Na hora de comprar os óculos, é importante que eles estejam com as lentes de acordo com as especificações dadas pelo especialista. Caso suas lentes não estejam dentro do padrão prescrito pelo médico especializado, isso pode resultar numa piora dos problemas e desencadear ainda mais transtornos.
Qual o maior problema em usar lentes erradas?
“O objetivo principal do uso de lentes é corrigir um dos erros refrativos: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Se a lente não for correspondente ao tipo de problema, a formação da imagem na retina (fundo do olho) será embaçada, causando uma visão ruim. Deixa de ter uma visão de boa qualidade e aproveitamento máximo.
Pode até desencadear problemas indesejáveis, como, por exemplo: uma hipermetropia mal corrigida (grau a mais do que o necessário) pode levar a uma presbiopia (vista cansada, curta) precoce (mais cedo)”, explica Juarez Tavares dos Santos, oftalmologista.
Mas como saber se a lente serve para o meu problema?
“É recomendado que seja feito exame oftalmológico periódico. Nas crianças, pode ser a cada 6 meses porque estão em fase de crescimento e pode alterar mais rápido; já nos adultos, o exame é recomendado a cada ano para, com isto, detectar possíveis mudanças e poder corrigir adequadamente”, pontua o especialista.
Como saber qual o meu problema?
O oftalmologista afirma que “fazendo exame com profissional especializado, credenciado, habilitado, que, utilizando aparelhos adequados, poderá fazer um bom diagnóstico e indicar a melhor correção (lente) para o seu caso”.
É importante sempre ser sincero durante as consultas, deixando claro qualquer tipo de desconforto na visão, assim facilitando o diagnóstico e tendo um melhor resultado na hora do tratamento. Também é preciso seguir de forma correta as visitas ao médico.
“É importante lembrar que a ergonomia dos óculos também precisa ser levada em consideração para o maior conforto de quem usa, assim facilitando a adaptação; levar em conta o formato que agrade, o conforto na hora do encaixe no nariz e orelhas são de extrema importância na hora de escolher os óculos”, finaliza o especialista.