemorrede regional, o Hemocentro da Unicamp está ajudando na campanha para abastecer os estoques, para que consigam atender às demandas durante as férias de julho, quando ocorre uma queda ainda mais acentuada no número de doações.
“É um procedimento extremamente simples, você comparece em um algum dos nossos postos de coleta, ou no Hemocentro, ou no Hemonúcleo, e você vai poder fazer a sua doação de uma forma muito tranquila e organizada. A pandemia trouxe alguns desafios muito importantes pra gente, o Hemocentro teve de fazer uma série de adaptações para conseguir garantir a segurança do doador… O mais importante é que as pessoas saibam que é um procedimento simples… Estando bem de saúde, não tendo febre nos últimos dez dias, é só comparecer a uma dessas unidades para conseguir fazer a sua doação, e vai salvar até quatro vidas”.

Ato de amor
A cosmopolense Agna Lima, Assistente Social, doa sangue regularmente. Em pequena entrevista, ela falou sobre a importância da doação de sangue e sobre a campanha.
Qual é a importância de se doar sangue?
É um ato de amor ao próximo, de solidariedade e cidadania. O sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos.

Quando foi a primeira vez em que você doou?
Em 2005.

Você doa com qual regularidade?
Pelo menos duas vezes por ano.

Agna Lima,  Assistente Social

Você conhece alguém que já precisou de uma doação?
Sim, amigos, filhos de amigos, parentes, inclusive minha irmã Alexandra passou por uma cirurgia e necessitou de diversas bolsas de sangue.

Você já ouviu falar do Junho Vermelho?
Já sim. Essa campanha é imprescindível e precisa ser amplamente divulgada. Quanto mais for conhecida, melhor para toda a população.

Você se interessaria por esta campanha que está sendo promovida pela Unicamp?
Sim, apoio e incentivo essa campanha.

Deixe um recado às pessoas que possuem certo receio em doar.
Se você está em boas condições de saúde, doe! É um procedimento simples, rápido e seguro que pode ajudar até 4 pessoas. Seja você o super herói de alguém, doe sangue, doe vida! Venha para esse lado da doação você também!

Como doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Os procedimentos são simples:
• Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
• Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
• A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.
• O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
As pessoas não podem doar sangue quando: apresentam sintomas de gripe e resfriado; estão no período gestacional e até 12 meses após o parto; ingeriram bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; fizeram tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses; fizeram extração dentária nas últimas 72 horas; foram expostas a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis. Demais orientações serão dadas pelos profissionais de saúde do Hemocentro.
(Fonte: Brasil 61)

O Hemocentro da Unicamp fica na Rua Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária, Campinas – SP. Para agendar sua doação de sangue, basta acessar o link: https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/ ou contatar o telefone: 0800 722 8432.