Usar óculos com o grau errado pode fazer mal à sua visão

Outros hábitos que são prejudiciais são ler em lugares escuros, utilizar óculos de qualidade duvidosa, usar colírio sem prescrição e outros

Dr. Flavio Sartori Junior Medclin: R. Expedicionários, 1028 – Jardim Bela Vista, Cosmópolis Telefone (19) 3812 9210 Clinical Cambuí R. Dr. Antônio da Costa Carvalho, 287 – Cambuí, Campinas Telefone (19) 3294 5115

Muitas pessoas que começaram a usar óculos recentemente ou que precisam mudar a lente devido ao aumento do grau sabem quão problemático é usar um par de óculos com uma graduação que não seja a indicada pelo seu oftalmologista.
Mais do que um simples incômodo, utilizar os óculos errados pode fazer mal à saúde dos olhos, trazendo desconfortos e podendo até mesmo prejudicar a visão.
Por que usar óculos com o grau errado pode fazer mal à sua visão?
As lentes dos óculos de grau são produzidas exclusivamente para atender à necessidade de cada paciente, de acordo com a receita médica que foi passada pelo oftalmologista. Independentemente do problema – miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outros – nenhuma pessoa tem um grau idêntico à outra.
Isso acontece porque cada lente é prescrita seguindo medidas muito específicas dos olhos de cada paciente, como a distância pupilar e a distância focal em cada olho – que, aliás, nem sempre são iguais em ambos.
Com isso, utilizar óculos com o grau errado – como aquele par antigo, de um amigo ou, pior ainda, comprados em farmácias e comércios informais – pode, na verdade, piorar a visão do paciente a longo prazo, uma vez que essas lentes não conseguirão resolver ou aliviar os problemas oculares que o acometem. Desse modo, é inevitável que surjam desconfortos, como dores de cabeça frequentes, tonturas, enjoo e fadiga visual.
Por fim, é preciso ter em mente também que é comum que o grau mude com o passar dos anos, sendo necessária a confecção de novas lentes. Por isso, é fundamental realizar exames de rotina com o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano e, uma vez com a receita em mãos, só utilizar óculos cujas lentes foram produzidas em óticas especializadas.
Outros hábitos que podem fazer mal à sua visão
Não é só usar óculos com o grau errado que faz mal à saúde dos olhos. Infelizmente, há uma série de hábitos comuns que prejudicam a visão e aumentam as chances de doenças e outras intercorrências.
Pensando nisso, confira agora 10 hábitos que podem fazer mal à sua visão:
1° Utilizar óculos de qualidade duvidosa.
2° Não corrigir o grau periodicamente.
3° Ler em lugares escuros.
4° Ler em movimento.
5° Não retirar as lentes para tomar banho e dormir.
6° Usar colírios sem prescrição.
7° Mexer nos olhos com as mãos sujas.
8° Passar muito tempo atrás de telas.
9° Não usar óculos escuros.
10° Negligenciar sintomas.
Por isso, ressaltamos mais uma vez: consulte-se regularmente com um médico oftalmologista. A prevenção é a melhor saída para evitar doenças e outros problemas e tratá-los da forma mais adequada.